Balanço “positivo” da Tektónica expõe dinamismo do sector
A feira voltou a decorrer em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal, uma aposta estratégica que tem vindo a reforçar o impacto e o alcance dos dois eventos. Juntas, as feiras ocuparam mais de 45.000 m² de área de exposição, recebendo um total de 33.500 visitantes

CONSTRUIR
Mercado residencial de luxo: Porto, Algarve e Lisboa à frente de principais cidades europeias
Álvaro Siza assina troféu dos Prémios Trienal
Metro de Lisboa: Linha Violeta entre Loures e Odivelas novamente a concurso
The Social Hub dá nova vida ao bairro San Lorenzo em Roma com projecto de 114 M€
Braga com 1062 fogos aprovados em 2024, logo a seguir a Lisboa e Porto
Vulcano promove curso sobre instalação de Piso Radiante
The Editory Collection Hotels abre nova unidade após investimento de 63,8 M€
CML adjudica primeira habitação cooperativa
Home Tailors Real Estate promove evento para profissionais do sector
Balanço “positivo” da Tektónica expõe dinamismo do sector
A 27.ª edição da Tektónica, Feira Internacional da Construção, promovida pela Fundação AIP, encerrou com um balanço “extremamente” positivo, marcado pelo crescimento significativo no número de empresas participantes, quer nacionais quer internacionais, e, sobretudo, pela forte adesão de visitantes profissionais e público em geral.
Realizada entre os dias 10 e 12 de Abril na Feira Internacional de Lisboa, a Tektónica contou com a participação de cerca de 400 expositores, dos quais 15% de origem internacional.
Este ano, a feira voltou a decorrer em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal, uma aposta estratégica que tem vindo a reforçar o impacto e o alcance dos dois eventos. Juntas, as feiras ocuparam mais de 45.000 m² de área de exposição, recebendo um total de 33.500 visitantes, entre profissionais e público em geral, demonstrando a capacidade conjunta de gerar sinergias e potenciar negócios num verdadeiro marketplace dos sectores da construção e do imobiliário.
Para José Paulo Pinto, gestor da Tektónica, “os números alcançados nesta edição, quer ao nível da participação empresarial, quer na mobilização de visitantes, consolidam a feira como uma plataforma essencial para impulsionar o mercado da construção. Destacamos a inovação como pilar transversal a todos os sectores representados, e o compromisso deste evento para valorizar produtos, serviços e equipamentos, bem como promover e distinguir as empresas que apostam em soluções diferenciadoras num mercado em constante evolução”, sublinha o coordenador da exposição.
Novos materiais e novos sistemas premiados
Como já vem sendo habitual a feira voltou a premiar os produtos mais inovadores, nesta edição o prémio “Tektónica Inovação” contou com a participação de 40 empresas/produtos, um sinal claro de que as empresas do sector estão comprometidas com o processo de transformação mais sustentável e digital. Nesta edição foram atribuídos nove prémios e duas menções honrosas.
Assim, a empresa Jeremias venceu na categoria Eficiência Energética com o seu “Genius Ekkoair”, a Pretensa viu o seu “Sistema Resisto 5.9” na categoria Novos Processos Construtivos e a “Válvula Mecânica de Corte automático de Gás” na categoria Novos Materiais.
O “Daikin Cloud Service Residencial” da Daikin Air Conditioning Portugal, foi o vencedor, na categoria de Serviços. A solução “I.Geo Bx” da Nationalrev, na categoria de Máquinas e Equipamentos. E o sistema de fixação “Top Fix System”, da Standard Hidráulica, na categoria Banho.
A Frasa, Equipamentos de Cozinha e Energia, venceu na categoria Cozinhas com o produto “Frasa Naturalair” e a Revigrés na categoria de Pavimentos e Revestimentos com o produto “Tech 3D”. A tecnologia “Bewarm”, da Secil, destacou-se na categoria de Equipamentos de Exterior.
As menções honrosas foram atribuídas à Burger & Cie, com o sistema de instalação de revestimentos “Groove Rail”, na categoria de Pavimentos e Revestimentos, e ao consórcio de empresas constituído pela empresas Perfisa, Gyptec Volcalis, Amorim Cork Solutions e Mapei que desenvolveu o sistema SKINIUM – The Wall System, na categoria Novos Processos Construtivos.