Programa Obra Nova ERA regista crescimento de 38% em 2021
O programa de parceria Obra Nova ERA comercializou 300 novos empreendimentos residenciais e cerca de 1.300 imóveis novos ou em construção em 2021, num total de 270 M€

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O programa de parceria Obra Nova ERA comercializou 300 novos empreendimentos residenciais e cerca de 1.300 imóveis novos ou em construção em 2021, o que perfaz um valor total de 270 milhões de euros e representa um aumento de 38% face ao período homólogo.
Porto e Gondomar são os concelhos que registaram um maior número de vendas, ambos com um peso de 9% nas comercializações totais do projecto. Destaca-se ainda Lisboa (6%), Seixal (5%) e Coimbra (5%).
No total, o programa angariou 6.793 imóveis em 2021, com o concelho do Porto a liderar também no segmento das angariações. No Porto, foram angariados 797 imóveis novos ou em construção, o que representa 12% das angariações totais do projecto durante o ano passado. Segue-se depois Lisboa (389) e Vila Nova de Gaia (292).
O resultado da venda de imóveis novos ou em construção através deste projecto representa já cerca de 15% de toda a facturação habitacional da ERA e 28% das angariações habitacionais da rede imobiliária.
“É nítido que o Obra Nova ERA tem um peso cada vez mais significativo para a Rede ERA. Este é um sucesso que advém, em grande parte, dos protocolos de parceria, mas também da nossa aposta em empreendimentos de qualidade, localizados em zonas de excelência e que correspondem às reais necessidades das famílias”, refere Rui Torgal, CEO da ERA Portugal. O responsável acrescenta que “o trabalho que temos vindo a desenvolver é já fortemente reconhecido por promotores e investidores imobiliários, que confiam na nossa experiência para encontrar as melhores oportunidades de negócio. Além disso, o Obra Nova ERA tem também contribuído para colmatar a falta de oferta a nível de imóveis residenciais, tendo sido muito bem-sucedido nesta missão ao lançar empreendimentos um pouco por todo o país”.
Em 2021, dos 300 empreendimentos lançados para o mercado destacam-se: Monsanto Urban Terrace, em Arca d’Água; Acquasolo, no Porto; Edifício Alameda Santiago, Vila Nova de Famalicão; Casas d’Areia, em Vila do Conde e Seixal Baía II, no Seixal.
Desde 2019, foram já comercializados mais de 900 empreendimentos através do Obra Nova ERA e celebrados diversos protocolos de parceria com investidores e promotores imobiliários, que identificam as melhores oportunidades de construção em território nacional, conhecem o perfil de comprador em cada região e aceleraram a comercialização dos empreendimentos através das ferramentas de marketing mais eficazes disponibilizadas pela ERA.