Galp Energia lança projecto para promover eficiência energética nas PME
Iniciativa desenvolvida em parceria com a ISA Energy-VPS Group é apoiada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ao abrigo do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica

CONSTRUIR
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
APAL lança “Parceiros”
Contratos de empreitada apresentam crescimento “expressivo” até Fevereiro
Transfor celebra 25 anos e reforça posição no sector
Cushman & Wakefield reforça equipa de Retalho
ADENE lança versão portuguesa do relatório ‘Financiamento de Energias Limpas em África”
Devo vender a casa sozinho ou recorrer a uma imobiliária? Prós e contras
A Galp Energia pretende, através do projecto Galp Energy Manager, dotar as PME do sector industrial português de ferramentas de monitorização, gestão e controlo que lhes permitam “optimizar e reduzir os custos associados aos consumos de electricidade”.
Esta iniciativa desenvolvida em parceria com a ISA Energy-VPS Group é apoiada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ao abrigo do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC).
Segundo a Galp Energia, a instalação do sistema de gestão energética nas empresas garante “um acompanhamento sistemático dos consumos energéticos, possibilitando a sua redução através da identificação de situações anómalas e posterior acção sobre as mesmas”.
O sistema acompanha em tempo real, através do software integrado de monitorização e gestão de energia Kisense, o consumo geral e o consumo específico de dois circuitos importantes, “permitindo uma melhor gestão do horário para colocar os equipamentos em funcionamento e aproveitar a melhor tarifa de energia”. Segundo o comunicado de imprensa da Galp Energia, este sistema permite que as empresas alcancem uma poupança de até 15% de energia de forma “rápida e com baixo investimento”.
Para além das poupanças, a Galp menciona, como vantagens, a possibilidade de conhecer em tempo real os consumos eléctricos, minimizar os custos operacionais, perceber os custos efectivos de energia, controlar as cargas, analisar os dados de consumo, estabelecer indicadores de desempenho de referência, detectar todas as situações de consumo atípicas e participar em eventos e desafios lançados no projecto, direccionados para agestão da procura.
Os custos associados à aquisição e instalação do sistema de monitorização de energia eléctrica serão comparticipados em 80% pelo programa Galp Energy Manager, sendo o restante investimento realizado pela empresa participante.