Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’
O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). As candidaturas decorrem até 15 de Maio

CONSTRUIR
Mercado residencial de luxo: Porto, Algarve e Lisboa à frente de principais cidades europeias
Álvaro Siza assina troféu dos Prémios Trienal
Metro de Lisboa: Linha Violeta entre Loures e Odivelas novamente a concurso
The Social Hub dá nova vida ao bairro San Lorenzo em Roma com projecto de 114 M€
Braga com 1062 fogos aprovados em 2024, logo a seguir a Lisboa e Porto
Vulcano promove curso sobre instalação de Piso Radiante
The Editory Collection Hotels abre nova unidade após investimento de 63,8 M€
CML adjudica primeira habitação cooperativa
Home Tailors Real Estate promove evento para profissionais do sector
Balanço “positivo” da Tektónica expõe dinamismo do sector
A Cotec Portugal, o World Trade Center (WTC) Lisboa e o Santander anunciam a segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa que distingue empresas nacionais com estratégias inovadoras para a internacionalização. As candidaturas decorrem até 15 de Maio.
O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). Com esta segmentação, a avaliação das candidaturas é ajustada à maturidade do estádio de internacionalização de cada empresa. O processo de candidatura mantém-se simples e o modelo de selecção é assente em critérios quantitativos, como a taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, protecção da propriedade intelectual e perfil de sustentabilidade. As empresas finalistas passam depois por uma fase de entrevista.
Este ano, o prémio conta com o Santander como novo parceiro estratégico, reforçando a ambição e alcance da iniciativa. A adesão do banco ao prémio está alinhada com a sua estratégia de apoio às empresas na expansão internacional, colocando à disposição de todos os finalistas uma equipa de especialistas presentes em 15 geografias e integrada num ecossistema global, que apoia as empresas no processo de internacionalização, proporcionando um conhecimento aprofundado dos mercados para onde pretendem crescer, bem como acesso a soluções adaptadas às necessidades da sua actividade.
Depois do sucesso da primeira edição, que distinguiu nas diferentes categorias as empresas Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi e a grande vencedora Colquímica Adhesives, esta edição vai ter o seu arranque oficial este mês, no Porto e em Lisboa, com sessões públicas dedicadas à apresentação e exploração dos casos de estudo de vencedores e finalistas anteriores, as quais ocorrerão nos campus de formação de executivos da Católica Business School, Porto Business School e NOVA IMS.
Esta parceria do Prémio Inovação na Internacionalização com as melhores Escolas de formação de executivos reforça a importância da disseminação de boas práticas de gestão e o papel do ‘peer-learning’ na preparação dos líderes empresariais para a formulação de estratégias empresariais de sucesso.
À semelhança da edição anterior, os vencedores contarão ainda com o apoio do WTC Lisboa, que assegura a disponibilização dos serviços e da rede mundial da WTC Association. O objectivo é, em articulação com a Cotec Portugal, o Santander e outros parceiros, apoiar de forma concreta os planos de internacionalização de todas as empresas finalistas e inspirar as restantes a seguirem os seus exemplos.