Ferrovia: Adjudicada empreitada do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão
A empreitada insere-se no plano de modernização da Linha da Beira Alta e conta com um investimento de 74,7 M€
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Foram adjudicados os trabalhos de modernização do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão, na Linha da Beira Alta, e de Construção da Concordância da Mealhada. A empreitada, com um investimento no valor de 74,7 milhões de euros aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%, tem um prazo de execução de 810 dias. Actualmente, está, ainda, pendente o respectivo visto prévio do Tribunal de Contas.
A adjudicação para o troço Pampilhosa – Santa Comba Dão (onde não está incluída a estação da Pampilhosa), “além de assegurar a modernização do mesmo, integra ainda a construção de uma nova linha, denominada Concordância da Mealhada, que permitirá uma movimentação do serviço ferroviário, no sentido Norte-Sul, directa da Linha do Norte para a Linha da Beira Alta, proporcionando à rede ferroviária nacional um aumento de capacidade na sua gestão”, informa em comunicado a Infraestruturas de Portugal.
Com a conclusão das intervenções previstas no âmbito da modernização da Linha da Beira Alta, prevê-se alcançar uma redução de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046 e, ao mesmo tempo, aumentar em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta Linha.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projecto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.