ZHA e APDI concluem projecto conceptual para terminal do novo aeroporto de Pequim
O novo aeroporto terá um terminal com uma capacidade inicial para “acomodar” 45 milhões de passageiros por ano”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O atelier Zaha Hadid Architects (ZHA) e a ADP Ingeniérie (ADPI) concluíram o projecto conceptual para o edifício do terminal para o novo Aeroporto Internacional de Pequim.
No seu comunicado de imprensa, o atelier de arquitectura britânico destaca que este aeroporto, em Daxing, na capital chinesa, será “o maior terminal de passageiros aeroportuário do mundo”.
No seguimento do concurso internacional lançado em 2011, o dono de obra criou, em Outubro do ano passado, uma equipa conjunta de projecto, com a ZHA e a APDI, incluída no consórcio formado pela Buro Happold, Mott MacDonald e EC Harris, para colaborarem no projecto conceptual optimizado desta infra-estrutura.
O atelier da arquitecta Zaha Hadid explica que a capacidade do aeroporto existente em Pequim foi já ultrapassada e que o novo aeroporto terá um terminal com uma capacidade inicial para “acomodar” 45 milhões de passageiros por ano”, sendo, todavia, “adaptável e sustentável, operando em muitas configurações diferentes, dependentes do tráfego variável da aviação e dos passageiros ao longo de cada dia”.
“Com um um centro de transporte multimodal integrado dispondo de ligações directas aos serviços ferroviários locais e nacionais, incluíndo a linha de alta velocidade de Gaotie, o novo aeroporto de Daxing será um “hub”-chave dentro da rede de transportes em crescimento de Pequim e um catalisador para o desenvolvimento económico da região”, refere o comunicado.