Loureshopping e Riosul Shopping com certificação BREEAM
Os dois centros comerciais localizados na região da grande Lisboa receberam a certificação BREEAM, com a classificação de Excelente, nas categorias de Desempenho e de Gestão de Edifícios, na vertente “Em Uso”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O LoureShopping e o RioSul Shopping, geridos e comercializados pela consultora imobiliária CBRE, arrancam o ano de 2022 com distinções feitas por um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente – BREEAM –, com a classificação de Excelente, nas categorias de Desempenho e de Gestão de Edifícios, na vertente “Em Uso”.
Este sistema, desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objectivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.
A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – “Nova Construção”, que monitoriza o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projecto e construção, a de “Em Uso”, que mede o mesmo parâmetro, e que inclui as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo, e a de “Remodelação”.
Esta certificação permite a proprietários e inquilinos avaliarem as práticas de gestão do edifício e desenvolverem planos de acção que permitam a melhoria da mesma, promovendo uma avaliação comparativa com outros edifícios. Através deste sistema, estes imóveis irão beneficiar de uma redução de custos operacionais, redução do impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço da responsabilidade corporativa e, consequentemente, de um aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresas mais sustentáveis.
Para Bernardo Freitas, director da área de Sustentabilidade da CBRE, “a certificação BREEAM permite afirmar uma tendência que se tem vindo a confirmar nos Centros Comerciais geridos pela CBRE, reforçando o empenho de toda a equipa para que se tornem espaços cada vez mais sustentáveis”.
Também na agenda estão os planos de dinamização do Parque Verde, Loures Shopping, onde irão acontecer actividades de lazer e interacção com a Natureza durante o ano, a crescente utilização de materiais recicláveis nas suas operações, bem como a recente abertura deste Centro Comercial a cães, tornando-se Dog Friendly.