IP participa na Conferência ‘Urban Risks and Societal Resilience’
Esta parceria estratégica é destinada à organização conjunta das conferências internacionais ‘LNEC Lisbon Conferences’ e que conta com a participação de Alberto Aroso, da Direcção de Estratégia, Planeamento e Controlo da IP, na Sessão nº2 cujo título é ‘Urban risk management’
CONSTRUIR
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
Nos dias 14 e 15 de outubro de 2024 realiza-se a 2ª edição das ‘LNEC Lisbon Conferences’, subordinada ao tema ‘Urban Risks and Societal Resilience’. As conferências internacionais, que se realizam no Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), incidem sobre temas emergentes e relevantes para o progresso da engenharia civil e de todas as áreas transversais.
De entre os vários protocolos de Cooperação Técnica e Científica entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o LNEC, esta parceria estratégica é destinada à organização conjunta das conferências internacionais ‘LNEC Lisbon Conferences’ e que conta com a participação de Alberto Aroso, da Direcção de Estratégia, Planeamento e Controlo da IP, na Sessão nº2 cujo título é ‘Urban risk management’.
As sociedades urbanas estão a crescer em complexidade, levando a um aumento das interdependências entre vários sectores e sistemas. As zonas urbanas densamente povoadas, com infraestruturas e actividades económicas concentradas, correm um maior risco de sofrer impactos adversos decorrentes de riscos naturais, como os riscos geográficos.
Os riscos geológicos graves podem desencadear efeitos em cascata entre regiões e sectores e no interior de cada região, amplificando vulnerabilidades críticas. Transcendem as fronteiras geográficas enquanto paralisam a infraestrutura em rede que sustenta as regiões urbanas, revelando o risco sistémico representado por tais eventos.
Neste sentido, a IP desenvolve actividades de elaboração e promoção de estudos e projectos de infraestruturas ferroviárias e rodoviárias para a sua implementação, actualização, manutenção e exploração, algumas delas em parcerias com a Academia, envolvendo designadamente centros de investigação e promovendo com eles conferências sobre temáticas relevantes para a sua actividade.