Proposta de Pizarro Miranda ‘recupera’ Escola José Gomes Ferreira
A antiga Escola Secundária de Benfica. hoje Escola Secundária José Gomes Ferreira, vai ser alvo de reabilitação e ganhar um novo edifício. O projecto vencedor do concurso apresenta uma continuidade do projecto original, ainda que adaptado às novas exigências construtivas e de desempenho energético
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Com projecto original do arquitecto Raúl Hestnes Ferreira e Prémio Valmor em 1982, a antiga Escola Secundária de Benfica (hoje Escola Secundária José Gomes Ferreira), marca a paisagem pela sua relação entre volumes e formas geométricas. Com o peso dos anos já visível e algumas debilidades quanto às novas exigências construtivas, o espaço vai agora ser reabilitado.
Das sete propostas apresentadas no âmbito do concurso público para o projecto de requalificação da Escola Secundária José Gomes Ferreira, promovido pela Lisboa Ocidental, SRU, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos, a proposta da autoria de Bernardo Pizarro Miranda, da BPM Arquitectura e Construção foi a vencedora.
Estruturada em cinco corpos alongados de diferentes comprimentos, à semelhança dos cinco dedos de uma mão, separados por escadarias e terminando cada um deles num volume cilíndrico rematados por terraços, a Escola aproveita os espaços exteriores de modo a favorecer uma relação harmoniosa e cuidada em conjunto com a ampla área ajardinada que o envolve.
Na definição dos sistemas construtivos, designadamente do Bloco F, a construir, a proposta procura encontrar uma solução que, sem comprometer a pegada ambiental no que se refere à incorporação de materiais reciclados, vai ao encontro do respeito e valorização do conjunto
“Conhecimento técnico” e “cuidado na intervenção”
Segundo o júri, a proposta revela um grande “conhecimento técnico e científico” e “cuidado” nas questões a observar na “intervenção e adaptação” do projecto de execução da escola, “encontrando-se bem fundamentada quer ao nível das soluções técnicas que propõe, quer ao nível dos princípios que regem essas soluções, sempre com o objectivo da valorização arquitectónica do conjunto”.
Assim, a proposta estabelece à partida os princípios que sustentam o projecto a desenvolver do ponto de vista técnico, apresentando, de seguida, as soluções a adoptar no que se refere a aspetos estruturais, de arquitectura paisagista e de desempenho energético.
Na definição dos sistemas construtivos, designadamente do Bloco F, a construir, a proposta procura encontrar uma solução que, sem comprometer a pegada ambiental no que se refere à incorporação de materiais reciclados, vai ao encontro do respeito e valorização do conjunto.
Na ponderação deste factor foi também valorizada a definição de uma equipa de projecto composta, em parte, pelos mesmos projectistas que desenvolveram os projectos de várias especialidades em 2010, revelando quer a capacidade e o elevado cuidado técnico na definição da equipa, quer um profundo conhecimento da equipa sobre o objecto de intervenção.
Com projecto inicial de 1976, a escola teve nova intervenção em 2010 para diferentes especialidades e, neste sentido, a actual proposta evidencia um “estudo aprofundado” sobre as necessidades de intervenção, identificando a maioria das fragilidades do conjunto edificado, nomeadamente no que diz respeito às condições de combate a incêndios, à mobilidade entre blocos, e à acessibilidade no interior e exterior dos espaços edificados.
Em primeiro lugar, a proposta de intervenção enumera as premissas na abordagem ao edificado e aos espaços exteriores. Seguidamente, e de forma mais detalhada, a proposta procura definir os aspectos que se referem à adaptação dos projectos elaborados em 2010 face às exigências regulamentares actuais, no âmbito da segurança contra incêndios, acessibilidade, vulnerabilidade sísmica, conforto térmico, condicionamento acústico, e demais regulamentação em vigor.
Por último, é feita uma leitura da proposta de projecto, por blocos, referindo para cada edifício do complexo escolar os aspectos e objectivos determinantes que deverão ser desenvolvidos em fase de projecto em resposta ao Programa Preliminar.