Segurança na arquitectura do século XXI em debate na Ordem dos Arquitectos
O Engenheiro Artur Mexia, Director Técnico, Sapa e José Eduardo, da Coordenação de projecto, são os oradores das Jornadas SAPA

Ana Rita Sevilha
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A SAPA Building Systems em parceria com a Ordem dos Arquitectos, realiza nos próximos dias 27 e 28 de Junho, no Porto e em Lisboa, umas Jornadas Técnicas dirigidas a todos aqueles que tenham a responsabilidade de projectar e construir casas e edifícios em Portugal, nomeadamente arquitectos, engenheiros e construtores.
Na génese das Jornadas, explica a SAPA, está a constatação de que “ao desenhar uma casa, ou um edifício, são exigidos cuidados especiais ao nível da funcionalidade, da sustentabilidade, dos materiais utilizados e também a nível de segurança. Portugal é considerado um dos países mais seguros mas mesmo assim as necessidades de protecção são uma exigência prioritária de qualquer projecto arquitectónico”.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, a SAPA refere ainda que, por segurança, se deve entender os dispositivos para combate a incêndios, os materiais mais resistentes em caso de sismo, mas não só. “Além destes acontecimentos que podem surgir em qualquer momento, não podemos esquecer que é necessário também proteger a casa e os edifícios de invasões ou assaltos. As portas e janelas são a entrada dos invasores e a saída em caso de emergência. Elas têm de ser desenhadas e projectadas para ajudar a proteger em qualquer situação”.
Para falar sobre o tema, no Porto, a jornada técnica irá decorrer no Auditório da Casa do Infante, no Arquivo Histórico Municipal e em Lisboa, o evento decorre no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede da Ordem dos Arquitectos.
O Engenheiro Artur Mexia, Director Técnico, Sapa e José Eduardo, da Coordenação de projecto, são os oradores das Jornadas SAPA.
Os Sistemas Anti-bala; Sistemas Anti-bomba; Sistemas Anti-roubo; Sistemas Corta fogo e Protecção sísmica vão ser os temas analisados nestas jornadas. Será ainda apresentado um case study que revela a experiência de utilização de algumas destas soluções na definição de um projecto de arquitectura.