Construtora Garcia Garcia mantém trajectória de crescimento
No final de 2019, volume de negócios da empresa ultrapassou a barreira dos 84 milhões de euros. A construtora, com sede em Guimarães, regista ganhos sucessivos desde 2010.

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A Garcia Garcia, construtora nacional especializada no Design and Build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, fechou 2019 com uma facturação superior a 84 milhões de euros, registando um crescimento de 16,1%, face ao ano transacto. A empresa de Guimarães que no ano passado assumiu obras para entidades como o Lidl, Kirchhoff Automotive, VNC, Milestone, entre outras, tem vindo a assinalar ganhos sucessivos desde 2010.
O grupo, que conta actualmente com 175 trabalhadores, regista um crescimento acumulado de 58,8% nos últimos dois anos. Para o que contribuiu a estratégia sustentada e estruturada, o investimento na capacitação dos quadros da empresa, na agilidade organizacional e no desenvolvimento de uma estrutura flexível e polivalente. Cerca de metade dos seus clientes são empresas multinacionais, representando 70% do volume de negócios de 2019.
Dedicada ao design and build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, é no sector industrial e logístico que a Garcia Garcia tem a sua maior alavanca, com esta área de negócio a representar 70% do volume de negócios de 2019. A construtora tem contribuído desta forma para a operacionalização de um investimento global de várias dezenas de milhões de euros e para a criação de novos postos de trabalho.
“Sempre tivemos um denominador comum, que foi o nosso core business. É por isso natural que projectos industriais e logísticos assumam um maior peso no nosso volume de negócios. Não obstante, temos vindo a reforçar em outras áreas, como a construção residencial e o hospitality, nas quais temos vindo a desenvolver projectos cada vez mais relevantes”, realça Miguel Garcia, administrador da empresa.
Do portefólio de obras de 2019 da Garcia Garcia fazem parte projectos diversificados como o novo entreposto logístico da cadeia de retalho Lidl, em Santo Tirso, a construção da nova sede e edifício de escritórios do Grupo Vigent na Trofa – nomeado pelos Prémios Construir 2019 na categoria para Melhor Edifício de Escritórios -, a ampliação da multinacional alemã do ramo automóvel, Kirchhoff Automotive, em Ovar, a edificação das novas residências universitárias da Milestone no Porto e em Cascais; entre outros.