Porto de Lisboa lança 2.ª fase de modernização do Terminal de Contentores de Alcântara
O Porto de Lisboa vai assinar esta quarta-feira, 14 de Junho, o protocolo que permitirá o lançamento da segunda fase do projecto de modernização e aumento de eficiência operacional do Terminal de Contentores de Alcântara

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Este protocolo será assinado entre a APL e a a Yilport-Liscont numa cerimónia de apresentação dos projectos de investimento em curso pelo grupo Yildirim e que contará, na sua sessão de encerramento, com a presença de João Galamba, Ministro das Infraestruturas.
Nesta segunda fase o investimento será direccionado para as infraestruturas, com a construção do novo edifício de Manutenção e Apoio, repavimentação da restante área do Terminal e renovação de todo o parque de espera.
Com este projecto o Porto de Lisboa pretende modernizar e melhorar a eficiência operacional do Terminal, as condições de segurança e a sustentabilidade ambiental das operações, nomeadamente através de uma forte redução de emissões de CO2.
O projecto cria condições para elevar o patamar de qualidade operacional, ambiental e de segurança do Terminal, possibilitando que passe a concorrer no mercado do Atlântico, nomeadamente América do Sul e América do Norte.
“Este mais um importante marco para o Porto de Lisboa e para o país, sendo o concretizar de uma obra de maior importância estratégica nacional, a modernização do Terminal de Contentores de Alcântara traduz um plano de investimentos que visa obter ganhos de competitividade e de sustentabilidade e, consequentemente, o reforço do posicionamento do Porto de Lisboa no contexto das rotas marítimas transatlânticas e europeias”, justifica Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL.
O investimento “Modernização e Aumento de Eficiência do Terminal de Contentores de Alcântara” prevê um investimento privado de 122 milhões de euros, dividido em 4 fases, estando integrado na Estratégia para o Aumento da Competitividade dos Portos do Continente – Horizonte 2026.