Porto Office Park no mercado com gestão da Engexpor
O Porto vai ganhar mais 31 mil m2 de escritórios. O investimento é do grupo Violas Ferreira, a construção da Mota Engil e a gestão de obra e fiscalização da Engexpor.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Está em fase de conclusão o projecto de escritórios Porto Office Park (POP), promovido pelo grupo Violas Ferreira, na zona da Boavista, no Porto. A gestão de projecto e obra esteve a cargo da Engexpor que ao longo dos últimos 25 meses acompanhou os trabalhos de construção, com execução das obras a cargo da Mota-Engil.
A Engexpor foi ainda seleccionada pelo grupo Violas Ferreira para coordenar e fiscalizar as obras de fit-out necessárias à instalação dos inquilinos, encontrando-se já em curso trabalhos em vários pisos.
Localizado na principal zona de negócios do Porto e uma das mais centrais desta cidade, o POP é constituído por dois edifícios, cada um com 9 pisos acima do solo, que no total disponibilizam 31.500 m² de escritórios. Houve ainda a preocupação de criar espaços amplos e flexíveis, com cerca de 1.800 m² por piso, divisíveis em 4 fracções. Abaixo do solo, foram construídos 18.855 m² destinados a parqueamento, com 600 lugares para carros (com posto de carregamento eléctrico) motas e bicicletas.
“O Porto Office Park é um dos projectos de escritórios mais singulares em que estamos envolvidos na região do Porto, com características pioneiras a nível dos serviços que oferece à sua comunidade empresarial na zona prime da cidade. É ainda um edifício sustentável, com elevada qualidade arquitectónica e de construção, atributos que farão dele um marco na nova geração de escritórios. Estamos muito satisfeitos por termos ajudado a dar vida a um projeto tão peculiar”, refere Miguel Alegria, CEO da Engexpor.
As soluções adoptadas para o projecto e construção dos edifícios e respectiva envolvente, valeram-lhe a atribuição da certificação energética “Classe A” e a certificação internacional de sustentabilidade BREEAM, com a classificação “Excelente”.
O POP está inserido numa extensa área verde de 15.000 m², um local privilegiado que estabelece a ligação entre o interior e o exterior dos imóveis e acolhe vários equipamentos para usufruto das empresas residentes, como restaurante, serviços de apoio, ginásio e 3 campos de padel. Além de um lounge com 300 m², os edifícios incluem auditório, salas de reunião e eventos com capacidade para 200 pessoas, uma cafetaria com 250 lugares no interior e 100 ao ar livre e ainda serviços de concierge, estando a gestão do empreendimento a cargo da POPeats e todos os serviços acessíveis a partir de uma aplicação digital móvel.
O projecto de arquitectura é assinado pela Broadway Malyan e a engenharia pela A400, os edifícios são revestidos a vidro e lâminas de alumínio com sistema de sombreamento. Além de uma fachada emblemática que proporciona vista panorâmica sobre a cidade, esta solução garante o controlo solar, reduzindo o consumo de energia.