Mecanoo conclui primeiro edifício na Coreia do Sul
Segundo o gabinete, a história do mercado e as tradições regionais foram o ponto de partida para o design do edifício que, de acordo com os mesmos, “liga o passado e o presente”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O gabinete de arquitectura holandês, Mecanoo, anunciou a conclusão do seu primeiro edifício na capital da Coreia do Sul. Trata.se da torre de escritórios do Namdaemun, que de acordo com o escritório fundado em Delft, se destaca da envolvente pelas linhas lineares e a cor preta.
Localizado ao lado do antigo portão do Sul da cidade de Seul, o Namdeamun Market é o maior e mais antigo mercado da Coréia do Sul. Administrado desde o seu início, em 1414, pelo governo local, tornou-se um importante destino comercial e uma atracção turística, aberta 24 horas por dia.
Segundo o gabinete, a história do mercado e as tradições regionais foram o ponto de partida para o design do edifício que, de acordo com os mesmos, “liga o passado e o presente”.
Com 14 andares, o “edifício delgado fica elegantemente num terreno de esquina oposto ao mercado” e “a sua aparência monocromática actua como um contrapeso para o colorido da actividade ininterrupta do mercado”, explica o gabinete, salientando que, “os quadros da fachadas criam continuamente atmosferas diferentes, umas vezes filtrando a luz e outras fazendo sombras nos espaços interiores”.
“A relação entre o edifício e a sua envolvente reflecte a passagem do tempo, mudando de dia para noite. Durante o dia, o material da fachada reflecte a luz do sol, enquanto que à noite, o prédio brilha de dentro, revelando o seu padrão de fachada ao mercado e mais além “, disse Francine Houben, sócia fundadora e directora criativa da Mecanoo architecten.