Investimento de 20M€ para tornar Freeport um outlet de referência
O investimento, na ordem dos 20 milhões de euros, teve com principal objectivo” afirmar o outlet como referência enquanto destino de compras de moda de Lisboa”
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O Freeport Lisboa Fashion Outlet foi alvo de uma reformulação, com uma nova oferta de moda e uma nova praça dedicada à gastronomia. O investimento, na ordem dos 20 milhões de euros, teve com principal objectivo” afirmar o outlet como referência enquanto destino de compras de moda de Lisboa”.
Além disso, com uma aposta no incremento das marcas presentes no outlet pretende-se potenciar o crescimento do volume de negócios do centro em mais de 20%, no próximo ano. Já “este ano o volume de negócio registou um aumento na ordem dos 12%, em relação a 2016”, confirmou Nuno Oliveira, director geral do Freeport Lisboa Fashion Outlet e Business Director Portugal da Via Outlets, a actual promotora deste espaço.
Os novos 35 espaços comerciais obtidos com a reformulação do espaço permitiram ao Freeport totalizar 130 lojas, das quais 10 são espaços de restauração. Actualmente mais de 80% das novas unidades estão já ocupadas, com uma estimativa que este número supere os 90% no ano de 2018.
Além da colocação das novas marcas de moda internacionais referidas, foi também reforçada a oferta do segmento infantil com marcas como a Knot, Chicco, Pili Carrera, assim como o do segmento casa com a Textura e a Le Creuset a juntarem-se à Zwiling. Já a Samsonite reforçou a presença no centro com a abertura de um segundo espaço comercial, com uma nova loja especializada no segmento “rolling luggage”.
Refira-se que algumas das novas marcas escolheram o Freeport Lisboa Fashion Outlet para a abertura da sua primeira loja outlet em Portugal, juntando-se assim ao exemplo da Coach, Hackett, Swarovski e Vans, que também optaram pelo centro para a sua estreia no mercado nacional em outlet.
À reformulação e qualificação da oferta comercial correspondeu, simultaneamente, um reforço na sofisticação do serviço disponibilizado pelo outlet e a profunda intervenção no espaço público que envolveu todo o centro. Os responsáveis pelo projecto foram a JRDV e Stantec, empresas americanas com larga experiência internacional na área de outlets e o gabinete internacional de arquitectura L35.
Com esta reformulação, o Freeport Lisboa Fashion Outlet passa a ter quatro novas áreas principais. A Entrada Principal, que marca de forma inequívoca a entrada no espaço, desenhada para melhor receber os visitantes, e onde se situam os principais serviços de acolhimento e informação. A Praça dos Sabores, que é o ex libris deste projecto de remodelação. Situada no circuito de lojas, no piso zero, e tirando partido de todo o know-how de design e arquitectura este espaço conta com sete restaurantes.A Praça do Eléctrico, onde se alia o moderno ao tradicional e autentico de um típico jardim lisboeta e tem como ponto central a réplica de um eléctrico da Carris, naturalmente o da carreira 28, que acolhe uma cafetaria e dá apoio à esplanada circundante. A Praça Central conta com um novo espaço lúdica, único e desenhado à medida e a Nova área Norte, onde ocorreu a intervenção mais expressiva, com a reconstrução total de edifícios e ostenta agora 30 novos espaços comerciais e onde predominam os edifícios de traça lisboeta com azulejos e calçada portuguesa.