MatosinhosHabit requalifica conjunto habitacional do Bairro dos Pescadores
A intervenção pretende melhorar as condições habitacionais das 104 fracções. A obra tem início no final deste ano

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
O Conjunto Habitacional do Bairro dos Pescadores vai ser alvo de uma profunda requalificação ao nível dos edifícios e dos espaços exteriores. A intervenção pretende melhorar as condições habitacionais dos moradores que colaboraram de forma activa com diversas sugestões de melhoramentos, posteriormente incluídas no projecto. A obra tem inicio marcado para o final do ano.
Composto por propriedade mista, o Bairro dos Pescadores engloba 104 fracções, divididas entre habitações municipais e privadas. Os domicílios municipais serão alvo de intervenção directa por parte da MatosinhosHabit, ao passo que as habitações privadas poderão beneficiar de financiamento no âmbito do “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, sendo a formalização das candidaturas apoiada por uma equipa técnica da empresa municipal a fim de agilizar e acompanhar todo o processo.
Para que o projecto correspondesse às expectativas e necessidades dos habitantes, a MatosinhosHabit auscultou a população residente que contribuiu com diversas sugestões de intervenção, designadamente em termos de melhoria do pavimento das ruas, dos espaços verdes e jardins, dos passeios e do acesso às entradas das habitações, da organização dos lugares de estacionamento e da redução das barreiras arquitectónicas.
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, salienta que “para nós era essencial ouvirmos os moradores e ficar a par do grau de satisfação e de insatisfação de quem vive neste bairro há muitos anos. Só com este contributo, obviamente em sintonia com o arquiteto responsável, o projecto se poderia desenvolver para que as melhorias de requalificação beneficiassem o bem-estar dos seus habitantes.”
Assim, e numa primeira fase, serão intervencionados os espaços envolventes nomeadamente em termos de arquitectura, estabilidade, iluminação pública, telecomunicações, águas pluviais, segurança e saúde, gás e resíduos. Posteriormente, realizar-se-ão as intervenções nos blocos municipais e nas habitações privadas candidatas ao programa 1º Direito.