Artigo sobre modelos de PPP vale distinção internacional a docente do Técnico
Professor foi distinguido pelo artigo “Reforming traditional PPP models to cope with the challenge of smart cities” (tradução livre, Reformar os modelos de PPP tradicionais para enfrentar os desafios das cidades inteligentes), que tem como co-autor o professor Miranda Sarmento, do Instituto Superior de Economia e Gestão, e que foi apresentado – e premiado – durante a sexta edição da Conference on the Regulation of Infrastructures, no passado dia 16 de Junho
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Carlos Oliveira Cruz, docente do departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico e investigador do CERIS, recebeu a distinção de Best Paper Award, atribuído pela direcção da Florence School of Regulation.
Em comunicado, o Técnico explica que o professor foi distinguido pelo artigo “Reforming traditional PPP models to cope with the challenge of smart cities” (tradução livre, Reformar os modelos de PPP tradicionais para enfrentar os desafios das cidades inteligentes), que tem como co-autor o professor Miranda Sarmento, do Instituto Superior de Economia e Gestão, e que foi apresentado – e premiado – durante a sexta edição da Conference on the Regulation of Infrastructures, no passado dia 16 de Junho.
“Como vamos gerir infra-estruturas dentro de 30 anos?”, foi a questão de partida que originou a reflexão dos dois professores e da qual, segundo o Técnico, nasce o artigo que reflecte sobre a necessidade de repensar o modelo de gestão e financiamento de infra-estruturas, baseado em parcerias público-privadas, no contexto das cidades inteligentes.
De acordo com Carlos Oliveira Cruz, “o júri referiu que o elemento mais distintivo era o de abrir novos campos de investigação na área da regulação de infra-estruturas”. “O acesso a informação em tempo real da utilização das infra-estruturas (transportes, águas, energia, etc) e da condição destes activos obrigará a novos modelos de gestão, assim como a uma nova forma de se partilhar riscos entre entidades públicas e privadas”, explicou o professor.
Para Carlos Oliveira Cruz, a relevância desta distinção assume um significado ainda maior, se forem tidos em conta “os vários papers de instituições de renome a competirem, como o MIT, EPFL, ETH Zurich, Sorbonne, University of Cologne, etc”. Para Cruz, este prémio “demonstra como em Portugal fazemos investigação ao mais alto nível”.