Governo investe mais de 5 M€ em infraestruturas para a GNR e PSP
As novas estruturas estão previstas para os concelhos de Oliveira de Azemeis, Sesimbra, Palmela, Murça, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Covilhã
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
São sete os municípios abrangidos pelos protocolos de colaboração, homologados, entre Abril e Maio, com o Ministério da Administração Interna, para construir e modernizar postos da GNR e uma esquadra da PSP. As obras, que envolvem nove empreitadas, têm um valor de investimento superior a 5 milhões de euros.
Estes protocolos, celebrados no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança (LPIEFSS) do Ministério da Administração interna (MAI), atribuem às autarquias a responsabilidade de elaborar os projectos de execução das obras.
Após concluída esta fase, com a aprovação dos referidos projectos de execução da responsabilidade do MAI, serão celebrados contratos interadministrativos para concretizar as empreitadas – cujas despesas, incluindo a fiscalização e a coordenação de segurança e obra, serão maioritariamente reembolsadas pelo Ministério.
Em Abril foram homologados protocolos com as Câmaras Municipais de Oliveira de Azeméis e de Sesimbra, para a construção do posto territorial da GNR na freguesia de Cesar, num terreno cedido pela autarquia. O projecto de execução deverá estar concluído até Outubro e o investimento estimado é de 1,075 milhões de euros e para a construção do posto territorial da GNR na Quinta do Conde, respectivamente. Neste caso, estão ainda a ser apurados o prazo de execução e o valor do investimento.
Os restantes projectos foram homologados já em Maio e visam outras sete estruturas. Neste caso, com a Câmara Municipal de Murça, para a reabilitação de um edifício autárquico para instalar o posto territorial da GNR na vila. O projecto de execução da obra deverá estar concluído até ao início do próximo ano e com um investimento estimado de 875,4 mil euros (sem IVA). Com a Câmara Municipal da Covilhã foram assinados dois protocolos, um relativo ao posto territorial da GNR em Unhais da Serra e outro sobre o posto territorial da Guarda em Tortosendo. Ambos os projectos de execução deverão estar concluídos até ao final de Março de 2021. Com a Câmara Municipal de Palmela, para a construção de um posto territorial da GNR no Poceirão, dado o mau estado de conservação das actuais instalações. O projecto de execução da obra, num terreno cedido pela autarquia e estimada em 1,075 milhões de euros (sem IVA), deverá estar concluído até ao início do próximo ano. Com a Câmara Municipal de Gondomar, para remodelação do posto territorial da GNR. Por proposta da autarquia, o espaço da antiga Escola Básica da Belavista nº.1 vai ser remodelado e adaptado para acolher as novas instalações da Guarda. O projecto de execução deverá estar concluído até ao início de 2021. Com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, para a construção do posto territorial da GNR em Arcozelo. Os custos desta obra, ainda em fase de estudo prévio, serão suportados pela autarquia e, ainda, outro protocolo que visa a continuidade ao processo de reabilitação da esquadra da PSP em Oliveira do Douro. Estando em curso as obras de recuperação do exterior do edifício, considerou-se necessário reabilitar parcialmente o seu interior.