Urbescópio do Projecto Cosimo nomeado para o German Design Award
A peça afirma-se como “a primeira sinalética exclusivamente dedicada ao trânsito pedonal”

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
O Urbescópio, uma peça lançada em 2012 pela equipa do Projecto Cosimo, que “preenche uma lacuna no espaço público, afirmando-se como a primeira sinalética exclusivamente dedicada ao trânsito pedonal”, foi nomeado para os German Design Award 2017 na categoria “Sinalização e Sistemas de Orientação”.
O monóculo em ferro permite “uma utilização fácil e acessível aos peões, orientando-os no espaço público e destacando pontos notáveis da paisagem urbana”, explicam os autores do projecto sublinhando que “questões relacionadas com a responsabilidade social, estiveram sempre presentes ao longo de todo o processo criativo. Destacam-se como factores críticos do projecto a inclusão de um tirante que permite a detecção do Urbescópio pelas pessoas cegas ou de baixa visão, e a altura do monóculo que permite a sua utilização por cidadãos com mobilidade condicionada”.
Actualmente, o Urbescópio já se encontra em espaço público, na Cidade de Guimarães e em espaço privado, nas instalações fabris da Ecco Portugal em Santa Maria da Feira.
Promovido pelo German Design Council, com o propósito de reconhecer produtos e projectos inovadores, os seus produtores e designers, osGerman Design Award serão anunciados em Outubro de 2016 e entregues em Fevereiro de 2017.