Mecanoo conclui primeiro edifício na Coreia do Sul
Segundo o gabinete, a história do mercado e as tradições regionais foram o ponto de partida para o design do edifício que, de acordo com os mesmos, “liga o passado e o presente”
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O gabinete de arquitectura holandês, Mecanoo, anunciou a conclusão do seu primeiro edifício na capital da Coreia do Sul. Trata.se da torre de escritórios do Namdaemun, que de acordo com o escritório fundado em Delft, se destaca da envolvente pelas linhas lineares e a cor preta.
Localizado ao lado do antigo portão do Sul da cidade de Seul, o Namdeamun Market é o maior e mais antigo mercado da Coréia do Sul. Administrado desde o seu início, em 1414, pelo governo local, tornou-se um importante destino comercial e uma atracção turística, aberta 24 horas por dia.
Segundo o gabinete, a história do mercado e as tradições regionais foram o ponto de partida para o design do edifício que, de acordo com os mesmos, “liga o passado e o presente”.
Com 14 andares, o “edifício delgado fica elegantemente num terreno de esquina oposto ao mercado” e “a sua aparência monocromática actua como um contrapeso para o colorido da actividade ininterrupta do mercado”, explica o gabinete, salientando que, “os quadros da fachadas criam continuamente atmosferas diferentes, umas vezes filtrando a luz e outras fazendo sombras nos espaços interiores”.
“A relação entre o edifício e a sua envolvente reflecte a passagem do tempo, mudando de dia para noite. Durante o dia, o material da fachada reflecte a luz do sol, enquanto que à noite, o prédio brilha de dentro, revelando o seu padrão de fachada ao mercado e mais além “, disse Francine Houben, sócia fundadora e directora criativa da Mecanoo architecten.