Infraestruturas de Portugal recebe 2ª Jornadas Técnicas ‘Inovação em Pavimentação’
A iniciativa realiza-se no dia 18 de Abril, na sede da IP, no Campus do Pragal e irá contar com empresas, académicos e profissionais da área das infraestruturas e pavimentação

CONSTRUIR
TC dá luz verde ao município de Cascais para investimento de 12,5M€
Plataforma big data e AI para reduzir custos energéticos
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
A Infraestruturas de Portugal (IP) recebe as 2ªs Jornadas Técnicas de Inovação em Pavimentação – Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada (RAR): Com o objectivo de abordar as “especificidades do projecto de Inovação que contribui para a sustentabilidade e resiliência das infraestruturas”, a iniciativa realiza-se no dia 18 de Abril, na sede da IP, no Campus do Pragal e irá contar com empresas, académicos e profissionais da área das infraestruturas e pavimentação.
Perante a actual exigência de resiliência das infraestruturas, simultaneamente sustentáveis e de alto desempenho, as soluções de pavimentação seguem cada vez mais a óptica da economia circular com a incorporação de resíduos na sua conceção e construção.
A IP, em parceria com a Universidade Lusófona (UL), desenvolveram uma solução de betumes modificados com borracha reciclada de pneus usados, processo no qual a borracha recebe um tratamento prévio de reação e ativação – industrialmente denominado RAR, que permite uma maior incorporação de borracha nas misturas betuminosas através do procedimento de fabrico denominado via-húmida, sem exigência de equipamento específico e com maior estabilidade. Neste contexto, procedeu-se à implementação de um trecho experimental na rede rodoviária nacional, especificamente na EN10, do km 48+000 ao km 49+600.
Face à avaliação de desempenho deste estudo de caso, a IP e a UL produziram o novo Caderno de Encargos Tipo Obra (CETO) para a IP, que especifica as características dos materiais, os métodos construtivos e o controle de qualidade, definindo critérios de medição com o respectivo dicionário de rubricas e que entrará em vigor ainda em 2023.