Portugal é uma smart nation
Smart City Live, o evento digital spin-off da feira de Barcelona Smart City Expo World Congress, já arrancou e Portugal tem sessão marcada para se apresentar como uma smart nation.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Smart City Live, o evento digital spin-off da feira de Barcelona Smart City Expo World Congress, já arrancou e Portugal tem sessão marcada para se apresentar como uma smart nation. Este ano, a pandemia obrigou a organização do encontro a reinventar-se e o resultado é uma versão on-line de dois dias daquele que é o principal evento sobre cidades inteligentes da Europa.
A presença portuguesa no certame acontece através de um evento paralelo, a ter lugar no dia 18 de Novembro, organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e na qual Portugal se apresenta como smart nation. O encontro tem como objectivo demonstrar como o país tem aproveitado a investigação e a inovação existentes para disseminar soluções para cidades inteligentes e sustentáveis a nível mundial, apresentando aquilo que têm sido os factores de mudança no ecossistema smart nacional.
O evento Smart City Live, reúne alguns dos principais especialistas internacionais em assuntos urbanos e smart cities, assim como o testemunho de representantes de cidades de todo o mundo, que se juntam para reflectir sobre os temas actuais mais desafiantes para as cidades. Em destaque, e como não poderia deixar de ser, vai estar a adaptação do ecossistema urbano ao contexto pandémico provocado pela Covid-19.
Parag Khanna, autor, consultor em estratégia global e fundador da consultora estratégica FutureMap, Saskia Sassen, socióloga e autora de, entre outros, The Global City, docente na Universidade de Columbia, Carlo Ratti, especialista internacional em smart cities, director do Senseable City Lab do MIT e actualmente co–chair do World Economic Forum Global Council on the Future of Cities and Urbanization, e Sameh Wahba, director mundial da divisão Urban, Disaster Risk Management, Resilience and Land Global Practice do Banco Mundial, são alguns dos nomes que compõem o programa de amanhã.
Recorde-se que 2020 marcaria a décima edição do SCEWC, uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas às cidades inteligentes. Com a pandemia de Covid-19, o evento presencial é, assim, substituído, estando já agendado o regresso do SCEWC ao pavilhão da Fira Barcelona em 2021, entre os dias 16 e 18 de Novembro.