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    Metas de descarbonização da Cimpor validadas pela SBTi

    A SBTi confirmou que as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da Cimpor cumprem os critérios rigorosos definidos no SBTi Corporate Net-Zero Standard, tendo, ainda, classificado o objectivo como estando alinhado com uma trajectória de 1,5°C, o limite mais ambicioso estipulado pelo Acordo de Paris

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    A SBTi confirmou que as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da Cimpor cumprem os critérios rigorosos definidos no SBTi Corporate Net-Zero Standard, tendo, ainda, classificado o objectivo como estando alinhado com uma trajectória de 1,5°C, o limite mais ambicioso estipulado pelo Acordo de Paris

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    A Science-Based Targets initiative (SBTi) aprovou as metas de descarbonização de curto-prazo e emissões líquidas zero da Cimpor. Esta validação representa um marco “significativo” no compromisso da empresa com a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas.

    A SBTi confirmou que as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da Cimpor cumprem os critérios rigorosos definidos no SBTi Corporate Net-Zero Standard, tendo, ainda, classificado a ambição da meta da empresa para os âmbitos 1 e 2 como estando alinhada com uma trajectória de 1,5°C, o limite mais ambicioso estipulado pelo Acordo de Paris.

    Como meta global, a Cimpor compromete-se a alcançar emissões líquidas zero de GEE ao longo de toda a cadeia de valor até 2050. Neste sentido, a curto-prazo o objectivo passa por reduzir as emissões brutas de âmbito 1 em 19,5% por tonelada de produto cimentício até 2030, tendo como ano base 2022, em que o limite associado à meta inclui emissões e remoções relacionadas com o uso da terra e biomassa. No âmbito 2, a redução esperada é de 55,7% por tonelada de produto cimentício no mesmo período. Já as emissões de GEE de âmbito 3 provenientes de bens e serviços adquiridos deverão reduzir em 29,4% por tonelada de clínquer e cimento adquiridos no mesmo período.

    A longo-prazo, e até 2050, pretende-se que as emissões brutas dos âmbitos 1 e 2 reduzam em 95,2% por tonelada de produto cimentício até 2050, tendo também como ano base o ano de 2022. No que diz respeito às emissões absolutas de GEE do âmbito 3 o objectivo aponta para uma diminuição de 95% no mesmo período.

    A SBTi é uma iniciativa reconhecida internacionalmente, fruto da colaboração entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World-Wide Fund for Nature (WWF). Criada em 2015, a SBTi tem como objectivo ajudar empresas a estabelecerem metas de redução de emissões alinhadas com a ciência climática e com os objectivos do Acordo de Paris. Actualmente, cerca de cinco mil empresas e instituições financeiras de todo o mundo integram esta iniciativa, o que demonstra a sua confiança na ciência climática.

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    Imagem cedida pela CML

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    Câmara de Lisboa recupera edifício pombalino em investimento de 4,9 M€

    O nº 36 da Rua do Poço dos Negros, será alvo de uma reconversão e reabilitação, preservando o património histórico com soluções contemporâneas, incluindo reforço sísmico e optimização dos espaços interiores. A obra, financiada, em parte, pelo Plano de Recuperação e Resiliência, deverá estar concluída em 2026

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    A reconversão e reabilitação do edifício pombalino, em Lisboa, para uma nova creche combina a preservação do património histórico com soluções contemporâneas, incluindo reforço sísmico e optimização dos espaços interiores.

    O edifício, situado no nº 36 da Rua do Poço dos Negros, apresenta uma composição notável, com uma variação em relação ao modelo tradicional deste estilo. Destaca-se a escada de acesso principal como um elemento de grande relevância patrimonial e estética.

    A obra, com um investimento de 4,9 milhões de euros, financiado, em parte, pelo Plano de Recuperação e Resiliência, deverá estar concluída em 2026. O lançamento da primeira pedra da Creche da Rua Fresca aconteceu esta quinta-feira, dia 16 de Janeiro.

    No total, a Creche da Rua Fresca terá uma área bruta de construção de 1 423,5 metros quadrados (m2), com salas de actividades, zona de refeições, uma lavandaria e diversos espaços de recreio interiores e exteriores.

    No âmbito da estratégia municipal para reforçar a rede de creches e escolas na cidade, estão actualmente oito creches em construção, “correspondendo a mais 630 vagas, 84 das quais vão estar aqui”, afirmou Carlos Moedas, presidente da CML. O autarca destacou ainda o trabalho realizado nos últimos três anos, que resultou na construção “de seis creches e mais de 290 vagas”.

    Durante a cerimónia, foi colocada uma caixa do tempo no local, contendo um jornal do dia, plantas do edifício e o termo de presença. Este gesto simbólico assinala o compromisso da cidade com a memória colectiva e a valorização do património.

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    Vanguard Properties lança novo posicionamento focado no detalhe e a dimensão emocional da marca.

    Sob o mote “a Vanguard está nos detalhes”, a promotora coloca a narrativa da marca no centro da estratégia, para dar maior ênfase ao cuidado que os projectos merecem e o impacto que estes têm na vida das pessoas

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    Sob o mote “a Vanguard está nos detalhes”, a promotora Vanguard Properties apresentou esta quinta-feira, dia 16, um novo posicionamento da sua marca, marcando uma mudança na forma como comunica com os seus stakeholders. A campanha, desenvolvida pela DJ, destaca a atenção ao detalhe e a dimensão emocional que definem a marca.

    Desra forma, a empresa coloca a narrativa da marca no centro da estratégia, deixando em segundo plano as características técnicas dos projectos imobiliários para dar maior ênfase ao cuidado que estes merecem e ao impacto que estes têm na vida das pessoas.

    Duarte Zoio, chief communications officer da Vanguard Properties, sublinha a importância deste reposicionamento: “Na Vanguard, nunca quisemos apenas desenvolver imóveis e grandes projectos. Queremos construir histórias, memórias e experiências. Este novo posicionamento reflecte o que sempre esteve no nosso ADN: atenção obsessiva aos detalhes, não apenas nos projectos, mas também na forma como comunicamos”.

    A DJ, agência responsável pela criatividade, apostou numa abordagem minimalista, mas emocionalmente impactante, alinhada com os valores de elegância e singularidade da Vanguard. “A obsessão com o detalhe é isso mesmo: abordar cada pormenor (mesmo aqueles que parecem insignificantes) com o nível máximo de atenção, cuidado e rigor”, referiu Diogo Anahory, director criativo da agência.

    Um dos pilares fundamentais da Vanguard Properties assenta na atenção ao detalhe, especialmente visível nas áreas comuns, equiparáveis a hotéis de luxo, assim como a integração de peças de artistas de referência que conferem a estes espaços uma dimensão cultural e estética. Neste momento, a promotora conta no seu portfolio com 22 projectos, urbanos e turísticos, em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta, num investimento total superior a 1.5 mil milhões de euros.

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    Martin Erlandsson integra Grupo BIMobject

    O especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), com vasta experiência em declarações ambientais de produtos (EPD) e soluções de ACV para edificações integrará a partir de Março o grupo

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    O Grupo BIMobject anuncia que Martin Erlandsson, professor adjunto no KTH, integrará a empresa a partir de Março de 2025. Martin é um especialista internacionalmente reconhecido em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), com vasta experiência em declarações ambientais de produtos (EPD) e soluções de ACV para edificações. Além disso, Martin trabalha na digitalização de produtos de construção no contexto do Passaporte Digital de Produtos (DPP). Ele junta-se à empresa vindo do Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental IVL, onde ocupava o cargo de director de Desenvolvimento de Negócios.

    “Ter especialistas como Martin Erlandsson na nossa equipe é um passo importante na missão de nos tornarmos o principal fornecedor mundial de informações sobre produtos de construção, preferido por arquitectos, engenheiros, empreiteiros e proprietários de imóveis”, afirma Martin Lindh, CEO do Grupo BIMobject. “À medida que continuamos a crescer e inovar na digitalização de informações sobre produtos, a experiência de Martin Erlandsson será uma adição importante nos nossos esforços de desenvolvimento de produtos e mercados, tanto para o bim.com quanto para o EandoX”

    “Estou animado por me juntar ao Grupo BIMobject em um momento tão empolgante de sua trajectória”, afirma Martin Erlandsson. “Partilho o compromisso  assumido da empresa em construir de forma mais rápida, inteligente e sustentável e estou ansioso para contribuir para seu sucesso contínuo”.

    O BIMobject conecta e digitaliza a indústria da construção, para que possa construir de forma mais inteligente, rápida e sustentável. O bimobject.com é o mercado global para produtos de construção, ajuda milhões de arquitectos e engenheiros todos os anos a encontrar os produtos e informações certos para seus projectos.

     

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    Frederico Abecassis, CEO da Coldwell Banker Portugal

    Imobiliário

    Coldwell Banker Portugal regista forte crescimento em 2024

    Marca fecha o ano com um desempenho de “excelência” em todas as frentes: facturação, transacções, número de agências e de profissionais, abrangência territorial, paridade de género, entre outras

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    A Coldwell Banker regista “desempenho notável em 2024”. Os resultados do Relatório de Actividade reflectem um ano de forte crescimento e consolidam a empresa como uma referência no mercado.

    Em 2024, a Coldwell Banker Portugal registou um aumento de 26% na facturação e um crescimento de 35% no número de transacções. O volume de vendas atingiu 120 milhões de euros, um crescimento de 33% face a 2023. O valor médio de venda nacional por negócio, no caso dos apartamentos, subiu 28%, situando-se nos 392.682 €, face aos 304.719 € registados em 2023.

    A marca continuou a cimentar a sua presença no segmento de luxo, registando um valor médio de venda, sob a marca Coldwell Banker Global Luxury Portugal, de 1.695.385 €, superando os 1.542.237 € do ano anterior.
    A transacção residencial de valor mais elevado correspondeu à venda de um apartamento em Cascais por
    4.850.000 €, para a qual a Coldwell Banker desempenhou um papel fundamental no acompanhamento tanto do comprador como do proprietário.

    A Coldwell Banker Portugal expandiu, também, a sua presença territorial, registando transacções em 56 concelhos (+22% face a 2023) e 147 freguesias (+23% face a 2023). Este crescimento reflecte uma tendência de deslocação das famílias portuguesas para fora dos grandes centros urbanos.
    Diminuição do tempo de absorção e aumento das transacções de terrenos
    O tempo médio de absorção do mercado desceu significativamente, passando de 174 para 134 dias. Além disso, registou-se um crescimento de 35% nas transacções de terrenos, revelando uma maior dinâmica no mercado imobiliário.

    No que diz respeito ao crescimento da equipa a Coldwell Banker Portugal aumentou a sua rede em 30%, contando agora com 12 agências em Portugal. O número de consultores activos subiu para 250 profissionais, com um perfil médio de 41 anos, sendo 51% mulheres e 49% homens.

    Destaca-se que, no top 5 de profissionais com maior facturação na empresa, quatro são mulheres – um reflexo do compromisso da Coldwell Banker com a diversidade e a excelência profissional. “Na Coldwell Banker, acreditamos no talento, na determinação e na excelência profissional. Ver quatro mulheres a ocupar o top 5 de facturação é uma prova do seu compromisso e do impacto que têm no sector imobiliário. Este feito inspira não apenas a nossa empresa, mas toda a indústria. Parabéns por esta conquista extraordinária!”, refere Frederico Abecassis, CEO da Coldwell Banker Portugal.

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    Dstgroup distinguido pelo terceiro ano como “Top Employer 2025”

    O grupo de Braga conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de “Top Employer 2025”, atribuído pelo TOP Employers Institute, entidade internacional que avalia e audita as melhores práticas de RH nas organizações de todo o mundo, tendo por base a HR Best practices survey

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    O programa de certificação do Instituto holandês é desenvolvido a partir de uma metodologia global, que contempla seis dimensões de RH, divididas em 20 subtópicos. O Top Employers Institute avaliou o Dstgroup em categorias como Estratégia de Pessoas, Ambiente de Trabalho, Aquisição de Talentos, Aprendizagem, Bem-estar e Diversidade e Inclusão, entre outros.

    “Ser certificado como Top Employer é uma prova da nossa dedicação e comprometimento em implementar excelentes políticas de RH e práticas de gestão de pessoas com o intuito de melhorar o mundo do trabalho”, afirma José Machado, director de Recursos Humanos do Dstgroup.

    O programa certificou e deu visibilidade a mais de 2.300 empresas de 121 países dos cinco continentes. Em Portugal, apenas 40 empresas cumprem os requisitos mínimos, sendo o Dstgroup o único na sua área de negócio que conta com esta certificação.

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    Sanjotec e Cleanwatts criam CER

    As duas entidades portuguesas juntam-se para criar a primeira Comunidade de Energia Renovável com estas características específicas num parque de ciência e tecnologia em Portugal, o que vai gerar poupanças superiores a 700 mil euros, evitar mais de 80 toneladas de emissões de CO2 por ano e beneficiar mais de 40 famílias e negócios em São João da Madeira

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    A SANJOTEC vai criar e acolher uma Comunidade de Energia Renovável (CER) pioneira num parque de ciência e tecnologia em Portugal, com o apoio da Cleanwatts, empresa climate tech portuguesa.

    As entidades começam o ano a assinar contrato para um projecto inovador, consequente de um concurso público promovido pela SANJOTEC. A Cleanwatts vai implementar a CER, com uma potência instalada de 260 kWp, nas instalações da SANJOTEC, incubadora e Parque de Ciência e Tecnologia localizado em São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

    A criação desta nova CER surge para produzir poupanças significativas e promover a sustentabilidade e eficiência energética local. A Cleanwatts estima que a SANJOTEC consiga uma poupança superior a 700 mil euros durante a vida útil da instalação. Além disso, estima-se que em 20 anos todos os membros desta comunidade, que poderão ser mais de 40 famílias e negócios locais, possam acumular uma poupança estimada em cerca de 20 mil euros. Do ponto de vista ambiental, será possível evitar mais de 80 toneladas de emissões equivalentes de CO2 por ano.

    Maria João Benquerença, directora de Comunidades de Energia Renovável da Cleanwatts, sublinha que “este contrato com a SANJOTEC prova que as Comunidades de Energia Renovável podem ser implementadas em diversos contextos, estimulando a inovação e a sustentabilidade, pelo que estamos entusiasmados por estabelecer uma comunidade pioneira num parque tecnológico em Portugal, promovendo um impacto ambiental positivo em São João da Madeira e em consonância com os desafios da transição energética.”

    Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira e da SANJOTEC, reforça que esta Comunidade de Energia Renovável “posiciona São João da Madeira na vanguarda da transição energética e demonstra como o sector público e privado podem trabalhar juntos para beneficiar tanto o ambiente como a nossa região. Além disso, é um exemplo de como no nosso Parque temos em consideração o compromisso tecnológico aliado à sustentabilidade e aos desafios do futuro. “

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    Assinatura do Protocolo

    Arquitectura

    OA e FAUL celebram protocolo de cooperação para “Nova Geração de Habitação”

    No âmbito do projecto formativo Aliança “Nova Geração de Habitação”, estão previstas condições especiais para os membros da OA. A oferta formativa para 2025 já está decidida e a primeira edição tem início a 1 de Abril com término a 27 de Maio, com o tema ‘Inovação em Habitação’

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    A Ordem dos Arquitectos (OA) celebrou um Protocolo de Cooperação com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL), no âmbito do projecto formativo Aliança “Nova Geração de Habitação”, que prevê condições especiais para os membros da OA.

    A inscrição nos cursos é efectuada directamente pelo membro da OA junto da FAUL/CIAUD, devendo este indicar o respectivo número, ficando a gestão e organização das inscrições nos cursos de formação a cargo da FAUL/CIAUD.

    A oferta formativa para 2025 já está decidida e a primeira edição tem início a 1 de Abril com término a 27 de Maio, com o tema ‘Inovação em Habitação’, de 21 de Abril a 26 de Junho está prevista a formação sobre ‘Instrumentos de Politica de Habitação’ e a seguinte será de 23 de Abril a 16 de Julho, sobre ‘Cartas Municipais de Habitação’.

    Depois, entre Setembro e Dezembro, ainda sem data definida, está previsto formação sobre ‘Reabilitação Habitacional’.

    No âmbito das pós-graduações abrangidas pelo Protocolo, serão atribuídos prémios de mérito académico aos três estudantes que tenham obtido uma das três melhores classificações da edição do curso em causa, desde que esta seja superior a 16 valores.

    O Prémio de Mérito Académico FA.ULisboa “Impulso Adultos” é de natureza pecuniária, consistindo na atribuição de uma verba de valor igual a duas vezes o montante dos custos totais  fixados para a frequência do curso a que respeita no ano lectivo de atribuição do prémio.

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    Manuel Magalhães, head of Development & Living da Cushman & Wakefield

    Imobiliário

    Manuel Magalhães assume Development & Living da Cushman & Wakefield

    O novo responsável tem como prioridade o apoio a promotores e investidores na compra e venda de terrenos para construção e de edifícios para reabilitação, bem como de imóveis para habitação, residências de estudantes ou residências seniores

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    A Cushman & Wakefield (C&W), anunciou a contratação de Manuel Magalhães, que se junta à empresa como head of Development & Living, uma área identificada como estratégica em 2025.

    Com cerca de 15 anos de experiência no sector da construção e imobiliário, o novo responsável tem como prioridade o apoio a promotores e investidores na compra e venda de terrenos para construção e de edifícios para reabilitação, bem como de imóveis para uso residencial no seu sentido mais universal, ou seja, para habitação, residências de estudantes ou residências seniores.

    Entre 2018 e 2022, Manuel Magalhães já tinha colaborado com a C&W enquanto consultor sénior na área de Development & Living. No seu currículo conta-se, ainda, o desempenho de diversas funções em empresas como Teixeira Duarte, Avenue, Burger King e Vizta.

    Licenciado e mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra, tem ainda uma pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária (Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG), acreditada pela RICS.

    “É com grande entusiasmo que encaro este regresso à C&W para liderar a área de Development & Living e apoiar os nossos clientes a tomar as melhores decisões de investimento, aplicando o vasto know-how da C&W. O mercado de promoção imobiliária está muito activo e 2025 afigura-se como um ano de muitas oportunidades”, afirma Manuel Magalhães.

    “Com o mercado neste segmento a crescer, queremos dar a melhor resposta às diferentes necessidades dos nossos clientes. Deste modo, a entrada do Manuel Magalhães reforça o posicionamento da C&W e o foco que temos para a área de Development & Living. O ano de 2025 continuará a ser marcado por um reduzido investimento público, acentuando a necessidade de uma maior oferta privada à qual devemos estar atentos. Os segmentos de residências de estudantes e de estruturas residenciais para idosos, têm ganhado relevância em anos recentes e constituem apostas incontornáveis para o crescimento do mercado imobiliário residencial alternativo”, destaca David Lopes, Partner e Head of Capital Markets da Cushman & Wakefield.

    A área de Development & Living está integrada no departamento de Investimento/Capital Markets da Cushman & Wakefield Portugal, fazendo parte das principais áreas de especialização da consultora.

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    Nova flagship store da Azulaico alia arte e arquitectura

    Localizado no Porto, o espaço apresenta um conceito inovador, oferecendo aos visitantes uma fusão harmoniosa entre design, arte e cultura, com obras exclusivas criadas para a loja

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    A Azulaico, empresa especialista em soluções premium para arquitectura e design de interiores, abriu recentemente a sua flagship store na cidade do Porto. O espaço apresenta um conceito inovador, oferecendo aos visitantes uma fusão harmoniosa entre design, arte e cultura, com obras exclusivas criadas para a loja.

    Mais do que apenas uma loja concebida para a exposição de artigos de banho e cerâmicas de revestimento de um universo de marcas de alta gama, nacionais e internacionais, a nova Azulaico (o quinto espaço da marca em Portugal) é um laboratório criativo especialmente desenhado para arquitectos e designers.

    Desenhado pelos arquitectos Fernando Coelho e Miguel Diogo, o espaço é uma montra de obras-primas exclusivas criadas por designers internacionalmente famosos. “Imaginámos este espaço como um destino onde os nossos clientes podem explorar e descobrir peças que não apenas elevam os seus projectos, mas também contam histórias apaixonantes e originais sobre inovação, modernidade e design”, afirma Óscar Magalhães, director geral da Azulaico.

    Entre as peças em exposição destaca-se a “Vita”, da Gessi, uma torneira sustentável que permite reduzir o uso de plástico, água e energia, fornecendo água lisa e gaseificada, com vários níveis de personalização. Também única em exposição no país, a banheira “Cava”, com design do Studio Monica Graffeo, é uma peça intemporal e exclusiva, que surge da combinação do conceito de ânfora, um objecto de memória projectado para conter água, com um material antigo e precioso como o mármore. Ou ainda as colunas de chuveiro “Axor”, desenvolvidas em colaboração com Philippe Starck, que apresentam os requisitos de um produto estético, durável, minimalista no design, mas preciso na operação, e celebram o luxo da água e o prazer de tomar banho ao ar livre.

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    Créditos imagem: Walter Fernandes

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    Cine-Estúdio Namibe integra World Monuments Watch 2025

    O Cine-Estúdio Namibe foi seleccionado para integrar a lista de 25 sítios históricos de relevância global do World Monuments Watch 2025, entre centenas de candidaturas. Durante os próximos dois anos uma equipa da FAUP e da Iperforma Angola vai liderar um trabalho de investigação visando a a sua conservação e manutenção a longo prazo

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    O projeto de investigação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em parceria com a empresa de engenharia e arquitectura Iperforma Angola, para a salvaguarda e conservação do Cine-Estúdio Namibe, em Angola, foi seleccionado para integrar o World Monuments Watch 2025.

    A escolha do Cine-Estúdio Namibe para integrar a lista de 25 sítios históricos de relevância global do World Monuments Watch 2025, entre centenas de candidaturas, reflecte a sua importância para Angola como um marco significativo do seu património cultural.

    Com esta selecção e durante os próximos dois anos, o projecto vai beneficiar de um conjunto de apoios e recursos para o trabalho de investigação em torno do Cine-Estúdio Namibe, procurando estabelecer uma estreita relação com o Governo da República de Angola.

    A investigação será realizada com o envolvimento e a auscultação das comunidades e parceiros locais, determinantes para o sucesso da iniciativa, e por uma equipa multidisciplinar composta por especialistas nacionais e internacionais, com vasta experiência na área da arquitectura e da conservação do património.

    O projecto enquadra-se no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP e constitui uma das linhas de actuação da Cátedra UNESCO “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”, atribuída à Universidade do Porto através da FAUP.

    A equipa que elaborou a candidatura é composta por Teresa Cunha Ferreira (FAUP/CEAU, Cátedra UNESCO), Luis Urbano (FAUP/CEAU), Pedro Murilo Freitas (FAUP/CEAU, Cátedra da UNESCO), Ana Tostões (Técnico Lisboa, FAUP/CEAU) e Rui Fernandes Póvoas (FAUP/CEAU, Cátedra UNESCO), contando também com os consultores Paulo B. Lourenço (UMinho/DEC) e Maria Manuel de Oliveira (UMinho/EAAD). A candidatura foi elaborada em parceria com a Iperforma Angola (Daniel Quintã, Margarida Quintã e Afonso Quintã) e contou com Susana Matos (Universidade Lusíada de Angola,) a actuar como gestora do projecto no terreno. Durante os próximos dois anos serão estabelecidas parcerias e colaborações com outras entidades e representantes locais.

    Segundo a coordenadora do projecto, Teresa Cunha Ferreira, “esta investigação tem o objectivo de, através de recursos dedicados e de equipas pluridisciplinares, potenciar a utilização e divulgação de um edifício emblemático para as comunidades locais, a par com a sua conservação e manutenção a longo prazo. Simultaneamente, permitirá a sensibilização internacional para a salvaguarda do património moderno angolano, nalguns casos em risco, e sua transmissão às gerações futuras”.

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