Socicorreia e AFA investem um total de 55 M€ em Lisboa
Através da Varino, empresa criada pela dupla madeirense, acabam de concluir o segundo edifício e preparam já o início das obras do terceiro edifício residencial de luxo
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Varino, empresa detida pelos grupos madeirenses Grupo AFA e Socicorreia concluiu a obra do edifício “Varino 02”, localizado no nº 81 da Avenida da República, junto ao Campo Pequeno. Num investimento de 18 milhões de euros, o “Varino 02” conta com um espaço comercial, 30 apartamentos acima do solo em tipologias T1, T2, T3 e T4, distribuídos em 10 pisos de um edifício com certificação energética classe A, e 4 pisos de estacionamento abaixo do solo.
Este é já o segundo edifício destinado à habitação em Lisboa com a marca Varino, promovido em conjunto pela Socicorreia e pela AFA, que visa o segmento residencial de luxo. Em 2019 foi, também, inaugurado o “Varino 01”, localizado na Avenida Marquês de Tomar, num investimento de 21 milhões de euros. Também direccionado para o segmento residencial com tipologias T1, T2, T3, T4 e T5, conta ainda com dois espaços comerciais de 266 m2 e 340,85 m2.
Aposta na reabilitação
Com projecto dos arquitectos Francisco Monteiro e Artur Vilaça, do gabinete interno de Estudos e Projectos da Socicorreia, o edifício “Varino 02” foi totalmente reabilitado, à excepção da sua estrutura que mantém a construção original, e detém uma arquitectura moderna com aplicação de materiais de alta resistência e durabilidade que implicam baixos custos de manutenção e conservação no futuro.
Com esta obra, a Varino atinge os 55 milhões de euros de investimento no Continente, mas pretende continuar a reforçar a sua posição. Neste sentido, anunciou, ainda, o início da construção de mais um edifício, o “Varino 03”, na Avenida 5 de Outubro, com um investimento de 20 milhões de euros. À semelhança dos outros edifícios Varino, também este visa a reabilitação do imóvel já existente mas mantendo toda a estrutura do edifício
A Varino foi fundada em 2016, resultado de uma sólida relação de confiança entre o Grupo AFA e a Socicorreia, cujos investimentos globais em projectos habitacionais e de hotelaria ascendem a 300 milhões de euros na Madeira e em Lisboa.
Marca “Edifícios Século XXI”
A Socicorreia detém projectos na Madeira, Açores, Lisboa e Braga, nas áreas da habitação e turismo. Em 2019 fechou com uma facturação de 45 milhões de euros e, este ano, apesar da pandemia, prevê ultrapassar os 50 milhões de euros. A pensar na habitação de luxo, criou a marca própria “Edifícios Século XXI”, cujo investimentos já ascendem aos 200 milhões de euros. Os empreendimentos, na Madeira e em Lisboa, possuem “uma arquitectura inovadora e aplicação de materiais modernos de alta resistência e durabilidade, voltados para a sustentabilidade ambiental, eficiência energética e térmica”. Em Lisboa, iniciou, recentemente, a construção do “Edifício Século XXI 16”, num investimento estimado de 6,8 milhões, depois de já ter concluído o “Edifício Século XXI 15” e o “Edifício Século XXI 11”.
Ao nível da hotelaria, vai dar início, ainda este ano, ao seu primeiro grande investimento hoteleiro – o Boutique Hotel – no centro histórico de Braga.