Lusófona do Porto recebe IV Jornadas em Reabilitação de Infra-estruturas e de Edifícios
Evento é organizado pela Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada do Porto
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Universidade Lusófona do Porto será o palco das IV Jornadas em Reabilitação de Infra-estruturas e de Edifícios, que decorrerá no próximo dia 5 de Junho.
Este evento é organizado pela Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias (FCNET) da Universidade Lusíada do Porto, que considera a reabilitação “uma área em franca expansão no contexto do mercado da engenharia civil”, e destina-se a “estudantes e engenheiros, arquitectos e outros profissionais interessados na temática da reabilitação, quer na qualidade de projectistas, quer como responsáveis pela gestão e fiscalização de obras”.
Segundo a FCNET, a reabilitação é uma área que “deve ser abordada numa perspectiva multidisciplinar, de modo a contribuir, de forma relevante, para o contínuo desenvolvimento da sociedade”. “No contexto actual, a reabilitação é uma área vital do mercado da indústria de engenharia civil, sendo fundamental, para os vários especialistas, uma contínua aprendizagem sobre as temáticas que lhe são subjacentes”, continua o comunicado da organização.
Neste âmbito, as jornadas cobrirão as várias áreas dos sectores da construção. A organização visa, com este evento, “promover a discussão da reabilitação de infra-estruturas civis e de edifícios, onde os desafios associados à manutenção, adaptação e reabilitação assumem um interesse crescente, sendo uma área de intervenção muito sensível devido ao tempo de internveção, a complexidade operacional e a especificidade que cada obra impõe, desencadeando sempre novos desafios”.
A FCNET propõe-se, com esta iniciativa, a efectuar o enquadramento económico e legislativo do tema, discutir os métodos de inspecção de infra-estruturas especiais, apresentar e discutir soluções para a reabilitação de infra-estruturas e de edifícios, divulgar técnicas e métodos de reutilização de materiais, disseminar as boas práticas no contexto da reabilitação e difundir a permuta de experiências no domínio da reabilitação entre o universo académico e empresarial.