Setúbal: Plano de Pormenor da Frente Norte da Avenida Luísa Todi em consulta
O Plano estabelece regras de ocupação, uso e transformação dos espaços urbanos e define condições de urbanização, edificabilidade e transformação dos edifícios
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Plano de Pormenor da Frente Norte da Avenida Luísa Todi, que se encontra em fase de conclusão, está disponível para consulta e discussão pública após publicação de aviso no Diário da República.
A ferramenta de gestão urbanística da frente norte da principal avenida da cidade de Setúbal encontra-se disponível para consulta pelo período de 20 dias úteis a contar da data de publicação de aviso no Diário da República.
O plano e os documentos que o integram ficam em consulta na Plataforma Colaborativa de Gestão Territorial e, também para reclamações, observações ou sugestões, no site oficial da Câmara Municipal de Setúbal, em www.mun-setubal.pt, em formato digital, e no Atendimento da Divisão Técnica-Administrativa do Departamento de Urbanismo, localizado no Edifício Ciprestes, em formato analógico.
O Plano de Pormenor incide numa área de 6,55 hectares em toda a extensão da frente norte da Avenida Luísa Todi, ou seja, na vertente edificada correspondente ao lado da Praça de Bocage, entre a via de acesso às praias e a linha de caminhos de ferro.
A proposta para abertura da fase de discussão pública desta ferramenta urbanística, aprovada em reunião pública ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 17, prevê, ainda, a realização de uma apresentação do documento à população, num plenário que deverá respeitar o contexto da evolução pandémica no país e o cumprimento das regras sanitárias em vigor à data.
O Plano de Pormenor da Frente Norte da Avenida Luísa Todi estabelece as regras a que obedecem a ocupação, uso e transformação dos espaços urbanos por ele abrangidos e define as condições de urbanização, edificabilidade e transformação dos edifícios, permitindo a sua requalificação e transformação integrada.
O documento, que corresponde ao primeiro plano de pormenor delineado para aquela zona da cidade, determina, igualmente, o que deve ser preservado, o que pode ser transformado e em que condições, em consonância com o que são as servidões administrativas existentes, designadamente no que diz respeito aos imóveis classificados e em vias de classificação e respetiva áreas de proteção.
O plano, que responde a necessidades identificadas no Plano Diretor Municipal de Setúbal, contribui, ainda, para o reforço da identidade urbana própria da área, através da valorização das suas especificidades, além de promover a reabilitação das frentes edificadas, garantindo a viabilidade do documento do ponto de vista urbanístico e económico-financeiro, através de uma abordagem realista e tecnicamente segura nas suas implicações orçamentais.