Townhouses da Lisbon Green Valley obtêm certificação máxima A++ atribuída pelo LiderA
Com esta certificação, o empreendimento residencial idealizado por André Jordan coloca-se entre os mais sustentáveis da Europa, muito próximo do NZEB (Nearly Zero Energy Buildings) – uma exigência inerente à construção nova a partir de 2021
CONSTRUIR
Município de Albergaria investe perto de 2 M€ em novas habitações
Remax Collection comercializa empreendimento Vision Areeiro
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Crescimento em França eleva facturação da IW Enterprise Portugal
Ceetrus vende 50% da participação do Alegro Sintra por 180 M€
Grupo Arliz: Imobiliário, construção e hotelaria geram crescimento em 2024
Arquitectos catalães assinam construção efémera com carbono negativo
Ricardo Roquette assume liderança de Empreendimentos Residenciais da JLL
Exponor lança inPROJECTA em Fevereiro
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
As Townhouses do Lisbon Green Valley obtiveram a certificação máxima A++ atribuída pelo sistema LiderA. Esta certificação conclui que, as casas do Lisbon Green Valley – nova fase do Belas Clube de Campo – apresentam um desempenho ambiental superior a 90%.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, o Lisbon Green Valley sublinha as soluções adoptadas, que concederam a certificação. Entre elas: “um isolamento térmico e acústico muito acima da média, luz natural em todas as divisões incluindo garagem e casas de banho, equilibrado enquadramento paisagístico, painéis fotovoltaicos que alimentam as baterias, pontos de carregamento eléctrico de carros e separação de águas cinzentas, sistema de aquecimento e arrefecimento de pavimento radiante, painéis solar térmicos, controlo de climatização e eletrodomésticos de categoria A+++”.
“A legislação nesta matéria já é muito exigente, e estas casas superam em quadruplo os requisitos que já são exigidos e isso está patente nos consumos: as Townhouses consomem 11 kw/m2/ano, sendo que uma casa de referência consome em média 108kw/m2/ano”, realça o Professor Manuel Pinheiro, responsável pelo LiderA, referindo ainda que “a Planbelas conseguiu identificar os principais pontos críticos do empreendimento, torná-los em oportunidades através do desenvolvimento de soluções estratégicas bem integradas”
Com esta certificação, o empreendimento residencial idealizado por André Jordan coloca-se entre os mais sustentáveis da Europa, muito próximo do NZEB (Nearly Zero Energy Buildings) – uma exigência inerente à construção nova a partir de 2021.
Para Gilberto Jordan, CEO do André Jordan Group, “O investimento na sustentabilidade e o respeito absoluto pela Natureza são exigências incontornáveis e que estão reflectidas em todos os projectos que desenvolvemos. Tudo foi pensado ao detalhe para reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência energética, resultando em poupanças significativas, uma redução dos custos, para além contribuir para criar um futuro melhor! “
Para o responsável do LiderA, “um dos muito preponderantes eixos da sustentabilidade é o das vivências socioeconómicas, do conforto, da segurança e até da felicidade, e esse é muito evidente no Belas Clube de Campo: hoje as pessoas não compram só uma casa, mas também a integração numa comunidade.”
As soluções que asseguram um boa integração local, recursos, cargas ambientais, conforto ambiental, vivências socioeconómicas e condições de uso sustentável foram as valências avaliadas ao nível do desempenho e nas quais o Belas Clube de Campo obteve a máxima pontuação ao nível do empreendimento.
Recorde-se que o Belas Clube de Campo foi reconhecido em 2008 como a primeira urbanização na Europa a auditar todas as suas habitações, tornando-se na primeira comunidade residencial europeia a responder à directiva europeia da Certificação Energética e a ser certificado segundo as normas de Qualidade e Ambiente NP EN ISSO 9001 e NP EN ISSO 14001.
A aposta na sustentabilidade foi também reconhecida em 2012 com a atribuição da certificação de sustentabilidade A+ segundo as normas do LiderA, a todo o empreendimento, onde marcaram pontos a integração local – solo, ecossistemas naturais e integração paisagística; os Recursos – água, utilização de materiais locais; as Cargas ambientais – resíduos, ruído, iluminação e acústica; boas acessibilidades, mobilidade de baixo impacte, bom desempenho energético, boa construção e excelentes vivências. O Belas Clube de Campo foi o primeiro empreendimento em 2012 a nível nacional a obter certificação de sustentabilidade do LiderA com a classe A+.
De referir ainda que a sua estratégia ambiental permitiu ao golfe do Belas Clube de Campo ser o primeiro campo de golfe da Europa a possuir a bandeira ISO 9001 e 14001 e o primeiro em Portugal e na Península Ibérica a obter a certificação GEO (Golf Environment Organisation), uma distinção internacional de grande notoriedade.
A certificação agora atribuída de A++ na sustentabilidade pelo LiderA às Townhouses, vem colocar novamente o empreendimento entre os verdadeiros casos de liderança e inovação, abrangendo não só o edificado como também os espaços verdes exteriores.