Artigo sobre modelos de PPP vale distinção internacional a docente do Técnico
Professor foi distinguido pelo artigo “Reforming traditional PPP models to cope with the challenge of smart cities” (tradução livre, Reformar os modelos de PPP tradicionais para enfrentar os desafios das cidades inteligentes), que tem como co-autor o professor Miranda Sarmento, do Instituto Superior de Economia e Gestão, e que foi apresentado – e premiado – durante a sexta edição da Conference on the Regulation of Infrastructures, no passado dia 16 de Junho

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Carlos Oliveira Cruz, docente do departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico e investigador do CERIS, recebeu a distinção de Best Paper Award, atribuído pela direcção da Florence School of Regulation.
Em comunicado, o Técnico explica que o professor foi distinguido pelo artigo “Reforming traditional PPP models to cope with the challenge of smart cities” (tradução livre, Reformar os modelos de PPP tradicionais para enfrentar os desafios das cidades inteligentes), que tem como co-autor o professor Miranda Sarmento, do Instituto Superior de Economia e Gestão, e que foi apresentado – e premiado – durante a sexta edição da Conference on the Regulation of Infrastructures, no passado dia 16 de Junho.
“Como vamos gerir infra-estruturas dentro de 30 anos?”, foi a questão de partida que originou a reflexão dos dois professores e da qual, segundo o Técnico, nasce o artigo que reflecte sobre a necessidade de repensar o modelo de gestão e financiamento de infra-estruturas, baseado em parcerias público-privadas, no contexto das cidades inteligentes.
De acordo com Carlos Oliveira Cruz, “o júri referiu que o elemento mais distintivo era o de abrir novos campos de investigação na área da regulação de infra-estruturas”. “O acesso a informação em tempo real da utilização das infra-estruturas (transportes, águas, energia, etc) e da condição destes activos obrigará a novos modelos de gestão, assim como a uma nova forma de se partilhar riscos entre entidades públicas e privadas”, explicou o professor.
Para Carlos Oliveira Cruz, a relevância desta distinção assume um significado ainda maior, se forem tidos em conta “os vários papers de instituições de renome a competirem, como o MIT, EPFL, ETH Zurich, Sorbonne, University of Cologne, etc”. Para Cruz, este prémio “demonstra como em Portugal fazemos investigação ao mais alto nível”.