Athena Advisers comercializa novo projecto em Alfama São João da Praça
O empreendimento, da autoria do atelier Appleton & Domingos Arquitectosque, está a nascer da recuperação de um edifício pombalino do início do século XIX. A construção teve início em Abril e a entrega dos primeiros apartamentos está prevista para o ultimo trimestre de 2023

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Situado num dos locais mais antigos da capital, junto à Sé de Lisboa, e com vistas amplas sobre o Tejo, o projecto de renovação do empreendimento São João da Praça, em Alfama, tem autoria do atelier Appleton & Domingos Arquitectos. A comercialização está a cargo da Athena Advisers.
Segundo Marta Salgado, consultora da Athena Advisers em Portugal, o bairro de Alfama continua a atrair um crescente número de promotores imobiliários para a reabilitação de edifícios antigos, sendo o projecto residencial São João da Praça um exemplo disso. “Alfama é um bairro transformado e em transformação que tem a capacidade de atrair não só muitos turistas, mas também um número crescente de residentes que se sentem fascinados pelo ambiente histórico, a autenticidade, os miradouros e a centralidade do bairro, mas querem viver numa casa com todo o conforto da vida moderna”, explica.
O empreendimento, que está a nascer da recuperação de um edifício pombalino do início do século XIX, irá trazer a este bairro tradicional nove modernos apartamentos com tipologias T1, T2 e dois duplex no último andar. A construção teve início em Abril e a entrega dos primeiros apartamentos está prevista para o ultimo trimestre de 2023.
Exemplo de uma propriedade lisboeta do período Mariano – na transição do século XVIII para o século XIX – o projecto São João da Praça irá manter as pinturas murais e os painéis de azulejos, conservando o seu património histórico e o carácter pombalino. Também nas escadas, os revestimentos serão restaurados e reaplicados.
De modo a tirar partido das vistas sobre o rio a partir do segundo andar, foi reconfigurada a fachada tardoz para acrescentar varandas aos apartamentos.
Já no rés-do-chão será criado um apartamento na parte de trás, no local que antes era uma loja, aproveitando os tectos altos e as grandes janelas apalaçadas. O sótão irá acolher dois apartamentos duplex com mezanino, beneficiando do tecto de altura dupla, da vista e da luz natural nestes últimos pisos.