CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Technal ampliou o seu catálogo de soluções, com uma porta de harmónio multiespaços, a Ambial. Segundo a empresa, esta nova solução “oferece acabamentos de qualidade e caracteriza-se pela sua original abertura, as suas dimensões XXL – que podem alcançar os 12 metros de abertura – e pelas suas múltiplas aplicações”.
Pensada para, principalmente, estabelecimentos abertos ao público – uma vez que permite, por exemplo, unir totalmente a sala de refeições de um restaurante ou de um café à esplanada ou à piscina de um hotel, integrando-se ao mesmo tempo na paisagem -, a calha inferior, as rodas de aço inoxidável e os elementos de abertura (puxador dobrável e puxadores das folhas intermédias “extra planos”) facilitam a manobrabilidade aos utilizadores.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Technal salvaguarda que, uma vez fechada, a porta Ambial “garante o isolamento – graças a um coeficiente Uw inferior a 1 W/m².K[1] –, optimiza o bem-estar no interior e permite poupar energía”.
A empresa sublinha ainda que, “graças aos rolamentos exclusivos Technal, cada folha pode suportar um peso de até 150 kg. Este sistema permite incorporar até 10 folhas, com uma altura máxima de 3 metros e uma largura de 1,2 m cada, ou seja, no total uma janela de 12 metros de abertura”.
Mas as particularidades não ficam por aqui, diz a Technal, que garante que a Ambial permite “inundar de luz natural restaurantes, cafés, hotéis, habitações, etc., esbatendo a fronteira entre interior e exterior”, e oferece “várias configurações, que se adaptam a todas as necessidades e multiplicam as possibilidades estruturais”.
Optimização de espaço
No sentido de optimizar o espaço, a Ambial permite que a deslocação das folhas em posição aberta possa ser feita para o exterior, de forma a conservar toda a superfície habitável, ou para o interior, para eliminar qualquer separação entre o interior e o exterior.
Também os acabamentos não foram deixados ao acaso, tendo sido pensados ao detalhe, de forma a “resultar em harmonia visual tanto em posição fechada como aberta”.
Nesse sentido, “os perfis estão nivelados e a parte visível distingue-se pelo seu refinamento e equilíbrio (63 mm na versão standard e 73 mm na versão reforçada). Graças ao revestimento preto da linha vertical das folhas e das capas decorativas das rodas e rolamentos, consegue-se um acabamento homogéneo do conjunto”.
Nota ainda para os puxadores dobráveis e as folhas intermédias que facilitam o manuseamento por parte dos utilizadores e que se destacam também pelo design plano, “que garante uma integração discreta na caixilharia”.
A Technal recorda também que, no intuito de optimizar a segurança, é possível incorporar uma chave de aspecto plano, que protege a porta contra qualquer percalço, inclusivamente em posição de harmónio. Para o efeito, a porta e os puxadores integram-se na perfeição no conjunto da gama Soleal da Technal.
“Graças ao seu módulo de 75 mm, que integra vidros de até 52 mm, oferece prestações que optimizam o conforto dos clientes e do pessoal, tanto no Verão como no Inverno. Pode alcançar um coeficiente Uw de 0,95 W/m².K em vidros triplos e de 1,6 W/m².K em vidros duplos (3 folhas, L 3,45 x A 2,18 m, Ug= 1,0). A sua resistência ao vento, de aproximadamente 160 km/h (Classe C3), torna-a particularmente adequada aos estabelecimentos mais expostos, caso daqueles situados em frente ao mar. O puxador tipo “asa” dobrável e os ímanes permitem bloquear a folha principal e facilitam a abertura e o fecho, inclusivamente nos modelos de tamanho XXL”.
Por último, todas as ferragens vêm com capas decorativas incorporadas, “poupando ao instalador trabalho adicional e um valioso tempo em obra”. Os perfis e os acessórios são reversíveis e permitem realizar aberturas para o interior e o exterior – um design que segundo a Technal, “garante a optimização das existências e a facilidade de fabrico”.