Setúbal: Responsáveis reúnem para lançar as “bases gerais” da ‘Cidade do Conhecimento’
Este primeiro encontro, que contou com Sam Pitroda através de teleconferência, “serviu para partilha e debate de ideias e propostas” que vão definir a futura ‘Cidade do Conhecimento’”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Conselho Consultivo do Plano Estratégico da ‘Cidade do Conhecimento’ de Setúbal reuniu-se, pela primeira vez, para lançar as bases gerais da implementação deste projecto inovador, Sam Pitroda, fundador do The Pitroda Group, promotor do projecto, participou através de teleconferência.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal, que integra o Conselho Consultivo, referiu que este primeiro encontro “serviu para partilha e debate de ideias e propostas, bem como a discussão das linhas gerais que vão definir a futura ‘Cidade do Conhecimento’”.
“A Cidade do Conhecimento vai criar um cluster de conhecimento capaz de atrair investimento de todo o mundo”, salientou Sam Pitroda, sublinhando que o projecto é um passo importante e significativo para a modernização dos actuais paradigmas de desenvolvimento económico da região e, consequentemente, do País”.
A presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, também presente na reunião destacou que a futura Cidade do Conhecimento, para a qual ainda será necessário “partir muita pedra” para que se torne realidade, será algo “único no País” e capaz de reunir “experiências que podem ser replicadas noutros territórios”.
A criação de uma plataforma capaz de concentrar geograficamente os stakeholders de um determinado sector, potenciando a troca de conhecimentos de modo eficaz, é outro dos objectivos da ‘Cidade do Conhecimento’ de Setúbal.
Além do The Pitroda Group e da CMS, o Conselho Consultivo é constituído pelas cinco juntas de freguesia do concelho, Assembleia Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, AICEP Portugal Global, AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa.
BlueBiz Global Park, Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Fundação Escola Profissional de Setúbal e Instituto Politécnico de Setúbal também integram o Conselho Consultivo.
Este primeiro encontro, que incluiu a presença de Gustavo Miedzir, representante de Sam Pitroda em Portugal, realizou-se cinco meses depois da assinatura do protocolo de cooperação entre o município de Setúbal e o grupo de Sam Pitroda para a elaboração do Plano Estratégico da Cidade do Conhecimento.
Além da articulação funcional e urbanística com a cidade, o plano, que está a ser elaborado pela consultora CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, identificará as áreas de conhecimento adequadas aos objectivos e à realidade de Setúbal e da região.
À Câmara Municipal de Setúbal compete, entre outros objectivos, elaborar um Plano de Pormenor que permita a implantação das infraestruturas previstas, fase que ocorrerá apenas depois do The Pitroda Group assegurar a sustentabilidade económica e financeira do projecto, nomeadamente, através da angariação de investidores.
O projecto promovido pelo The Pitroda Group, prevê a edificação de escritórios, área residencial, hotel, centro de conferências, hospital, escolas e universidades, zonas comerciais, parques de estacionamento, assim como pólos de lazer, arte e cultura, numa área de 180 hectares na zona do Vale da Rosa.
Satyan Pitroda, de 77 anos, conhecido como Sam Pitroda, é engenheiro, inventor e empresário do sector das telecomunicações, tendo desempenhado as funções de consultor do primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi durante quase uma década.
Nos últimos quarenta anos, manteve actividade no sector das telecomunicações na Europa, Estados Unidos da América e Índia, tendo colaborado com a Internacional Telecom Union no desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações em países em vias de desenvolvimento.