Albergaria-a-Velha aprova orçamento de quase 29 M€
Desenvolvimento Económico, Educação, Saúde, Habitação, Requalificação Urbana, Desporto e Lazer, Ambiente e Mobilidade são as áreas de investimento previstas no orçamento agora aprovado

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou um orçamento municipal de 28 684 333 euros para 2023. Entre um conjunto de projectos e investimentos estratégicos, que configuram os principais desafios e prioridades para os próximos anos, este abarcam as áreas do Desenvolvimento Económico, Educação, Saúde, Habitação, Requalificação Urbana, Desporto e Lazer, Ambiente e Mobilidade.
No âmbito da Estratégia Local de Habitação para o Município de Albergaria-a-Velha, serão lançados em 2023 importantes concursos e disponibilizados apoios num total de sete milhões de euros para a promoção da habitação. Entre os projectos, é possível destacar a reabilitação de habitação social propriedade do município, bem como a aquisição e construção de novos fogos; o desenvolvimento de programa de arrendamento a custos acessíveis e o apoio a beneficiários diretos e instituições no acesso a medidas concretas.
Na estratégia de desenvolvimento económico, 2023 vai ficar marcado pela conclusão de um arruamento estruturante na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, dotado de modernas infraestruturas e de um conjunto de lotes para a atracção de empresas, bem como pela execução de uma nova via. O projecto de ampliação e requalificação da zona industrial conta com investimentos municipais superiores a 3,7 milhões de euros.
Na requalificação urbana, o destaque vai para a obra da Estação Ferroviária de Albergaria-a-Velha e zona envolvente e a requalificação da antiga Fábrica de Papel de Valmaior. No que diz respeito ao Desporto e Lazer, o Município vai criar um percurso com passadiços, que ligue Valmaior ao Palhal, na zona molinológica do Caima, e aumentar a oferta de equipamentos no Parque Desportivo de Albergaria-a-Velha, com a requalificação dos campos de ténis, a instalação de um novo campo e a construção de um campo de basquetebol. Em termos de vias cicláveis, será dada continuidade à via do Parque da Boca do Carreiro, em Frossos, até Loure.
Na Estratégia de Sustentabilidade “Albergaria-a-Verde” irá avançar-se com o projecto-piloto de bioresíduos, sendo ainda implementado o novo Regulamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Município, que inclui a recolha e tratamento de óleos alimentares usados, resíduos de equipamentos eléctricos e eletrónicos, resíduos volumosos, têxteis, entre outros. De salientar ainda um conjunto de novas normas e considerações relativamente às operações de limpeza urbana.
Na área da Educação dar-se-á continuidade aos projectos de requalificação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha (3.ª fase) e Escola Básica de Branca (2.ª fase), apostando na eficiência energética e melhoria geral do conforto dos espaços educativos. Na área da Saúde, as intervenções mais importantes vão concentrar-se na requalificação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha (2.ª fase) e na construção da nova Extensão de Saúde – USF Beira Vouga.