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    Sanitop adquire Casa das Lâmpadas e Luzdomus

    Esta estratégia da Sanitop, no sentido de crescer no sector do material elétrico teve início em 2023, com a aquisição das empresas Pinheiro e Santos, Bifase e Quadrinorte

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    Esta estratégia da Sanitop, no sentido de crescer no sector do material elétrico teve início em 2023, com a aquisição das empresas Pinheiro e Santos, Bifase e Quadrinorte

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    A Sanitop adquiriu mais duas empresas de material elétrico: A Casa das Lâmpadas e a Luzdomus. Este é mais um passo que surge no âmbito da estratégia de crescimento da Sanitop no sector do material elétrico e que permitirá ampliar a oferta de produtos e serviços aos instaladores profissionais, os seus principais clientes.

    Manuel Oliveira, administrador cessante da Casa das Lâmpadas e da Luzdomus, mostra-se grato com todo o percurso das duas empresas e confiante com esta integração: “Acreditamos que a Sanitop é a escolha certa para consolidar o posicionamento da Casa das Lâmpadas e da Luzdomus como referência no setor de material elétrico e iluminação em Portugal”.

    A Sanitop, fundada em 1993, é encarada como referência na distribuição de sistemas sanitários, climatização e material elétrico. Com presença em todo o território nacional (Continente e Ilha da Madeira), através da sua rede de 25 pontos de venda, entre centros de atendimento a profissionais e showrooms, além de uma vasta equipa de comerciais. Atualmente trabalha também com outros mercados, como Cabo Verde, tendo presença física, com loja e rede de comerciais, em Moçambique.

    Esta estratégia da Sanitop, no sentido de crescer no sector do material elétrico teve início em 2023, com a aquisição das empresas Pinheiro e Santos, Bifase e Quadrinorte. Uma série de parcerias, às quais se juntam agora a Casa das Lâmpadas e a Luzdomus, que têm o objetivo comum de ampliar a oferta de produtos e serviços aos instaladores profissionais, focada em soluções inovadoras, sustentáveis e eficientes, para o setor residencial e industrial.

    Johan Stevens, diretor Geral da Sanitop, revela que “este acordo constitui um marco muito importante para a Sanitop, nomeadamente pelos benefícios e sinergias criadas entre as empresas”, acrescentado ainda que, relativamente a esta aquisição, “Acreditamos no sucesso desta operação e no impacto positivo para colaboradores e parceiros de negócio.Temos orgulho em anunciar que a Casa das Lâmpadas passou a integrar o Grupo Sanitop. Com esta nova abordagem estratégica fortalecemos a nossa presença no mercado do material elétrico e iluminação em Portugal”.

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    Convenção Nacional da iad Portugal regressa em Setembro a Lisboa

    O Convento do Beato, em Lisboa, é o palco escolhido para a Convenção Nacional 2024 da Iad Portugal, que ocorre no próximo dia 27 de Setembro e tem como tema “A Night full of Stars”

    O Convento do Beato, em Lisboa, é o palco escolhido para a Convenção Nacional 2024 da Iad Portugal, que ocorre no próximo dia 27 de Setembro e tem como tema “A Night full of Stars”. O evento, centrado no reconhecimento dos profissionais que operam em Portugal, vai contar com as principais figuras da empresa a nível mundial, entre as quais Malik Benrejdal e Clément Delpirou, fundador e presidente do Iad Group, respectivamente.

    Neste evento serão igualmente celebrados os resultados do último ano, daquela que é a maior rede europeia de consultores imobiliários independentes, apresentados novos projectos e partilhados objectivos para o futuro.

    A Convenção Nacional da iad Portugal contará com cerca de 400 participantes (membros exclusivos da rede iad) e serão entregues os prémios iad Awards nas categorias “Top Mandates” (angariações), “Top Exclusive Mandates” (angariações em exclusivo), “Top Sales” (vendas), “Top Sales Revenues” (produção pessoal), “Top MLM Revenues” (produção de equipa) e “Top Sponsorship” (recrutamento equipa), entre outros. Pela primeira vez este ano, será, também, atribuído um novo troféu, o “Rising Star Award”, a uma “estrela em ascensão” da iad Portugal.

    Neste dia serão, também, conhecidos os grandes vencedores do iad World Challenge 2024, um evento internacional exclusivo que reúne os top performers de todas as filiais do grupo iad num destino excepcional. Depois de destinos como o Dubai, África do Sul e Panamá, o destino da viagem de 2024, a realizar no final de Novembro, será revelado no palco da Convenção Nacional.

    Carolina Xavier e Sousa, head of Marketing & Communication da iad Portugal, afirma que a Convenção Nacional é o “evento mais importante” do ano. “Estando os nossos consultores independentes dispersos por todo o País, por vezes distantes geograficamente entre si e da equipa da sede, é o momento de nos (re)encontrarmos e de sentirmos a energia tão particular desta rede. É também um momento crucial de celebração, de homenagem, de alinhamento estratégico e de partilha de ambições e objectivos para o futuro”, sublinha.

    “Pela primeira vez, em 2024, foi criada uma única identidade e criatividade para as Convenções Nacionais das várias filiais do grupo iad. Estas ‘Nights Full of Stars’ vão, pois, fazer brilhar as estrelas da iad num momento histórico de afirmação do nosso conceito internacional “one network” transversal a diferentes países e que se materializa das mais diversas formas neste modelo de negócio verdadeiramente internacional”, explica Carolina Xavier e Sousa.

    Entre as próximas convenções do Grupo Iad destacam-se a da Iad France, que terá lugar em Paris (La Seine Musicale) no dia 12 de Setembro, seguindo-se a convenção da Iad España, em Barcelona (La Llotja de Mar), no dia 11 de Outubro, e da Iad Itália, em Milão (Officine del Volo), no dia 17 de Outubro.

    De recordar que a empresa conta com 18 mil consultores imobiliários independentes, mil dos quais sediados em Portugal, e com oito filiais: França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, México, Reino Unido e EUA.

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    Está lançada a votação para a eleição dos melhores nos Prémios CONSTRUIR 2024

    Com uma das mais extensas listas de nomeados da história dos prémios, um sinal de que há um evidente incremento da quantidade e qualidade dos projectos que são concluídos em Portugal, os Prémios CONSTRUIR 2024 volta a reconhecer o meritório trabalho das empresas e profissionais que actuam no mercado nacional nas áreas da CONSTRUÇÃO, ENGENHARIA, IMOBILIÁRIO E ARQUITECTURA

    Está lançada a corrida aos troféus que distinguem os melhores do ano. Com uma das mais extensas listas de nomeados da história dos prémios, um sinal de que há um evidente incremento da quantidade e qualidade dos projectos que são concluídos em Portugal, os Prémios CONSTRUIR 2024 volta a reconhecer o meritório trabalho das empresas e profissionais que actuam no mercado nacional nas áreas da CONSTRUÇÃO, ENGENHARIA, IMOBILIÁRIO E ARQUITECTURA.

    Até 11 de Outubro, na página dos Prémios CONSTRUIR 2024, pode eleger as empresas e obras que mais se destacaram no último ano. Basta para isso que seja subscritor da Newsletter do CONSTRUIR.

    Os Prémios CONSTRUIR foram criados com o objectivo de homenagear e celebrar o esforço e talento de empresas e profissionais dos diversos sectores da Construção.

    As nomeações são realizadas pela equipa do jornal CONSTRUIR, com a análise de critérios que passam pelo mérito, técnica, funcionalidade e inovação. O período em análise compreende Janeiro de 2023 a Setembro 2024.

    Os vencedores resultam de uma votação realizada pelos leitores do jornal CONSTRUIR, seja na versão digital seja na edição impressa. O acesso ao formulário de votação será feito após introdução do endereço de email com que está registado como assinante do CONSTRUIR e/ou como subscritor da Newsletter do CONSTRUIR, não sendo admitidas, para efeitos de votação, subscrições realizadas depois do dia 11 de Setembro.

    As votações decorrem até dia 11 de Outubro às 18h00. A entrega dos troféus aos projectos consagrados e empresas vencedoras decorre no 15 de Outubro, no espaço Clube – Lisbon Secret Spot em Monsanto (Lisboa).

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    ALDI arrenda 16.000m² no Panattoni Park Porto Valongo

    A decisão da ALDI Portugal de estabelecer a sua plataforma logística no “Panattoni Park Porto Valongo” permitirá à cadeia alemã optimizar as suas operações no país e continuar a sua expansão no mercado luso

    O promotor imobiliário logístico-industrial da Europa, Panattoni, anunciou o arrendamento de um módulo de 16.065 m² à ALDI Portugal, no armazém norte do seu principal projecto em Portugal, “Panattoni Park Porto Valongo”. Este acordo reforça a presença da ALDI no país, com a abertura de um novo Centro de Distribuição, que irá optimizar as suas operações logísticas numa localização estratégica no norte do território português.

    O “Panattoni Park Porto Valongo” constitui o primeiro projecto da Panattoni no mercado português, tem uma área total de 76.209 m², distribuída por dois edifícios denominados: armazém norte de 26.400 m² e armazém sul de 49.734 m², o que o posiciona como um dos maiores projectos logísticos do norte de Portugal. Com este contrato, apenas fica disponível uma unidade de 7.500 m² no armazém norte, enquanto no segundo edifício, de 49.734 m², há disponibilidade para módulos a partir de 12.450 m².

    Gustavo Cardozo, director geral da Panattoni para Espanha e Portugal, refere que “este acordo não só reforça a nossa expansão no mercado português, como demonstra a confiança que as grandes empresas depositam na nossa infraestrutura logística imobiliária. Estamos confiantes de que este parque logístico oferecerá à ALDI as melhores condições para optimizar as suas operações na região e estamos muito satisfeitos por fazer parte dele”.

    O parque é construído com os mais elevados padrões de sustentabilidade, com a certificação BREEAM “Very Good”. Equipado com iluminação LED de baixo consumo e postos de carregamento para veículos eléctricos, o “Panattoni Park Porto Valongo” prioriza a eficiência energética e a redução do impacto ambiental, facilitando as operações logísticas sustentáveis. Isto torna o parque uma opção atractiva para as empresas que procuram reduzir a sua pegada ecológica e melhorar o seu desempenho logístico.

    Cristina Almeida, markets & capital markets porto director da JLL, destaca a importância desta operação. “Estamos muito contentes por ter assegurado a colocação do centro de distribuição da Aldi no Panattoni Park de Valongo. Uma transacção que sublinha a confiança das grandes empresas em projectos inovadores e sustentáveis”.

    Para além das características técnicas, o parque beneficia de uma localização estratégica a apenas 25 minutos do centro do Porto, com acesso directo às principais vias A41 e A4. Esta proximidade ao centro urbano, ao Aeroporto do Porto (27,7 km) e a outras cidades importantes como Lisboa (322 km) e Tui, Pontevedra (128 km), oferece à ALDI Portugal e a outros potenciais inquilinos uma posição privilegiada para as suas actividades de distribuição e última milha.

    A decisão da ALDI Portugal de estabelecer a sua plataforma logística no “Panattoni Park Porto Valongo” permitirá à cadeia alemã optimizar as suas operações no país e continuar a sua expansão no mercado luso. André Fradinho, Managing Director Supply Chain Management da ALDI Portugal, afirma que “esta recente aposta tem como objectivo fortalecer e expandir a capacidade de distribuição da ALDI face ao seu crescimento significativo em território nacional. Este Centro surge como uma resposta estratégica e imediata às necessidades logísticas decorrentes do aumento da presença da ALDI em Portugal, garantindo um abastecimento sustentado e eficaz a toda a nossa rede de distribuição. Esta nova infraestrutura faz parte de um plano mais abrangente de investimento em infraestruturas logísticas, complementando outros projectos que a ALDI Portugal já tem em curso. O Centro de Distribuição de Valongo, com esta localização privilegiada, terá um papel fundamental no reforço da capacidade de resposta e na optimização da cadeia de abastecimento.”

    A ALDI assegura ainda que a escolha do “Panattoni Park Porto Valongo” reflecte o compromisso da marca com a sustentabilidade. Esta aposta foi cuidadosamente seleccionada para minimizar o impacto ambiental, reforçando os valores da marca em prol de uma operação mais verde e eficiente. A ALDI continua a apostar em práticas logísticas sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono e promovendo um transporte mais eficiente e responsável.

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    Knauf lança novo site corporativo global

    Alinhado com a estratégia “Knauf 100”, o novo portal foi concebido para melhorar a experiência do utilizador e agilizar o acesso à vasta gama de produtos e soluções da empresa

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    tagsKnauf

    A Knauf, especialista no fabrico de placas de gesso laminado e materiais de construção seca, e a Knauf Insulation, um dos principais fabricantes de isolamentos térmicos e acústicos, anunciam o lançamento do seu novo site global: knauf.com. Este portal foi concebido para melhorar a experiência do utilizador e agilizar o acesso à vasta gama de produtos e soluções da empresa, mantendo ao mesmo tempo um atendimento personalizado em cada um dos mercados em que opera.

    O lançamento do Knauf.com está alinhado com a estratégia “Knauf 100”, que impulsiona a transformação digital e a criação de um ecossistema global que optimiza a interacção com os seus clientes. Isto, por sua vez, implica um compromisso com a melhoria contínua de produtos e sistemas para alcançar edifícios responsáveis que ajudem a criar um mundo melhor para as gerações futuras.

    Segundo Pablo Maroto, director técnico e de Marketing da Knauf Ibérica, “o lançamento da nossa nova plataforma global marca um marco na nossa transformação digital. Com esta ferramenta facilitamos o acesso às nossas soluções e melhoramos a experiência dos nossos clientes em todo o mundo, reafirmando o nosso compromisso com a inovação e um serviço excepcional”.

    Por sua vez, Susanna Farnes, business and marketing director da Knauf Insulation, destaca que o novo portal irá “consolidar as divisões e conhecimentos da empresa, melhorando a sua eficiência operacional”.

    O novo website da Knauf foi “desenvolvido com tecnologia de ponta e pensado para facilitar o dia a dia dos seus clientes, melhorando a sua produtividade e permitindo optimizar processos-chave”, indica a marca.

    Além disso, ajudou a criar uma central de download de documentação, ou seja, um espaço onde os utilizadores podem explorar e descarregar catálogos e documentação técnica de produtos e sistemas, com funcionalidades avançadas de pesquisa e filtragem de acordo com critérios específicos, facilitando o acesso à informação.

    Este novo site inclui também ferramentas e serviços digitais que ajudam os profissionais a trabalhar de forma unificada. Um deles é o myKnauf, uma plataforma exclusiva que contém soluções digitais avançadas, que estará activo desde o momento do lançamento e expandirá as suas funcionalidades ao longo de 2025.

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    Marvila vai receber mais 624 novas camas para estudantes

    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para desenvolvimento de projectos de residências de estudantes em dois terrenos municipais na freguesia de Marvila

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    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para desenvolvimento de projectos de residências de estudantes em dois terrenos de propriedade municipal situados na freguesia de Marvila.

    Os projectos preveem um total de 624 novas camas para estudantes: 370 camas numa residência a construir na Avenida do Santo Condestável e 254 numa segunda, a construir na Rua Ferreira Dias/Avenida República da Bulgária. O Executivo pretende assim “contribuir, através da iniciativa municipal, para o aumento da oferta de camas para estudantes na cidade de Lisboa”.

    “Em Lisboa temos 50 mil estudantes deslocados, que representam cerca de 40% dos alunos das nossas universidades. Considero que não há maior injustiça do que um estudante com mérito para entrar no Ensino Superior não o frequentar porque não tem condições para vir viver para Lisboa”, sublinha Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

    “A Autarquia está empenhada em contribuir ativamente para a resolução do problema da falta de habitação a preços acessíveis para os estudantes deslocados, num esforço que acreditamos que deve ser partilhado por todos os sectores, incluindo o da Administração Local. Queremos que os jovens tenham um futuro com igualdade de oportunidades e encontrem em Lisboa uma casa. Foi com essa convicção que inaugurámos a Residência Manuel da Maia, na Alameda, que cedemos à Junta de Freguesia de Benfica um terreno destinado à construção de uma residência para estudantes, e que avançamos agora com estes dois projectos para Marvila”, afirma Carlos Moedas.

    Estas 624 camas, da iniciativa do Município, acrescem às 3.539 camas já licenciadas desde o início do mandato, em projectos de iniciativa pública e privada.

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    Os nomeados aos Prémios CONSTRUIR 2024, a estratégia da Garcia Garcia e o projecto do novo Pavilhão de Campo de Ourique na edição 514

    Os Prémios CONSTRUIR estão de volta para a edição 2024. Nesta edição, conheça os nomeados aos galardões do ano, num número onde lhe explicamos a estratégia de expansão da Garcia Garcia para novas áreas e lhe mostramos o projecto de Patrícia Rocha Leite e Miguel Trigo para o novo Pavilhão de Campo de Ourique. Mas há muito mais para ler nesta edição

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    LANÇADA A CORRIDA AOS MELHORES DO ANO
    Está lançada a corrida à eleição dos melhores do ano. A partir desta quarta-feira, e até 11 de Outubro, eleja os melhores entre os nomeados aos Prémios CONSTRUIR 2024. A entrega dos troféus decorre no próximo dia 15 de Outubro.

    Garcia Garcia alarga off site
    Em entrevista ao CONSTRUIR, o administrador da construtora, Miguel Garcia, explica a estratégia de alargamento do off-site e modularidade às áreas Residencial, Hospitality e Retalho

    Sismo de Agosto é alerta para práticas mais rigorosas
    A ausência de danos não deixou de voltar a colocar em cima da mesa a ‘problemática’ da preparação do edificado em caso de abalo sísmico, uma discussão recorrente sempre que a natureza se manifesta desta forma

    Novo pavilhão em Campo de Ourique
    A proposta de Patrícia Rocha Leite e Miguel Trigo vai dar nova vida à encosta do Vale de Alcântara. O procedimento, promovido pela SRU, teve acompanhamento por parte da Ordem dos Arquitectos

    Isolamento e Impermeabilização
    O CONSTRUIR analisa as mudanças profundas que já se operaram no sector, os problemas que persistem, as mudanças que se advinham e, em especial, a forma como a indústria, ela própria em transformação, está a responder aos desafios

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    Equipa Bling Energy

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    Bling Energy fecha nova ronda de investimento de 2M€

    Com esta ronda, a Bling Energy vai apostar na inovação com o lançamento de novos produtos e serviços, estando ainda previsto o aumento da equipa de forma a reforçar a capacidade de atender novos clientes e responder à crescente procura

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    A empresa portuguesa Bling Energy acaba de anunciar o levantamento de uma nova ronda seed de investimento que foi fechada por 2 milhões de euros, pelo Joaquim Sérvulo Rodrigues, fundador da Armilar Venture Partners, e membros da família José de Mello contando também com a entrada da Lince Capital. Este financiamento foi impulsionado pela contínua evolução do seu modelo de subscrição, que elimina a necessidade de investimentos iniciais e permite poupanças consideráveis desde o momento zero, tendo permitido até à data, a poupança de 350 mil euros anuais aos seus clientes e utilizadores.

    “O crescimento do negócio tem superado as expectativas e a performance da equipa tem sido impressionante, marcada, acima de tudo, pela dedicação, profissionalismo e inovação contínua. Estamos confiantes de que, com a estratégia certa, este investimento contribuirá para um futuro mais sustentável e uma contínua democratização do acesso à energia limpa.”, sublinha a empresa em comunicado.

    O valor angariado nesta ronda vai ser utilizado para alimentar uma nova fase de crescimento da empresa, com foco em três frentes: introduzir novos produtos e serviços, fazer crescer a estrutura da empresa e começar a planear uma futura internacionalização. A Bling Energy conta lançar novos produtos, muito em breve, como a bomba de calor que permite o aquecimento eficiente das casas, e adicionar mais serviços à sua oferta que já engloba os painéis e as baterias solares, bem como carregadores de carros eléctricos. Até ao final do ano, está planeado que a equipa duplique de tamanho para trinta colaboradores de modo a reforçar as áreas de produto, desenvolvimento de negócio e operações. Com este investimento, a Bling Energy ambiciona alcançar os três mil clientes até final de 2026.

    “Estamos entusiasmados por fazer parte da história de sucesso da Bling Energy, pois ter entrado neste projecto foi uma oportunidade única, especialmente numa altura tão decisiva para a transição energética e o avanço da energia descentralizada. A Bling Energy está posicionada estrategicamente para aproveitar este mercado em crescimento e estamos seguros de que será uma líder neste sector”, afirma Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.

    No decorrer do último ano, o plano de crescimento da Bling Energy excedeu os objectivos iniciais, tendo chegado ao primeiro 1 MWp, com centenas de clientes, de norte a sul do país, com energia fotovoltaica. O modelo de negócio chave na mão, sem investimento inicial para o consumidor, revelou-se um sucesso ao duplicar o volume de negócios do ano passado só nos primeiros 6 meses de 2024. Paralelamente, contando com um crescente número de parceiros estratégicos como a Ageas Portugal e a Longi, uma multinacional líder no fabrico de painéis solares, a Bling tem conseguido implementar a sua missão de democratizar a transição energética em Portugal.

    “Esta ronda de capital é um marco importante para a Bling Energy, uma vez que vai permitir escalar a nossa oferta e dá-nos o investimento necessário à inovação de produtos e serviços, fundamental para o crescimento e consolidação da empresa. O voto de confiança dos nossos investidores desde o dia zero, bem como a entrada de novos investidores de referência, reforça a nossa visão e abordagem de mercado”, refere Bernardo Fernandez, fundador e director geral da Bling Energy,

    A ambição da Bling Energy é estabelecer-se enquanto interlocutor de confiança no que toca à eficiência energética e consumo de energia dos seus clientes, através de um portfólio alargado de produtos e serviços. O seu modelo de subscrição, a longo prazo, proporciona aos clientes o acesso descomplicado a uma ampla gama de soluções económicas de energia, que vão para além dos painéis solares.

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    Intergift e Hábitat València atraem empresas da Fileira Casa Portuguesa

    O design e as últimas inovações de Portugal estão de regresso ao país vizinho, com a participação de 35 empresas da Fileira Casa em duas das feiras mais prestigiadas do sector. O mercado espanhol representa já 27% das exportações portuguesas do sector

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    De 11 a 14 de Setembro tem lugar a Intergift, uma verdadeira montra comercial em Espanha para a apresentação de novos produtos, designs, tendências e conceitos inovadores nas indústrias de mobiliário, decoração e brindes, serão 13 as marcas nacionais a promover a arte do saber-fazer e o design português.

    Já entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro, na Hábitat València, certame com uma vasta oferta de empresas de mobiliário, iluminação, decoração, entre outros, outras 22 empresas portuguesas procurarão divulgar as mais recentes criações e tendências nacionais, com um forte enfoque na inovação e na sustentabilidade.

    Para Joaquim Carneiro, presidente Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA “a Intergift e Hábitat València são duas das mais importantes monstras internacionais de design de interiores e mobiliário, e têm tido, ao longo dos últimos anos, uma enorme adesão por parte das empresas portuguesas. Esta é mais uma participação ibérica de grande escala, que demonstra a confiança que as nossas indústrias inspiram nos mercados internacionais.”

    No primeiro semestre do ano, as empresas do cluster nacional do mobiliário e afins destinaram mais de 294 milhões de euros em vendas para o país-vizinho. Espanha é o segundo mercado mundial mais importante para o cluster, com uma quota de mercado de 27%.

    “Esta participação promete ser uma verdadeira ode às nossas indústrias criativas, com cada vez mais valor acrescentado, seja pela sustentabilidade, durabilidade ou design diferenciado das suas propostas. A tradição e o saber fazer é efectivamente o que nos distingue além-fronteiras, mesmo quando falamos de países reconhecidos mundialmente nesta área.”, conclui o presidente da associação que coordena a participação do contingente português em ambos os eventos.

    A Fileira Casa portuguesa abrange os sectores do mobiliário, têxteis-lar, utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, pequenos electrodomésticos e vidros e cristais) e iluminação.

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    Simon 860

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    Simon introduz actualizações no seu sistema modular 860

    Com uma abordagem de iluminação centrada no ser humano, o Simon 860 introduziu, recentemente, a versão Tunable White, que permite ajustar a temperatura da cor da luz, criando ambientes quentes e acolhedores ou frios e estimulantes, consoante a tarefa a realizar e a hora do dia

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    tagsSimon

    Simon 860: Sistema de iluminação linear para espaços de trabalho saudáveis e produtivos

    Com o intuito de melhorar a qualidade dos espaços de trabalho e potenciar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores, a Simon, empresa de material eléctrico e referência em design de iluminação e sistemas de controlo e de conectividade, introduz inovações tecnológicas no sistema de iluminação linear Simon 860.

    O sistema Simon 860, que com a sua abordagem de iluminação centrada no ser humano, coloca as pessoas no centro, adaptando a luz às suas necessidades e melhorando o seu bem-estar, introduziu, recentemente, a versão Tunable White, permite ajustar a temperatura da cor da luz, criando ambientes quentes e acolhedores ou frios e estimulantes, consoante a tarefa a realizar e a hora do dia.

    Devido ao seu design, o Simon 860 adapta-se perfeitamente a qualquer espaço, tanto em escritórios como em outros ambientes profissionais. A sua eficiência luminosa de até 147 lm/W garante um baixo consumo de energia e um impacto ambiental reduzido. Além disso, a sua luz flicker-free e o UGR reduzido diminuem a fadiga visual e contribuem para a criação de espaços mais saudáveis, certificados por normas como BREEAM, LEED e WELL.

    Esta série distingue-se, ainda, pela sua versatilidade graças ao seu sistema modular e a uma vasta gama de acessórios, nomeadamente, módulos biodinâmicos e três tipos de difusores: translúcido, microprisma e UGR reduzido. As opções de suspensão, fixação ou integração em tectos falsos permitem linhas em forma de I, Z, L, U, S, T e X, proporcionando uma flexibilidade excepcional ao design de iluminação. Os modelos encontram-se disponíveis em preto e branco.

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    Oeiras Parque lança concurso de design

    O concurso será lançado a 18 de Setembro e os participantes deverão criar uma linha de mobiliário sustentável destinado às zonas de descanso deste centro comercial. Guta Moura Guedes, Nini Andrade Silva e Paulo Parra fazem parte do júri

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    No próximo dia 18 de Setembro, o Oeiras Parque irá lançar o concurso “Design a Prémio”, procurando desenvolver uma nova linha de mobiliário para as suas zonas de descanso. A criação vencedora irá ser produzida e instalada no centro comercial e o seu autor terá direito a um prémio monetário de 10 mil euros.

    Para além da necessidade de criar mais áreas de repouso, o “Shopping da Linha” pretende fomentar a inovação e apoiar o desenvolvimento do design em Portugal, enquanto promove a sustentabilidade, já que os participantes serão desafiados a criar uma linha de mobiliário com recurso a materiais sustentáveis e em linha com o decor do shopping.

    Este concurso representa, assim, uma oportunidade para designers, arquitectos, estudantes e outros criativos apresentarem o seu talento e criatividade.

    O júri do concurso será composto por personalidades reconhecidas no panorama de design nacional, nomeadamente Guta Moura Guedes, Nini Andrade Silva e Paulo Parra, bem como por representantes da Mundicenter e da SOTA.

    “Estamos entusiasmados por ver os projectos que os criativos irão desenhar para transformar e melhorar as nossas zonas de descanso. Queremos envolver todos os que visitam o Oeiras Parque e incentivar a que participem activamente na criação de soluções que vão ao encontro do conforto dos nossos clientes e das mais recentes tendências”, refere Fernando Oliveira, administrador do Grupo Mundicenter.

    O processo do concurso será conduzido em várias fases. O período para a submissão de candidaturas será de 18 de Setembro a 10 de Novembro, durante o qual os candidatos poderão enviar os seus projectos para avaliação. Após a análise das candidaturas, as propostas finalistas serão anunciadas a 25 de Novembro. Os finalistas terão até 12 de Dezembro para entregar os projectos detalhados em formato CAD e imagens. Posteriormente, o público terá a possibilidade de votar nas propostas finais entre 16 de Dezembro 2024 e 10 de Janeiro de 2025. O anúncio do projecto vencedor será realizado a 20 de janeiro de 2025.

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