Plano Humano Arquitectos desenha igreja em forma de tenda
Este novo templo, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, assenta numa estrutura de madeira, símbolo também das construções dos escuteiros, protegida apenas por um revestimento em zinco escuro

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Da autoria do atelier Plano Humano Arquitetos (Helena Vieira e Pedro Ferreira), a nova capela do Campo Nacional de Actividades Escutistas (CNAE) em Idanha-a-Nova, pretende valorizar o ambiente intimista do local, aliado ao espírito escutista de comunhão com a natureza.
“Para além do formato de tenda, as formas apontam também para o próprio lenço escutista e o modo como este assenta no pescoço”, explica Helena Vieira, que sublinha também os sentimentos potenciados pelo lugar – “A proteção, o encontro, o silêncio perante a paisagem, tudo é espetacular perante este sistema de vistas tão interessante”.
Pedro Ferreira, que partilha a autoria do projecto, valoriza o ambiente criado sempre que a noite cai. “A luz, que parte de baixo e se projeta no conjunto e na grande cruz, valoriza estas dimensões”. O arquitecto salienta também o trabalho de toda a equipa do seu atelier, e de todos os intervenientes que possibilitaram a concretização da Capela.
Este novo templo, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, assenta numa estrutura de madeira, símbolo também das construções dos escuteiros, protegida apenas por um revestimento em zinco escuro.
A recente inauguração da Capela contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que teve oportunidade de contemplar o espaço e ouvir a explicação do seu conceito pelos arquitectos responsáveis.