Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’
O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). As candidaturas decorrem até 15 de Maio

CONSTRUIR
Vendas de alojamentos com crescimento “expressivo”
Ordem dos Arquitectos promove debate com candidatos à Assembleia da República
Plano Director Municipal de Setúbal alterado para “se adaptar a outros planos”
Torel Boutiques anuncia três novas unidades em 2025
Governo lança 95 concursos do PT2030 e assina 800 contratos PRR em Abril e Maio
Metro do Porto destina mais 50M€ à construção da Linha Rubi
Barreiro anuncia investimento de 1,3 M€ para requalificar Torralta; onde quer ver nascer um hotel
InnoWave investe 1M€ na estratégia de inteligência artificial generativa
Gebalis apresenta execução orçamental acima de 99% pelo terceiro ano consecutivo
Imovirtual estabelece parcerias com Photobooking e CASAFARI
A Cotec Portugal, o World Trade Center (WTC) Lisboa e o Santander anunciam a segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa que distingue empresas nacionais com estratégias inovadoras para a internacionalização. As candidaturas decorrem até 15 de Maio.
O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). Com esta segmentação, a avaliação das candidaturas é ajustada à maturidade do estádio de internacionalização de cada empresa. O processo de candidatura mantém-se simples e o modelo de selecção é assente em critérios quantitativos, como a taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, protecção da propriedade intelectual e perfil de sustentabilidade. As empresas finalistas passam depois por uma fase de entrevista.
Este ano, o prémio conta com o Santander como novo parceiro estratégico, reforçando a ambição e alcance da iniciativa. A adesão do banco ao prémio está alinhada com a sua estratégia de apoio às empresas na expansão internacional, colocando à disposição de todos os finalistas uma equipa de especialistas presentes em 15 geografias e integrada num ecossistema global, que apoia as empresas no processo de internacionalização, proporcionando um conhecimento aprofundado dos mercados para onde pretendem crescer, bem como acesso a soluções adaptadas às necessidades da sua actividade.
Depois do sucesso da primeira edição, que distinguiu nas diferentes categorias as empresas Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi e a grande vencedora Colquímica Adhesives, esta edição vai ter o seu arranque oficial este mês, no Porto e em Lisboa, com sessões públicas dedicadas à apresentação e exploração dos casos de estudo de vencedores e finalistas anteriores, as quais ocorrerão nos campus de formação de executivos da Católica Business School, Porto Business School e NOVA IMS.
Esta parceria do Prémio Inovação na Internacionalização com as melhores Escolas de formação de executivos reforça a importância da disseminação de boas práticas de gestão e o papel do ‘peer-learning’ na preparação dos líderes empresariais para a formulação de estratégias empresariais de sucesso.
À semelhança da edição anterior, os vencedores contarão ainda com o apoio do WTC Lisboa, que assegura a disponibilização dos serviços e da rede mundial da WTC Association. O objectivo é, em articulação com a Cotec Portugal, o Santander e outros parceiros, apoiar de forma concreta os planos de internacionalização de todas as empresas finalistas e inspirar as restantes a seguirem os seus exemplos.