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    Novo contrato em África reforça carteira da Mota-Engil em 840 M€

    A participada do grupo para a região, a Mota-Engil Nigeria, assinou um contrato para fornecimento e financiamento de material circulante ferroviário na Nigéria. O novo contrato surge depois de em Junho ter sido adjudicado ao grupo um conjunto de trabalhos em África, obras que, no global, estão avaliadas em 650 milhões de euros

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    A participada do grupo para a região, a Mota-Engil Nigeria, assinou um contrato para fornecimento e financiamento de material circulante ferroviário na Nigéria. O novo contrato surge depois de em Junho ter sido adjudicado ao grupo um conjunto de trabalhos em África, obras que, no global, estão avaliadas em 650 milhões de euros

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    A participada do grupo para a região, a Mota-Engil Nigeria, assinou um contrato para fornecimento e financiamento de material circulante ferroviário na Nigéria no valor de cerca de 916 milhões de USD, com o Federal Ministry of Transportation.

    O contrato está associado ao projecto de construção ferroviário Kano – Maradi – Dutse que actualmente se encontra a ser executado no norte do país e que foi assinado depois de um longo processo de validação e due diligence por parte das autoridades regulatórias locais. A entrega e colocação em operação do material a fornecer ocorrerá ao longo dos próximos 48 meses.

    “Consolida-se desta forma a aposta que o governo nigeriano pretende para melhorar a conectividade regional e o desenvolvimento económico do norte do país e reforça-se a capacidade do Grupo Mota-Engil para suportar esse esforço de desenvolvimento desta região de África”, sublinha o grupo na comunicação enviada à CMVM.

    Com esta adjudicação, a MOTA-ENGIL continua a reforçar a sua carteira de encomendas no continente africano, mantendo o seu total em valores máximos, potenciando o forte e sustentado crescimento do seu volume de negócios. O novo contrato surge depois de em Junho ter sido adjudicado ao grupo um conjunto de trabalhos em África, obras que, no global, estão avaliadas em 650 milhões de euros.

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    Estudo: 50% das empresas estão dispostas a pagar mais por ‘smart buildings’

    Num contexto em que o sector imobiliário enfrenta novos desafios, especialmente em Lisboa, onde cerca de 90% dos edifícios vagos não são classe A, a implementação de tecnologias avançadas surge como um factor diferenciador essencial, de acordo com o estudo ‘Transforming Properties into Smart Buildings’, desenvolvido pela CBRE

    A transformação dos edifícios em estruturas inteligentes para promover a sustentabilidade, a eficiência energética e a valorização dos imóveis está a ganhar cada vez mais importância. Num contexto em que o sector imobiliário enfrenta novos desafios, especialmente em Lisboa, onde cerca de 90% dos edifícios vagos não são classe A, a implementação de tecnologias avançadas surge como um factor diferenciador essencial, de acordo com o estudo ‘Transforming Properties into Smart Buildings’, desenvolvido pela CBRE.

    Os edifícios inteligentes, ou ‘smart buildings’, são concebidos para optimizar o uso de recursos através de sistemas automatizados que ajustam, por exemplo, a climatização e a iluminação com base na ocupação e nas condições ambientais.

    Além de reduzirem o consumo energético e os custos operacionais, estes edifícios oferecem uma melhor experiência para os seus utilizadores, promovendo o bem-estar e a segurança. Estes estão também preparados para as exigências das empresas, como a integração de serviços digitais e o controlo remoto de operações, tornando-se cada vez mais atrativos para ocupantes que valorizam a inovação e a sustentabilidade.

    De acordo com este estudo da CBRE, mais de 50% dos ocupantes de imóveis estão dispostos a pagar um valor superior por edifícios que incorporem estas tecnologias, sobretudo aquelas que reduzem o impacto ambiental.

    “A transformação dos edifícios em activos inteligentes é uma tendência incontornável no mercado imobiliário actual, que vai além da simples eficiência operacional. Trata-se de criar espaços que respondam às novas exigências de sustentabilidade e de conforto dos utilizadores, enquanto se reduzem custos operacionais e se melhora a eficiência energética. Para além disso, as tecnologias inteligentes aumentam significativamente a atratividade dos edifícios para potenciais inquilinos, resultando em taxas de ocupação mais elevadas e num retorno de investimento mais rápido.”, afirma Duarte Cardoso Ferreira, senior director & strategic advisory da CBRE Portugal.

    Além dos benefícios ambientais e da eficiência, os edifícios inteligentes posicionam-se como activos mais valorizados e desejáveis, atraindo um maior número de inquilinos e investidores. As certificações como, por exemplo, o SmartCore, que avaliam a “inteligência” dos edifícios com base em critérios como a gestão de energia e conectividade, tornam-se um importante selo de qualidade do sector.

    “Neste cenário, zonas como um elevado número de edifícios ainda a necessitar de modernização, como, por exemplo, a cidade de Lisboa, apresentam um grande potencial para esta transformação, especialmente numa altura em que Portugal tenta afirmar-se como um destino global para empresas e talentos internacionais. Na CBRE apoiamos já diversos promotores e investidores imobiliários neste processo de upgrade tecnológico e certificação.”, afirma Duarte Cardoso Ferreira.

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    Hannelore Caenepeel, senior exhibition manager & business developer

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    Architect@Work cresce em área de exposição e consolida presença em Lisboa

    Nos dias 4 e 5 de Dezembro, a FIL Lisboa, abre as portas para a segunda edição do Architect@Work, onde são esperados 147 expositores e largas centenas de produtos em exposição. Com uma forte componente de seminários e debates, o tema central deste ano tem como foco os ‘Materiais Saudáveis’, onde factores-chave como a pegada de carbono, a reciclabilidade e a energia incorporada são cada vez mais uma preocupação quando se projecta

    Architect@Work 2023 (foto cedida pela organização do evento)

    Depois do “sucesso” da primeira edição e que demonstrou que “os arquitectos e designers de interiores precisavam definitivamente de um evento B2B de alto nível especificamente dedicado à sua profissão”, o Architec@Work (A@W) Lisboa regressa para dois dias de debates e exposições.

    São esperadas um total de 147 marcas que vão apresentar as suas inovações, “representando um crescimento de 21% no número de expositores”, face à edição do ano anterior e mais de 450 inovações em exposição, indica Hannelore Caenepeel, senior exhibition manager & business developer do A@W. A responsável destaca, ainda, a “forte presença de empresas portuguesas”, que representam cerca dos 70% dos expositores.

    No arranque desta segunda edição, a organização confirma, entretanto, a realização de mais uma edição em 2025, nos dias 3 e 4 de Dezembro, também na FIL, em Lisboa.

    Concebido num formato disruptivo, pensado para criar uma conexão “informal” entre os fabricantes, arquitectos e designers, a marca surge em 2003, na Bélgica, depois de se verificar uma lacuna neste tipo de eventos.

    Com o foco na inovação, os expositores são obrigados a trazer para o evento as principais novidades, cujos produtos são primeiramente sujeitos a uma avaliação por parte de um júri de arquitectos e designers de interiores.

    Mais do que um espaço de exposição, o Architect @ Work pretende ser um espaço “único, dinâmico e acolhedor”, semelhante a um lounge. Os corredores tradicionais da FIL são transformados em áreas lounge onde se pode relaxar, ter reuniões de uma forma mais informal e privada e o mais importante: onde se pode desfrutar do catering gratuito que é fornecido durante todo o evento para os visitantes bem como para os expositores.

    Com o tema ‘Materiais Saudáveis’, a organização vai contar com a curadoria da MaterialDriven, que irá focar-se no impacto que os materiais têm no ambiente, tendo em conta factores-chave como a pegada de carbono, a reciclabilidade e a energia incorporada

    Com o olhar nos ‘Materias Saudáveis’

    Tendo como ponto de partida nesta edição os ‘Materiais Saudáveis’, Hannelore Caenepeel reconhece que se trata de um tema que “pode ser interpretado de forma abrangente”.

    Para o efeito, a organização vai contar com a curadoria da MaterialDriven, que irá focar-se especialmente neste tema e na importância que a curadoria de materiais tem para qualquer arquitecto ou designer. O impacto que os materiais têm no ambiente, tendo em conta factores-chave como a pegada de carbono, a reciclabilidade e a energia incorporada são cada vez mais uma preocupação antes de estes serem seleccionados para os projectos.

    Além desta componente está previsto uma série de palestras, com temas que vão desde a aprendizagem e prática de arquitectura à ligação entre Espaço, Natureza e Identidade, ou, ainda, da arquitectura das emoções, património e contemporaneidade à profissão do arquitecto.

    O evento conta ainda com uma instalação itinerante temporária. “A cidade imaginária”, da autoria de Raffaele Salvoldi, foi desenhada para “juntar as pessoas” e “provocar emoções” em espaços culturais. Segundo a autora, a peça representa um “horizonte imaginário de uma cidade” com formas “monumentais”, feito de centenas de milhares de blocos de madeira Kapla, colocados “cuidadosamente” uns sobre os outros sem a utilização de cola nem juntas.

    Também, e pela terceira vez, o Mural de Projectos Architect@Work mostra a diversidade do trabalho das empresas membros da World-Architects. Enquanto as duas primeiras edições se centravam, exclusivamente, no trabalho dos arquitectos, a selecção de 60 projectos que vão estar expostos nesta edição reflectem a “orientação multidisciplinar” da World-Architects.

    No arranque desta segunda edição, a organização confirma, entretanto, a realização de mais uma edição em 2025, nos dias 3 e 4 de Dezembro, também na FIL, em Lisboa

    Programa:

    4 de Dezembro

    Materiais Saudáveis em Arquitectura: Criar Espaços de Bem-Estar

    Tiago Rebelo de Andrade – Rebelo de Andrade (foto 1)

    O arquitecto português Tiago Rebelo de Andrade aborda a importância dos materiais saudáveis no design de espaços, explorando a sua influência no bem-estar do Cliente. Na sua apresentação, destacará exemplos práticos de projectos onde a selecção de materiais, com elementos como a iluminação, a ventilação e a acústica, desempenham um papel essencial na criação de ambientes que promovem a tranquilidade e a desconexão. O arquitecto partilhará, também, os desafios e as abordagens utilizadas pelo seu atelier para criar espaços atraentes e saudáveis.

    Aprendizagem e Prática de Arquitectura

    Miguel Marcelino – Atelier Miguel Marcelino (foto 2)

    Numa viagem por vários temas arquitectónicos reflecte-se sobre o processo de aprendizagem de arquitectura por extrospecção. Especula-se a influência que esse mesmo processo estabelece na prática de arquitectura, inflectindo a reflexão num exercício de introspecção. Pelo meio são apresentados alguns projectos.

    Arquitetura Sensível: Ligação entre Espaço, Natureza e Identidade

    Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira – SAMI-arquitectos (foto 3)

    Desde o aclamado Centro de Visitantes da Gruta das Torres, nos Açores, o estúdio adopta uma abordagem sensível e consciente que busca a integração e a coerência em cada projecto. Nesta palestra, partilharão a sua visão sobre como o design pode criar espaços tecnicamente sofisticados e esteticamente intemporais, promovendo uma ligação única entre as pessoas, a arquitectura e a natureza.

    5 de Dezembro

    A arquitectura das emoções

    Paulo Jorge de Bastos Martins – Paulo Martins (foto 4)

    A arquitectura molda as emoções humanas ao responder às necessidades essenciais, desde as fisiológicas até à auto-realização. A utilização de materiais saudáveis, tangíveis e intangíveis — como luz, ar, som, cores, design activo e ligação à natureza — desperta emoções que promovem o bem-estar e criam experiências enriquecedoras. Espaços bem projectados têm o poder de afectar profundamente os sentidos, provocar sentimentos e incentivar interacções significativas. Assim, a arquitectura torna-se um meio de evocar emoções positivas e elevar a qualidade de vida, respondendo de forma harmoniosa às diferentes necessidades humanas.

    Patrimônio e Contemporaneidade: Um Diálogo Necessário

    Marta Pavão e Guilherme Bivar – Atelier Cais (foto 5)

    A dupla de arquitectos irá falar sobre a construção sustentável na reabilitação de casas, com foco na preservação das fachadas existentes e de como essa estratégia contribui para a salvaguarda da memória do lugar, para a valorização do património histórico e para a criação de cidades mais vibrantes e autênticas. Serão, ainda, abordados os desafios e as vantagens da reabilitação sustentável, através do recurso a técnicas e materiais inovadores que permitem aliar a preservação histórica à eficiência energética, assim como os benefícios sociais e económicos desta abordagem.

    Profissão

    Avelino Oliveira – presidente da Ordem dos Arquitectos (foto 6)

    A Comissão Europeia e a OCDE, apoiadas pelas Autoridades da Concorrência, têm promovido reformas economicistas, sob o argumento de aprimorar o mercado interno e aumentar a competitividade. Essas acções reduziram os mecanismos de controlo, prejudicando o interesse público relativo à qualidade dos serviços, a protecção dos consumidores e formação dos profissionais. “A arquitectura é exemplo do insucesso dessas políticas, com perda de referenciais para a justa compensação pelos serviços prestados”, considera Avelino Oliveira, que irá abordar esta temática no evento, tendo como foco a necessidade de “estabelecer um quadro regulatório que combata a concorrência desleal e valorize o papel dos arquitectos”.

     

    Visões Elementares para Projetar o Futuro

    João Jesus – OODA Architecture (foto 7)

    A arquitectura vai além de uma resposta técnica às necessidades humanas de construir espaços, sendo uma combinação de forma, materiais e contexto que procura equilibrar natureza, cultura e inovação, permitindo a transformação do ambiente natural e construído. Nesta conferência, o arquitecto João Jesus vai explorar a forma como são abordados os diferentes desafios, “equilibrando elementos para criar soluções que respondam às necessidades actuais e, ao mesmo tempo, abram novas possibilidades para o futuro”.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Cristina Alves de Freitas e Mafalda Barreiros Paiva da PAF Advogados

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    PAF Advogados assessora aquisição de imóveis no valor de 70 M€

    Com a aquisição de três activos – um lar de idosos no Porto e dois terrenos destinado à construção de lares de idosos em Gaia e Setúbal – a Unik Capital Solutions reforça o seu posicionamento no sector da saúde e marca um passo significativo na sua expansão na Península Ibérica

    A PAF Advogados, escritório sediado no Porto e especializado na área de negócios, assessorou a  Unik Capital Solutions, empresa, sediada no Luxemburgo, que oferece soluções de investimento imobiliário, na aquisição de três activos na área da saúde, até agora detidos pela Orpea Portugal Immo.

    Os três imóveis, um lar de idosos no Porto e dois terrenos destinado à construção de lares de idosos em Gaia e Setúbal, representam um investimento total de 70 milhões de euros, através de três veículos de investimento e que totalizam 530 camas distribuídas por uma superfície total de cerca de 30 mil metros quadrados (m2). Foi ainda realizada a assinatura de um contrato de arrendamento de 20 anos com operadoras de saúde reconhecidas.

    Com esta operação, a Unik Capital Solutions reforça o seu posicionamento no sector da saúde e marca um passo significativo na sua expansão na Península Ibérica. A PAF representou a Unik Capital Solutions, tendo realizado a due diligence aos três activos, desenvolvendo e liderando a parte contratual e negociação para a aquisição.

    Criada em 2021, a PAF tem uma equipa sénior e com experiência acumulada, que acompanha diversas áreas de especialização, com uma forte componente societária e operações de fusões, aquisições e investimentos imobiliários.

    Segundo Cristina Alves de Freitas, sócia fundadora da PAF Advogados, “temos vindo a desenvolver um vasto trabalho no mercado de fusões, aquisições e operações de investimento imobiliário, assessorando clientes nacionais e internacionais nos seus negócios e investimentos em Portugal. Esta operação resulta de uma especialização adequada ao perfil dos clientes e de um acompanhamento muito próximo dos mesmos”.

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    Consumo de electricidade diminui em Novembro

    Consumo de electricidade em Novembro diminuiu 1,8%, num mês marcado pela elevada produção de electricidade renovável 

    Em Novembro, o consumo de electricidade diminuiu 1,8% face ao mês homólogo, e a produção de electricidade por fontes não renováveis teve um aumento de 4,8%. Nesse mês as energias renováveis abasteceram 67,7% do consumo de electricidade, as não renováveis 13,7% e o saldo importador foi 18,6%.

    Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: eólica 33,7%, hídrica 22,6%, solar fotovoltaico 6,1% e a biomassa 5,2%. Comparando com o período homologo, a produção total de electricidade renovável diminuiu em cerca de 24,7%, resultado da forte queda da hídrica (-53,9%); no mesmo período, o solar fotovoltaico aumentou 35%, a biomassa (+12,5%) e a eólica (+6,4%). A produção de electricidade por fontes não renováveis teve um aumento de 4,8%. Em Novembro de 2023, o saldo foi exportador.

    No que diz respeito ao gás natural, Novembro registou uma ligeira descida no consumo, com uma diminuição de 0,1% face ao mês homólogo. O mercado eléctrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de electricidade representou 26,4%, e os restantes 73,6%, destinados ao mercado convencional.

    O gás natural para o mercado eléctrico aumentou 8,6% e o destinado ao mercado convencional diminuiu 2,7%, quando comparados com Novembro de 2023. No que respeita ao fornecimento de gás natural, a Nigéria manteve a liderança quer comparada ao mês anterior quer ao mês homólogo, com uma quota de mercado de 68,2%, seguindo-se os EUA com 31,8%.

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    Da esqª para a drtª: Paulo Alexandre, CEO da Improxy e Dalius Simaitis, CEO da PortalPro Holding

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    PortalPro reforça presença em Portugal através de parceria com a Improxy

    Na sua primeira fase de operações em Portugal, a PortalPro prevê alcançar uma facturação de 300 mil euros este ano, com expectativas de forte crescimento para 2025

    A plataforma especializada na gestão de manutenção e reparações no sector imobiliário, PortalPro, passou a integrar a Improxy. Esta parceria representa um “novo marco na sua expansão internacional ao lado do software de referência em Portugal”, que gere mais de 1,2 milhões de propriedades e 62 mil condomínios.

    Com o início desta colaboração, a PortalPro será totalmente integrada no software da Improxy, permitindo que todos os seus utilizadores façam a gestão das suas operações directamente através desta ferramenta, simplificando os processos e optimizando a experiência do cliente.

    “Este acordo é um passo estratégico na nossa expansão em Portugal, um mercado chave para nós. Estamos muito entusiasmados com a sinergia gerada com a Improxy, que nos permitirá oferecer soluções mais eficazes aos nossos clientes e profissionais”, afirma Tiago Guerra, CEO Iberia (Portugal & Espanha) da PortalPro.

    A integração com a Improxy, que nos últimos três anos aumentou o seu volume de negócios em 26%, é um exemplo claro desta estratégia. Os utilizadores da Improxy podem gerir os seus pedidos de manutenção e reparações sem precisar sair da plataforma, agilizando os processos e aumentando a eficiência operacional.

    Na sua primeira fase de operações em Portugal, a PortalPro prevê alcançar uma facturação de 300 mil euros este ano, com expectativas de forte crescimento para 2025. Além disso, a empresa procura expandir a sua rede de profissionais de manutenção, que actualmente conta com dois mil trabalhadores independentes e pequenas empresas especializadas em áreas como canalização, electricidade, construção e limpeza, entre outras, a nível global.

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    Elisabet Guasch, vice-presidente de Recursos Humanos para Portugal e Espanha

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    Elisabet Guasch assume vice-presidência de Recursos Humanos para a Ibéria da Schneider Electric

    A executiva assume um compromisso com o desenvolvimento de talentos e a cultura organizacional, alinhando a estratégia da empresa com uma transformação digital centrada nas pessoas

    A Schneider Electric anunciou a nomeação de Elisabet Guasch como vice-presidente de Recursos Humanos para Portugal e Espanha, integrando o Comité de Direcção da Zona Ibérica.
    Com um percurso sólido na gestão de pessoas e na transformação cultural de empresas tecnológicas, Elisabet Guasch passou por grandes organizações como Schibsted, Privalia e Trovit. A sua posição mais recente foi a de directora de Recursos Humanos e Comunicação para os mercados europeus na Adevinta.
    Licenciada em Psicologia, a executiva tem um mestrado em Recursos Humanos e um MBA pela ESADE. No seu perfil profissional destaca-se a capacidade de liderar processos de mudança e o foco estratégico na gestão de talentos, que vão ser fatores-chave para acelerar a transformação da Schneider Electric na região ibérica.
    “Estou orgulhosa por me juntar a uma empresa que coloca as pessoas no centro da sua estratégia, e que fomenta e dá prioridade a um ambiente inclusivo e dinâmico,” afirma Elisabet Guasch. “O meu objectivo vai continuar a ser impulsionar o desenvolvimento de talentos e promover uma cultura que apoie a inovação e o bem-estar das equipas. Estes são e vão continuar a ser elementos-chave da estratégia de RH da Schneider Electric.”

    Com esta nomeação, a Schneider Electric reafirma o seu compromisso com continuar a atrair e desenvolver os melhores talentos, apoiando a evolução contínua da empresa num ambiente cada vez mais digital e sustentável. Mantendo as pessoas no centro da sua estratégia, para a empresa a transformação digital envolve não apenas tecnologia, mas também uma mudança profunda na gestão de talentos, passando por ecossistemas dinâmicos.

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    Retail Park da Póvoa do Varzim

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    Retail Mind desenvolve quatro novos retail parks em Portugal até 2027

    Empreendimentos comerciais em Felgueiras, Ponta Delgada, Póvoa de Varzim e Cantanhede envolvem um investimento de 150 milhões de euros e originarão perto de 2.000 postos de trabalho nas regiões de implantação

    O Grupo Retail Mind, gestor e consultor ibérico especialista em retalho, está a desenvolver quatro novos retail parks em Portugal, com inaugurações previstas para os próximos dois anos, até Janeiro de 2027.

    Os empreendimentos comerciais em Felgueiras, Ponta Delgada, Póvoa de Varzim e Cantanhede representam um investimento global de mais de 150 milhões de euros e estarão na origem de cerca de 2.000 postos de trabalho directos e indirectos.

    Os diferentes projectos, com mais de 50 mil metros quadrados acumulados de área bruta locável (ABL) e 45 lojas, entre outras valências de relevo, terão um impacto significativo no tecido social e económico das regiões em que estarão inseridos.

    Após experiências de sucesso em Monção, Ponte de Lima, Évora e Alcantarilha, a empresa avança para outros projectos, face ao crescente interesse por este formato. “É um modelo que permite maior comodidade ao cliente. pós-covid, acentuou-se a necessidade das pessoas em fazerem compras em espaços mais amplos, com entrada e saída de loja mais prática, directamente para o exterior. Há mais segurança, facilidade e conveniência”, resume o CEO do grupo, Vítor Rocha.

    O retail park da Póvoa de Varzim será o maior deste novo quarteto e um dos maiores de Portugal, na sua categoria, com uma ABL de cerca de 21.000 m2, ocupando um terreno de 45.000 m2 numa localização privilegiada, na Avenida do Mar, junto ao parque da cidade. Terá cerca de 550 lugares de estacionamento e 20 lojas, 80% das quais já comercializadas, contando com um Aldi como “âncora” no segmento alimentar.

    As obras do projeto, desenvolvido em parceria com o FVC Group, arrancarão no primeiro trimestre de 2025. E o empreendimento abrirá ao público até ao final de 2026.

    Ainda a Norte, o Felgueiras Retail Park nascerá nas antigas instalações da Belcor, com 11.000 m2 de ABL e inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025. O projecto, de utilização mista, com investimento da Europar, está 100% comercializado, compreendendo oito lojas – entre as quais Aldi, Max Mat, Rádio Popular, Espaço Casa, Fábrica dos Óculos e JYSK -, um posto de combustível (Q8) e uma zona destinada a habitação, contemplando 104 apartamentos em condomínio privado.

    Na região do Centro, o Cantanhede Retail Park surgirá até final de 2025 na Estrada Nacional 234, junto à Expofacic, com cerca de 6.000 m2 de área bruta locável. Em parceria com a Atlantic – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, a Retail Mind já comercializou a 100% o empreendimento, que contará com seis lojas: Pingo Doce, Rádio Popular, Espaço Casa, JYSK, Burger King e uma farmácia. A obra foi retomada após a replantação de dezenas de sobreiros, em linha com a preocupação da empresa em relação ao enquadramento paisagístico.

    Já o Azores Retail Park, por fim, representa a entrada da empresa no arquipélago. A primeira pedra deste projeto com cerca de 15.000 m2 de ABL foi lançada no passado dia 22 de Novembro, contemplando 11 lojas com cerca de 50% de market entries, ou seja, marcas que estarão pela primeira vez presentes na região. FNAC, Fábrica dos Óculos e JYSK são algumas dessas novidades, entre presenças de relevo como Continente, Worten ou SportZone, a par de 800 lugares de estacionamento.

    O empreendimento comercial em Ponta Delgada, localizado junto ao Hospital do Divino Espírito Santo, é promovido pela Sapore, em parceria com o Grupo Retail Mind, representando um dos maiores investimentos privados português na região. Está totalmente comercializado e tem abertura prevista para o primeiro trimestre de 2026.

    “Sendo gestores de marcas e pessoas, evoluímos naturalmente para a gestão de projectos imobiliários, assumindo-nos como agentes de mudança. Assumimos a iniciativa e estabelecemos parcerias com clientes para a condução de projectos em várias cidades. Normalmente, em cidades de menor dimensão, que têm menor oferta e onde é possível ir de encontro à conveniência de compra do cliente. O Sudoeste Retail Park (Algarve), inaugurado em 2022, é o nosso caso de maior sucesso até ao momento, nesse capítulo”, conclui Vítor Rocha.

     

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    Edifício S. Gens 15

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    Mexto inicia construção e comercialização do edifício S. Gens 15

    Da autoria do gabinete do BFJ Arquitectos, o S. Gens 15 respeita as origens do edifício do século XIX, integrando comodidades e espaços pensados para os estilos de vida actuais

    A Mexto Property Investment, promotora imobiliária especializada no segmento de luxo, acaba de iniciar a construção e a comercialização do S. Gens 15, localizado no bairro histórico da Graça. Habitar o S. Gens 15 é “viver numa zona que valoriza o seu passado enquanto abraça o futuro” e homenageia a arquitectura portuguesa tradicional, enquanto o revestimento em zinco acrescenta um toque de modernidade. Este é o principal conceito da recuperação deste edifício agora em transformação.

    Da autoria do gabinete do BFJ Arquitectos, o S. Gens 15 respeita as origens do edifício do século XIX, integrando comodidades e espaços pensados para os estilos de vida actuais.

    A Mexto preservou elementos arquitectónicos chave, enquanto adicionou características contemporâneas, criando um edifício que combina autenticidade e modernidade, trazendo nova vida ao bairro.

    No S. Gens existem apenas três apartamentos: um T1, um T2 e um T2 duplex na cobertura com mansarda, com áreas entre os 100 e os 140 metros quadrados (m2). O empreendimento deverá estar concluído no Verão de 2026.

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    Renovação de Estádio de la Meinau utiliza fuselagem de 30 Airbus

    Grande parte do projecto será executado pela empresa portuguesa de construção metálica, Blocotelha, que será responsável pela instalação de cerca de 2000 toneladas de estrutura metálica, uma pala em consola e a execução da estrutura de “brise-soleil” (guarda-sol), utilizando parte de fuselagens reciclada

    A Blocotelha foi seleccionada para o projecto de renovação e ampliação do Estádio da la Meinau, casa do Racing Club de Strasbourg Alsace, que actualmente compete na primeira divisão francesa. A obra tem um investimento é de 160 milhões de euros e permitirá aumentar a capacidade do complexo para 32 mil lugares e criará uma fan zone para acomodar até cinco mil pessoas.

     

    A empresa portuguesa de construções metálicas irá intervir em três das quatro fases do projecto, contribuindo para o prolongamento da bancada sul, a reestruturação da bancada oeste, a renovação das bancadas norte e leste, construção de um pavilhão para a fan zone e de um pavilhão complementar.

    O projecto prevê que a nova bancada sul seja revestida com material metálico reciclado proveniente da fuselagem de 30 aviões Airbus A340 desactivados. Promovendo a sustentabilidade e a reutilização de metais, estes painéis cobrirão uma área de 4050 m², integrando a estética do estádio com o ambiente natural envolvente

    Com um total de 57 colaboradores especializados alocados ao projecto, incluindo equipas de montagem da estrutura metálica e de coberturas, a Blocotelha estará responsável pela instalação de cerca de 2000 toneladas de estrutura metálica, uma pala em consola e a execução da estrutura de “brise-soleil” (guarda-sol), utilizando parte de fuselagens recicladas para fazer um efeito de sombra marcando um passo significativo na reutilização e upcycling de materiais.

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