Athena Advisers comercializa novo projecto em Alfama São João da Praça
O empreendimento, da autoria do atelier Appleton & Domingos Arquitectosque, está a nascer da recuperação de um edifício pombalino do início do século XIX. A construção teve início em Abril e a entrega dos primeiros apartamentos está prevista para o ultimo trimestre de 2023
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Situado num dos locais mais antigos da capital, junto à Sé de Lisboa, e com vistas amplas sobre o Tejo, o projecto de renovação do empreendimento São João da Praça, em Alfama, tem autoria do atelier Appleton & Domingos Arquitectos. A comercialização está a cargo da Athena Advisers.
Segundo Marta Salgado, consultora da Athena Advisers em Portugal, o bairro de Alfama continua a atrair um crescente número de promotores imobiliários para a reabilitação de edifícios antigos, sendo o projecto residencial São João da Praça um exemplo disso. “Alfama é um bairro transformado e em transformação que tem a capacidade de atrair não só muitos turistas, mas também um número crescente de residentes que se sentem fascinados pelo ambiente histórico, a autenticidade, os miradouros e a centralidade do bairro, mas querem viver numa casa com todo o conforto da vida moderna”, explica.
O empreendimento, que está a nascer da recuperação de um edifício pombalino do início do século XIX, irá trazer a este bairro tradicional nove modernos apartamentos com tipologias T1, T2 e dois duplex no último andar. A construção teve início em Abril e a entrega dos primeiros apartamentos está prevista para o ultimo trimestre de 2023.
Exemplo de uma propriedade lisboeta do período Mariano – na transição do século XVIII para o século XIX – o projecto São João da Praça irá manter as pinturas murais e os painéis de azulejos, conservando o seu património histórico e o carácter pombalino. Também nas escadas, os revestimentos serão restaurados e reaplicados.
De modo a tirar partido das vistas sobre o rio a partir do segundo andar, foi reconfigurada a fachada tardoz para acrescentar varandas aos apartamentos.
Já no rés-do-chão será criado um apartamento na parte de trás, no local que antes era uma loja, aproveitando os tectos altos e as grandes janelas apalaçadas. O sótão irá acolher dois apartamentos duplex com mezanino, beneficiando do tecto de altura dupla, da vista e da luz natural nestes últimos pisos.