Subida dos preços das Casas volta a acelerar em Fevereiro
Em Fevereiro o preço de venda das casas em Portugal (Continental) aumentou 1,5% face ao mês anterior. Esta é a variação mensal mais robusta desde Agosto, invertendo a tendência de suavização das subidas em cadeia dos últimos meses
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em Fevereiro o preço de venda das casas em Portugal (Continental) aumentou 1,5% face ao mês anterior, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. Esta é a variação mensal mais robusta desde Agosto, invertendo a tendência de suavização das subidas em cadeia dos últimos meses.
Contudo, “é, para já, precoce afirmar que o mercado vai retomar o anterior ritmo de valorização, quando os aumentos em cadeia se fixaram quase sempre em torno dos 2,0%”, sublinha Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário. “É necessário vermos o comportamento dos preços nos próximos meses, até porque este resultado de Fevereiro provavelmente ainda não reflecte o impacto das medidas anunciadas pelo Governo para a habitação. Nesta altura, o que sabemos é que continua a haver uma falta estrutural de oferta e que a procura, mesmo que em possível abrandamento, se mantém superior à capacidade de reposição de produto, num desequilíbrio que sustenta a continuidade de subida dos preços”, sublinha.
Em termos homólogos, os preços das casas aumentaram 17,1% em Fevereiro, estabilizando o ritmo de valorização depois de cinco meses a perder fôlego. Recorde-se que a valorização homóloga atingiu um pico inédito de 21,1% em Agosto passado, perdendo, desde então, intensidade, em reflexo do abrandamento nas variações em cadeia.
De acordo com o SIR – Sistema de Informação Residencial, o preço médio de venda das casas no país em fevereiro (considerando um período acumulado de 3 meses), ficou em 2.106€/m2, apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 222.704€.