CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Conversas de Elevador” é a mais recente campanha da OTIS direccionada aos moradores no âmbito da reabilitação nos grandes centros urbanos. O objectivo passa por dar a conhecer as novas soluções de mobilidade para edifícios novos e antigos existentes.
Os bairros de Alvalade, Areeiro, Campo de Ourique e São Sebastião, em Lisboa, foram os escolhidos para iniciar as primeiras “Conversas de Elevador”. Zonas da cidade onde muitos edifícios precisam de obras de reabilitação e onde residem muitas famílias com filhos, mas também pessoas com uma idade mais avançada. São por isso zonas onde a substituição dos elevadores por modelos mais sustentáveis ou até mesmo a colocação de novos onde ainda não existem são uma oportunidade para a empresa.
De acordo com Filipe Oliveira, director de Novos Equipamentos da OTIS, “as construções portuguesas mais antigas, na sua maioria, não foram pensadas nem concebidas tendo em consideração a realidade que vivemos hoje. Ainda nos tempos que correm não se constrói sempre pensando nas necessidades futuras ou nos riscos específicos a cada situação”. E dá como exemplo o facto de, ainda hoje, ser recorrente existirem “lacunas no cumprimento de medidas anti sísmicas ou na garantia de acesso ao elevador a pessoas com mobilidade reduzida”.
Com base nas necessidades identificadas, a OTIS desenvolveu dois produtos: o GEN2Swtich Solar e o GEN2Flex+. “Com uma tecnologia regenerativa de energia, estes elevadores maximizam a eficiência energética quando instalados e associados a painéis solares fotovoltaicos, que permitem utilizar o elevador recorrendo a energia solar”. No âmbito da reabilitação em edifícios mais pequenos “oferece a possibilidade de instalar um elevador onde antes era impossível através de uma maior flexibilidade na adaptação ao espaço já existente e economiza os custos de construção”. Desde que a tecnologia Switch começou a ser desenvolvida a OTIS conta já com 500 unidades comercializadas em Portugal, incluindo Açores e Madeira.
“Relativamente a exemplos práticos, temos alguns estudos, sobretudo desenvolvidos pelo sector hoteleiro, que colocaram em vigor projectos de construção sustentável alicerçados em eficiência energética. Assim sendo, é possível exemplificar que um dos nossos clientes deste ramo substituiu os elevadores que serviam o edifício por produtos OTIS com a nova tecnologia gen2, o que fez com que passasse a consumir apenas 36% do que consumia no passado em termos homólogos, comparando os novos equipamentos com os antigos. A este facto acresce que foi verificada que a taxa de ocupação para o mesmo período cresceu quase 15 p.p., tendo o elevador, por conseguinte, tido mais solicitações que no período homólogo anterior”, esclarece Filipe Oliveira.
Esta é uma primeira fase de uma campanha “que pode vir a ser alargada a outros bairros e zonas de Lisboa”, assim como a “outras zonas do País”, reforça ainda o director de Novos Equipamentos da OTIS.