Segurança na arquitectura do século XXI em debate na Ordem dos Arquitectos
O Engenheiro Artur Mexia, Director Técnico, Sapa e José Eduardo, da Coordenação de projecto, são os oradores das Jornadas SAPA
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A SAPA Building Systems em parceria com a Ordem dos Arquitectos, realiza nos próximos dias 27 e 28 de Junho, no Porto e em Lisboa, umas Jornadas Técnicas dirigidas a todos aqueles que tenham a responsabilidade de projectar e construir casas e edifícios em Portugal, nomeadamente arquitectos, engenheiros e construtores.
Na génese das Jornadas, explica a SAPA, está a constatação de que “ao desenhar uma casa, ou um edifício, são exigidos cuidados especiais ao nível da funcionalidade, da sustentabilidade, dos materiais utilizados e também a nível de segurança. Portugal é considerado um dos países mais seguros mas mesmo assim as necessidades de protecção são uma exigência prioritária de qualquer projecto arquitectónico”.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, a SAPA refere ainda que, por segurança, se deve entender os dispositivos para combate a incêndios, os materiais mais resistentes em caso de sismo, mas não só. “Além destes acontecimentos que podem surgir em qualquer momento, não podemos esquecer que é necessário também proteger a casa e os edifícios de invasões ou assaltos. As portas e janelas são a entrada dos invasores e a saída em caso de emergência. Elas têm de ser desenhadas e projectadas para ajudar a proteger em qualquer situação”.
Para falar sobre o tema, no Porto, a jornada técnica irá decorrer no Auditório da Casa do Infante, no Arquivo Histórico Municipal e em Lisboa, o evento decorre no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede da Ordem dos Arquitectos.
O Engenheiro Artur Mexia, Director Técnico, Sapa e José Eduardo, da Coordenação de projecto, são os oradores das Jornadas SAPA.
Os Sistemas Anti-bala; Sistemas Anti-bomba; Sistemas Anti-roubo; Sistemas Corta fogo e Protecção sísmica vão ser os temas analisados nestas jornadas. Será ainda apresentado um case study que revela a experiência de utilização de algumas destas soluções na definição de um projecto de arquitectura.