CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Grupo PARPÚBLICA obteve no ano de 2021 um resultado líquido consolidado positivo de cerca de 137 milhões de euros, superior aos 80 milhões de euros alcançados em 2020 e aproximando-se do resultado do ano de pré-pandemia de 2019 que ascendeu a 139 milhões de euros. O Grupo do Estado “continua a evidenciar uma capacidade de resiliência e flexibilidade, comprovado pelo facto de todos os segmentos de negócio terem apresentado resultados positivos, num ambiente adverso ditado pela pandemia”, sublinha em comunicado.
Para este desempenho, foi importante “a estratégia de organização e gestão do Grupo, revelando tanto a eficiência colectiva da Holding, quanto a eficácia individual das suas participadas”. Com destaque para as actividades ligadas à gestão e promoção imobiliária levadas a cabo pela Estamo, Consest, Baía do Tejo e Fundiestamo.
“Em 2021 o volume de negócios deste segmento correspondeu a um valor global de 68,8 milhões de euros, o que se traduz num aumento acentuado face a 2020 (+18%)”, refere o relatório de contas da holding pública. O volume de negócios foi impactado, na sua maioria, pela contribuição das participadas Estamo e Baía do Tejo, que contribuíram com 96% do volume facturado por esta actividade.
Relativamente aos resultados deste segmento eles atingiram em 2021 cerca de 36,1 milhões de euros, mais 19% que em 2020. Um crescimento devido à venda do antigo Hospital do Desterro, por 10,38 milhões de euros realizada no final de 2021 pela Estamo, mas que se deve também à valorização extraordinária dos activos da Baia do Tejo, designadamente dos seus parques empresariais localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja. Ainda em processo de venda está o território da Margueira, no quadro do desenvolvimento do projecto “Cidade da Água”.
No conjunto, os activos desta área de negócio ascendiam no final de 2021 a 1.297 milhões de euros, +1% que em 2020, salientando-se o acréscimo dos activos da Estamo e da Baía do Tejo, em cerca de 6,8 milhões de euros e 8,9 milhões de euros, respectivamente.
Em 2021, o investimento global do Grupo rondou os 188 milhões de euros, representando um aumento de 29% face ao valor de 2019 (146 milhões de euros).
O Grupo manteve ainda a sua estratégia de redução de endividamento, tendo o passivo consolidado sido reduzido em 707 milhões de euros em 2021, essencialmente suportado pela Holding PARPÚBLICA, a qual registou uma diminuição do endividamento na ordem dos 600 milhões de euros.
No que respeita às contas individuais da Holding PARPÚBLICA, é de destacar o resultado líquido de 2021 de aproximadamente 29 milhões de euros, que se traduz num aumento de 9 milhões de euros face a 2020.
Ainda a nível da Holding, a actividade desenvolvida em 2021 permitiu manter níveis elevados em termos de solvabilidade e de autonomia financeira, com 94% dos activos da Holding financiados por capitais próprios.