Urbescópio da Cosimo distinguido nos German Design Awards
Actualmente, o Urbescópio já se encontra em espaço público, na Cidade de Guimarães
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O Urbescópio, lançado em 2012 pela equipa do Projecto Cosimo, foi o vencedor do German Design Award 2017 na categoria de “Sinalização e Sistemas de Orientação”.
De acordo com os autores da peça, o “Urbescópio preenche uma lacuna no espaço público, afirmando- se como a primeira sinalética exclusivamente dedicada ao trânsito pedonal. Este monóculo em ferro permite uma utilização fácil e acessível aos peões, orientando-os no espaço público e destacando pontos notáveis da paisagem urbana”.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR a mesma fonte explica que as questões relacionadas com a responsabilidade social, estiveram sempre presentes ao longo de todo o processo criativo, destacando como factores críticos do projecto a inclusão de um tirante que permite a detecção do Urbescópio pelas pessoas cegas ou de baixa visão, e a altura do monóculo que permite a sua utilização por cidadãos com mobilidade condicionada.
Actualmente, o Urbescópio já se encontra em espaço público, na Cidade de Guimarães e em espaço privado, nas instalações fabris da Ecco Portugal em Santa Maria da Feira.
Os German Design Awards são organizados pelo German Design Council, com o propósito de reconhecer produtos e projectos inovadores, os seus produtores e designers. Segundo os promotores, este prémio é atribuído a projectos que verdadeiramente representam contribuições pioneiras para a paisagem, identificando tendências de design exclusivas no panorama do design alemão e internacional. Isto é garantido pela escolha de um conceituado painel de especialistas que compõem o júri.
Os prémios serão entregues em Fevereiro de 2017.