CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Chama-se “Alfacinha”, é da autoria da Larus Design e está instalado no Cais do Sodré, em Lisboa.
Inspirado nos tradicionais quiosques de Lisboa do início do século XX, o “Alfacinha”, desenhado por Jorge Trindade, exprime, “através das suas linhas contemporâneas estilizadas, o romantismo e a fantasia que deram às praças e jardins de Lisboa uma identidade que respeita, não só a arquitectura pombalina, como também os velhos e tradicionais jardins clássicos”, explica a Larus.
O “Alfacinha” exibe uma estrutura em aço e uma cobertura em fibra de vidro e aço, com um tecto falso em contraplacado marítimo e janelas em alumínio. O seu volume “é discreto, apesar das suas grandes dimensões, o que faz com que a sua presença seja respeitadora do espaço urbano edificado. Este equipamento está vocacionado para o comércio alimentar, adaptando-se a várias soluções tipológicas e funcionais”.
O “Alfacinha” é o décimo modelo de quiosque que a Larus Design desenvolveu para Lisboa. Em vários locais da cidade, podem ser encontrados os quiosques “Universal” – o mais antigo, de 28 anos, destinado à venda de jornais e revistas -, “Jardim”, “O Botas” ou “Octus”.
Recorde-se que a Larus é reconhecida internacionalmente por desenvolver soluções de mobiliário urbano inovadoras. A partir da fábrica em Albergaria-a-Velha, a Larus mobila cidades como Lisboa (Parque das Nações, Ribeira das Naus, Alta de Lisboa), Porto (Serralves, Avenida dos Aliados), Madrid (junto à Praça de Cibeles), Casablanca (Medina de Casablanca) Santiago de Compostela (Cidade da Cultura), Luanda (Baía de Luanda e Ilha do Cabo), Génova, Antuérpia, Londres, Dubai, Macau, entre outras.