Centros comerciais geridos pela Pragma atingem objectivos de sustentabilidade
No último ano, os centros comerciais sob gestão da Pragma Management atingiram os seus objectivos em várias áreas de impacto, continuando a fazer progressos e “cumprindo plenamente 69% das metas […]
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Pedro Cristino
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No último ano, os centros comerciais sob gestão da Pragma Management atingiram os seus objectivos em várias áreas de impacto, continuando a fazer progressos e “cumprindo plenamente 69% das metas estabelecidas nos programas de gestão, 84% das metas com cumprimento acima dos 75%”.
Segundo o comunicado de imprensa do grupo, a gestão sustentável dos centros comerciais Dolce Vita continua a “manifestar um nível elevado de maturidade, contribuindo para a referência das melhores práticas ambientais no sector do retalho”. A Pragma salienta que têm sido adoptadas soluções que permitem melhorar o desempenho ao nível dos consumos de água e da eficiência energética, assim como uma “abordagem pró-activa na formação dos colaboradores e na sensibilização de todas as pessoas que frequentam os Dolce Vita diariamente”, como visitantes, operadores, fornecedores ou prestadores de serviços.
“Ao longo deste ciclo, os centros comerciais Dolce Vita obtiveram resultados notáveis na eficiência dos indicadores de racionalização dos consumos de água e energia por visitante, de 31% e 48%, respectivamente, e o aumento da taxa de valorização de resíduos de 100%, no mesmo período”, destaca o comunicado, revelando que, com estes resultados, a poupança alcançada ronda os 800 mil euros.
Para a empresa, a eficiência energética persiste como “um dos principais compromissos em matéria de ambiente”. “A nível financeiro, nos últimos nove anos, os Dolce Vita pouparam 500 mil euros”, destaca o comunicado, referindo que os Dolce Vita Funchal e Miraflorees “continuam a manter um excelente desempenho em termos de eficiência energética (0,04 tep/1000 habitantes)”. Relativamente ao nível de 2006, a Pragma ressalva que foi possível atingir uma redução de 47% nas emissões de gases de efeito de estufa.
De acordo com a Pragma Management, a racionalização do consumo de água continua a ser outra prioridade dos centros comerciais que gere. Neste contexto, a diminuição constante deste recurso tem “visado a gestão da sua qualidade e a protecção dos recursos hídricos locais, através de práticas que valorizem os solos e a vegetação natural”. O grupo explica que, em 2014, foi possível reduzir em 9,1% o consumo de água – em metros cúbicos por cada mil visitantes – no portfólio global dos centros comerciais sob sua gestão. A empresa refere que os centros comerciais Dolce Vita “assinalaram, em 2014, uma racionalização de consumo efectivo de água de 10,6%”, destacando-se os Dolce Vita Miraflores, Porto e Ovar, “que reduziram o consumo de água por mil habitantes em 21,9%, 14,3% e 7,6%, respectivamente”. Por outro lado, a Pragma aponta ainda para a gestão dos resíduos e para o esforço para reciclar e valorizar “o máximo de materiais produzidos”, como uma prática nos centros comerciais sob sua alçada. Esta estratégia tem permitido reduzir a produção de resíduos, aumentar a percentagem de material valorizável, “separando-os e encaminhando-os para os respectivos destinos”.