Projecto “Primeira Pedra” conquista European Enterprise Promotion Awards
O projecto, que junta a Assimagra, a Experimenta Design e a Câmara Municipal de Porto de Mós, recebeu o 1º prémio nacional na categoria “Apoio à internacionalização das empresas” dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA)
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Primeira Pedra”, projecto que junta a Assimagra, a Experimenta Design e a Câmara Municipal de Porto de Mós, foi galardoado com o 1º prémio nacional na categoria “Apoio à internacionalização das empresas” dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA).
O projecto alia design, inovação e qualidade às competências existentes no sector da pedra natural para o fortalecimento do valor da pedra portuguesa e da indústria que agrega nos patamares mais competitivos do mercado internacional, reforçando a imagem internacional de Portugal.
Nomes como Álvaro Siza, Amanda Levete, BijoyJain, Souto de Moura, Elemental, Mia Hãgg, Peter Saville, Sagmeister & Walsh; Ronan & Erwan Bouroullec ou Vladimir Djurovic, fazem parte de uma lista de 35 convidados de 15 nacionalidades que já colaboraram com o projecto.
A aliança entre a indústria e o design permitiu o desenvolvimento de mais de 80 aplicações da pedra em duas edições de projecto que enaltecem a qualidade, durabilidade, versatilidade e a elegância cromática da pedra natural nacional e a ampla indústria que está ligada à sua extracção e transformação. Este projecto originou grande visibilidade e impacto neste sector de actividade, localizado geralmente em zonas do interior de Portugal mais desfavorecidas, bem como uma forte aproximação das empresas aos agentes locais, como é o caso da Câmara Municipal de Porto de Mós envolvida na realização da exposição Identidade.
O projecto “Primeira Pedra” junta-se agora a outros dois projectos da Assimagra atribuídos neste mesmo contexto, designadamente o projecto Sustentabilidade Ambiental da Indústria Extractiva no Maciço Calcário Estremenho e StonePT – A Marca de Pedra Portuguesa, em 2015 e 2017, respectivamente. Os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objectivo distinguir as melhores práticas de promoção do empreendedorismo na Europa, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento, crescimento económico e promoção do emprego.