Efacec concluiu Metro Ligeiro de Odense
O projecto de 50 M€ integra a tecnologia e as valências das áreas de Transportes, Automação, Transformadores e Aparelhagem, sendo, provavelmente, um dos maiores projectos de engenharia portuguesa na área da mobilidade sustentável
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A Efacec concluiu o Metro Ligeiro de Odense, na Dinamarca, que constituiu um dos maiores projectos de engenharia nacional, bem como o mais complexo e abrangente, ao nível de aplicação de valências, realizado a nível internacional na área da mobilidade pela Efacec.
O contrato, no valor de 50 milhões de euros, foi entregue em Junho de 2017 ao consórcio formado pela Efacec e pelas construtoras COMSA (espanhola) e MUNCK (dinamarquesa). A Efacec foi responsável por desenvolver e instalar a componente electromecânica do projecto, tendo a sua tecnologia sido integrada em todos os sistemas de energia, telecomunicações, sinalização e centros de comando.
Adicionalmente às exigências típicas de um projecto com as características das do Metro Ligeiro de Odense, de elevada complexidade e sofisticação tecnológica, a Efacec teve de dar resposta aosdiversos desafios durante a fase de implementação do projecto. Desde a execução em plena crise pandémica do Covid-19, até à resolução de condicionantes de circulação de pessoas e de trânsito (viaturas e bicicletas), no decurso da obra, numa cidade sem experiência de convivência com um sistema de metro.
O Metro Ligeiro de Odense foi inaugurado no dia 28 de Maio, cinco anos depois do projecto ter sido adjudicado ao consórcio da Efacec. Integra 14 quilómetros de linha, 26 estações de superfície, um centro de comando, 16 veículos e 56 cruzamentos. Estima-se que diariamente serão transportados 35.000 passageiros. É um projecto com soluções integradas nos campos da energia, mobilidade e ambiente, com a conectividade digital presente, áreas core da emprega portuguesa.
“A inauguração do Metro Ligeiro de Odense, é mais uma evidência da competitividade tecnológica da Efacec e da capacidade de execução das nossas equipas, nos mais diversos ambientes. O Metro Ligeiro de Odense é um projecto emblemático na área da mobilidade e é um showroom vivo das diversas competências tecnológicas necessárias à execução de um projecto desta natureza. Todas desenvolvidas e entregues pela Efacec”, refere Ângelo Ramalho, Chairman e CEO da Efacec. “A importância do projecto, a grande diversidade e integração de soluções tecnológicas fornecidas e a execução eficiente do projecto, permitem à Efacec reforçar a sua competitividade e consolidar o seu lugar referência no sector mundial metro-ferroviário”, acrescenta o mesmo responsável.
No portfólio Efacec, o projecto do Metro Ligeiro de Odense é o que integra o maior número de sistemas e valências made by Efacec, designadamente subestações de tracção, catenária, sinalização ferroviária, comunicações, informação ao público, videovigilância, telefonia, sistema de localização de veículos e o centro de controlo. “A Efacec é, a nível nacional, a única empresa com as competências em todas as vertentes tecnológicas exigidas pelo projecto. Para a sua conquista foi essencial o sucesso no Metro de Dublin e de Bergen, assim como de outros projetos emblemáticos na área da mobilidade inteligente e sustentável, desenvolvidos pela Efacec no mercado nacional e internacional”, reforça a propósito Pedro Pinto, director da Unidade de Transportes da Efacec.
A experiência da Efacec no fornecimento de sistemas electromecânicos para Metros e Metros Ligeiros remonta há mais de 25 anos, tendo-se iniciado com o fornecimento de subestações para o Metro de Lisboa. Dessa data até ao momento, os projectos foram-se sucedendo. Em 1997 a Efacec teve uma participação muito significativa na construção da rede do Metro do Porto, a que se seguiram múltiplos projectos semelhantes em diversas geografias: Messina (Itália), Tenerife e Cádiz (Espanha), Argel, Oran e Constantine (Argélia), Nottingham (Reino Unido), Rio de Janeiro (Brasil), Dublin (Irlanda) e Bergen (Noruega).
Actualmente a Efacec está a participar na construção da Fase 4 do Metro de Bergen (Noruega), da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca) e da extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto (Portugal).