
CONSTRUIR
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial que minimiza autonomamente o tempo de inactividade no processo de picking; um inovador sistema robótico para armazenamento multidireccional de paletes e que pode redefinir o padrão de armazenamento inteligente; paletes ecológicas, feitas a partir de resíduos plásticos; caixas isotérmicas reutilizáveis (para transporte de alimentos) e com um “smartchip” que permite informar o que está na carga; e… um sem número de desenvolvimentos técnicos e tecnológicos. Que comprovam que a inovação que faz o sector avançar é feita de pequenas partes que compõem um todo. Puzzle que confluiu durante dois dias para a Exponor, para a 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto.
A feira que reproduz o dinamismo de quase 30 segmentos de actividade da fileira logística encerrou sob o signo do sucesso, comprovado por cerca de 3.114 visitantes profissionais únicos (líderes da indústria, retalho e distribuição, CEO, directores e gestores de logística e embalagem e outros quadros).
O evento, no decorrer do qual 53% das empresas renovaram a sua confiança na organização e reservaram já espaço para 2026, foi palco de um total de 10.777 conexões comerciais. Estes dados “reflectem o posicionamento acertado e consolidado da feira e o interesse gradualmente crescente do mercado pelas soluções apresentadas no evento”, sublinha Óscar Barranco, managing director da Easyfairs Iberia e Diretor da Empack e Logistics & Automation Porto 2025, certo de que a cimeira “tem conseguido, a cada edição, incrementar o nível de dinamismo reconhecido pelos expositores”.
“Houve uma forte presença de empresas que oferecem soluções inovadoras em sustentabilidade (materiais de embalagem ecológicos, tecnologias de reciclagem e processos de produção sustentáveis). E, paralelamente, foi-nos permitido ver como a automação é actualmente um foco do sector, para aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e optimizar a cadeia de abastecimento”, nota Óscar Barranco. “Estes dois dias facultaram perceber como a inteligência artificial está a transformar a logística e a embalagem, inclusive ao prever tendências de consumo. Soluções como algoritmos preditivos, automação de armazéns e análise de dados em tempo real estão a permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem a sua competitividade”, pondera o director da Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Circunstâncias que fazem a equipa de trabalho da Easyfairs estudar a “expansão do evento para novas áreas temáticas, podendo ser uma delas a inteligência artificial aplicada à logística e ao packaging”, revela Oscar Barranco.
Em debate estiveram os desafios das novas regras europeias para a indústria dos plásticos e embalagens; a logística automóvel em transformação e a sua competitividade face ao actual enquadramento comercial global; a dificuldade que a actual instabilidade geopolítica está a trazer às cadeias de abastecimento, isto num momento de procura de maior resiliência, agilidade e inteligência tecnológica; o futuro do sector têxtil perante o repto da sustentabilidade ambiental; as tendências e a inovação no packaging do sector vinícola; as novas competências dos profissionais de logística na era da inteligência artificial; a ascensão dos parques logísticos; e, sem esquecer, a digitalização nas operações logísticas do retalho.
A 9.ª edição da exposição assistiu também à introdução de novas iniciativas de networking, como sessões de matchmaking através da nova app do evento. Uma funcionalidade que permitiu a expositores e visitantes conectarem-se de forma mais eficiente, facilitando o agendamento de reuniões, a troca de contactos estratégicos e a criação de oportunidades de negócio personalizadas. A 10.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto ficou desde já agendada para 22 e 23 de Abril do próximo ano.