Livensa Living obtém o selo BREEAM para todas as suas residências
A Livensa Living obteve a certificação BREEAM em toda a sua carteira de residências em Espanha e Portugal, que totaliza 19 estabelecimentos sob as marcas Livensa Living e Livensa Living Studios
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Livensa Living, um dos maiores operadores e proprietários de alojamento de estudantes na Península Ibérica, obteve o certificado BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology) em todos os seus 19 estabelecimentos em Espanha e Portugal. Desta forma, tornou-se o maior e único proprietário e operador com um volume tão elevado de camas certificadas na Península Ibérica.
Para obter o certificado em cada uma das residências, a Livensa Living demonstrou o cumprimento de uma série de medidas sustentáveis avaliadas pela BREEAM. Alguns destes requisitos centram-se na promoção do bem-estar e saúde dos residentes, por exemplo, permitindo o controlo individual da iluminação, ventilação e temperatura de cada quarto.
Além disso, cada edifício tem áreas comuns interiores e exteriores de lazer, reunião, estudo e desporto, que podem ser utilizadas a qualquer hora do dia e que, tal como o resto dos edifícios, são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. O acesso a serviços é outro aspecto importante na medição do conforto dos residentes. Os edifícios têm um mínimo de serviços básicos nas proximidades, zonas pedonais e um serviço de transportes públicos. Além disso, cada edifício tem o seu próprio sistema de vigilância 24 horas por dia para garantir a segurança das instalações e dos seus ocupantes.
Em termos de energia, além de ter um Certificado de Eficiência Energética (CEE), foram instaladas luzes LED em cada edifício e sensores de ocupação para garantir que só são utilizadas quando existem pessoas no edifício. Para além de todas estas medidas, foi realizado um estudo para assegurar a utilização eficiente dos elevadores nas residências Livensa Living, foi instalado um sistema aerotérmico para gerar ACs (em alguns dos edifícios) e os sistemas de ventilação têm mecanismos de recuperação de calor. Esta é uma medida sustentável que melhora consideravelmente o desempenho energético de cada edifício.
Sustentabilidade e iniciativas ambientais
A Livensa Living obteve a certificação BREEAM em toda a sua carteira de residências em Espanha e Portugal, que totaliza 19 estabelecimentos sob as marcas Livensa Living e Livensa Living Studios. Para além das certificações oficiais, destacam-se os esforços dos colaboradores, residentes e convidados para implementarem uma série de melhores práticas.
A partir do programa Life Community Life, a Livensa Living promove inumeras iniciativas de sensibilização como: minimização do consumo/produção nas residências (água, electricidade, resíduos…). E transforma os residentes no que chamam de “Guerreiros da Sustentabilidade”: transformando o conceito ambiental através de workshops, atividades e ações para os encorajar a reciclar, cumprir o Desperdício Alimentar Zero através de aulas de culinária, plantar hortas urbanas ou participar em recolhas de limpeza e replantação de árvores em conjunto com associações locais.. O bem sucedido programa 2nd Life, ou seja, “segunda vida” para roupas e bens domésticos, é muito popular entre residentes e convidados.