MatosinhosHabit requalifica conjunto habitacional do Bairro dos Pescadores
A intervenção pretende melhorar as condições habitacionais das 104 fracções. A obra tem início no final deste ano
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Conjunto Habitacional do Bairro dos Pescadores vai ser alvo de uma profunda requalificação ao nível dos edifícios e dos espaços exteriores. A intervenção pretende melhorar as condições habitacionais dos moradores que colaboraram de forma activa com diversas sugestões de melhoramentos, posteriormente incluídas no projecto. A obra tem inicio marcado para o final do ano.
Composto por propriedade mista, o Bairro dos Pescadores engloba 104 fracções, divididas entre habitações municipais e privadas. Os domicílios municipais serão alvo de intervenção directa por parte da MatosinhosHabit, ao passo que as habitações privadas poderão beneficiar de financiamento no âmbito do “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, sendo a formalização das candidaturas apoiada por uma equipa técnica da empresa municipal a fim de agilizar e acompanhar todo o processo.
Para que o projecto correspondesse às expectativas e necessidades dos habitantes, a MatosinhosHabit auscultou a população residente que contribuiu com diversas sugestões de intervenção, designadamente em termos de melhoria do pavimento das ruas, dos espaços verdes e jardins, dos passeios e do acesso às entradas das habitações, da organização dos lugares de estacionamento e da redução das barreiras arquitectónicas.
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, salienta que “para nós era essencial ouvirmos os moradores e ficar a par do grau de satisfação e de insatisfação de quem vive neste bairro há muitos anos. Só com este contributo, obviamente em sintonia com o arquiteto responsável, o projecto se poderia desenvolver para que as melhorias de requalificação beneficiassem o bem-estar dos seus habitantes.”
Assim, e numa primeira fase, serão intervencionados os espaços envolventes nomeadamente em termos de arquitectura, estabilidade, iluminação pública, telecomunicações, águas pluviais, segurança e saúde, gás e resíduos. Posteriormente, realizar-se-ão as intervenções nos blocos municipais e nas habitações privadas candidatas ao programa 1º Direito.