Investidores da Housers financiam primeira residência universitária no Algarve
O projecto consiste na concessão de um empréstimo para a compra de um edifício com 521 m2 para construção de 25 quartos para estudantes

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A plataforma de crowdfunding imobiliário Housers oferece pela primeira vez aos investidores portugueses a oportunidade de investir no desenvolvimento de uma nova residência universitária no Sul do País. Um edifício com dois andares localizado no centro de Faro, irá dar lugar a uma residência com capacidade para 59 estudantes.
Com o objectivo de angariar 550 mil euros, através de crowdfunding, o projecto consiste na concessão de um empréstimo a um promotor imobiliário para a compra de um edifício com uma área total de construção de 521 m2, que vem colmatar a falta de alojamento para estudantes na capital algarvia. A uma curta distância da universidade do Algarve, o imóvel será transformado numa residência com 23 quartos individuais e partilhados, bem como instalações de uso comum, como salas de estudo, sala de estar, biblioteca, piscina e ginásio.
Trata-se de uma oportunidade de tipo “Taxa Fixa Arrendamento”, sendo que os investidores que entrarem neste projecto receberão todos os meses a taxa de juro acordada com o promotor desde o primeiro mês, seguido da respectiva amortização do empréstimo. A rentabilidade total esperada é de 25% em 60 meses, correspondente a uma taxa anual de 5%.
Segundo João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Portugal, “este projecto representa uma dupla estreia da Housers em Portugal: não só é a primeira vez que financiamos uma residência de estudantes como é a primeira vez que lançamos um projecto no Algarve. Desde o lançamento no em Outubro de 2017, já disponibilizamos oportunidades de financiamento de hotéis, construção de urbanizações e casas e temos sentido um reforço da confiança dos investidores e promotores na nossa plataforma. A finalidade deste empréstimo tem tido uma aceitação bastante positiva, sendo que em cerca de 48 horas depois do projecto ter sido lançado, já tinham sido angariados mais de 56 mil euros, correspondente a 10% do financiamento pretendido”.
Carlos Pinto, sócio da Dear Dynasty, sociedade responsável pelo projecto, explica que “percebemos que a oferta de alojamento universitário nesta zona não era a mais apropriada para os milhares de alunos que entram na universidade todos os anos, por isso decidimos proporcionar-lhes as condições necessárias para se estabelecerem na cidade de Faro. Apresentámos o projecto à banca, mas dado que o montante e as condições de financiamento não eram compatíveis com o desenvolvimento deste projecto, recorremos ao crowdfunding como forma rápida e fácil de obter o financiamento que precisamos”.