foto:museu do oriente
Arquitectura japonesa contemporânea em exposição no Museu do Oriente
Toyo Ito, Shigeru Ban, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, Tadao Ando e Kenzo Tange, são alguns doa arquitectos representados na mostra
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A arquitectura japonesa contemporânea vai estar em destaque no Museu do Oriente a partir do dia 4 de Agosto. Através de cerca de uma centena de projectos de arquitectura, apresentados em fotografias, plantas e maquetas, a exposição Parallel Nippon reflecte sobre as dinâmicas socioeconómicas e póliticas em acção no Japão, durante a década de 1996-2006.
Toyo Ito, Shigeru Ban, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, Tadao Ando e Kenzo Tange, são alguns doa arquitectos representados na mostra que, segundo a Fundação Oriente acompanha o periodo de “transição entre séculos, e sobretudo de mudanças de perspectiva, que se traduziram, no plano do edificado, em diferentes escalas, lógicas de utilização e relação com a envolvente”.
“Parallel Nippon – Arquitectura Japonesa Contemporânea 1996 – 2006”, mostra este trajecto através de completados em solo japonês ou projectados por arquitectos japoneses no estrangeiro.
Divididos em quatro secções temáticas – Cidade, Vida, Cultura e Habitação -os projectos apresentados incluem infra-estruturas urbanas como aeroportos e estações de metro, hospitais, universidades, museus, sedes de empresas e edifícios administrativos, casas particulares, blocos de apartamentos, jardins e locais de culto.
A exposição estará patente até 28 de Agosto.