Gestão sustentável permitiu à Sonae Sierra poupar 25 milhões de euros
A redução dos custos operacionais em 2018 foi o resultado das de medidas de eficiência de gestão de energia, de água e de resíduos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A implementação de medidas de eficiência de gestão de energia, de água e de resíduos, ao longo dos últimos 16 anos, permitiu à Sonae Sierra evitar 25 milhões de euros em custos operacionais em 2018, ano em que a empresa apresentou também resultados financeiros muito positivos.
“Estes resultados demonstram o sólido desempenho da Sonae Sierra e a implementação bem-sucedida da sua estratégia, a par da capacidade da empresa de criar valor partilhado através de respostas a desafios relacionados com a sustentabilidade”, refere a Sonae Sierra em comunicado.
Há mais de 20 anos que a Sonae Sierra assumiu um compromisso com o ambiente e a sociedade ao apostar na implementação de medidas de eficiência na gestão de energia, água e resíduos, na melhoria da segurança e saúde e na integração da sustentabilidade na sua estratégia de negócio. Em 2018, a empresa melhorou a ecoeficiência dos seus centros comerciais na maioria dos indicadores-chave, tendo cumprido, nesse ano, 86% dos seus objectivos de sustentabilidade, nomeadamente ao nível das emissões de Gases com Efeito de Estufa, que reduziram 9,1%, a diminuição do consumo de electricidade em 2,8% e o aumento da percentagem de reciclagem de resíduos, que cresceu 3%.
Comparativamente com anos anteriores, a Sonae Sierra melhorou em 21% a eficiência na utilização de água, desde 2003 e melhorou em 49% a eficiência no consumo de electricidade, desde 2002. A taxa de reciclagem aumentou 248% desde 2002 e a percentagem de resíduos enviados para aterro diminuiu 69%, desde 2007. Adicionalmente, a empresa reduziu as emissões de GEE em 81% desde 2005.
Em termos de certificações, a Sonae Sierra obteve a certificação ISO 14001 de gestão ambiental em 26 projectos em desenvolvimento e em 52 dos seus activos em operação. Assim como a certificação OHSAS 18001 de gestão de segurança e saúde em 10 projectos em desenvolvimento e em 48 dos seus activos em operação e oito certificações BREEAM.
Em 2018, a Sonae Sierra recebeu ainda o Prémio Silver Stevie, na categoria “Inovação do Ano na Indústria de Energia”, na 15.ª edição anual dos International Business Awards, pela implementação do “Programa Bright – Melhorar a pegada de carbono no mercado imobiliário”.
A nível operacional, a Sonae Sierra apresentou resultados muito positivos, com um Resultado Líquido de 110 milhões de euros em 2018. Para o efeito vendeu activos com um valor bruto de cerca de 600 milhões de euros, o que gerou ganhos significativos, viu o EBIT dos serviços crescer 11% face ao ano anterior, investiu mais de 165 milhões de euros em expansões, como a do NorteShopping, bem como, no desenvolvimento de dois outlets em Espanha e na Grécia e na construção de um novo centro comercial na Colômbia, que abriu no passado mês de Fevereiro.