Arquitectura de Tóquio em estudo no Museu do Oriente
Pretende-se que os participantes “projectem uma casa, recorrendo ao desenho (técnico e livre) e concretizem o projecto através de maquetas e outros modelos tridimensionais”

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Museu do Oriente, em Lisboa, recebe de 23 a 31 de Janeiro, o workshop “Small Tokyo” que tem como objectivo “uma abordagem teórico-prática às concepções do habitar em território japonês, tendo Tóquio como caso de estudo”
Segundo nota de imprensa enviada ao Construir pelo Museu, “o curso abrange uma introdução teórica onde se abordarão exemplos de habitar no Japão, da arquitectura tradicional às vanguardas do pós-guerra e também à arquitectura contemporânea, estabelecendo relações entre a cultura e o habitar e as suas contribuições para a definição da cidade”.
De acordo com a mesma fonte, pretende-se que os participantes “projectem uma casa, recorrendo ao desenho (técnico e livre) e concretizem o projecto através de maquetas e outros modelos tridimensionais”. Para o efeito, cada formando será convidado a escolher uma personagem japonesa (de um filme, livro ou outros) para habitar essa casa e especular sobre o seu estilo de vida, imaginando os seus hábitos. Por último, será dada uma nova função ao objecto idealizado e construído, colocando em evidência a transição da casa à cidade e a sua inter-relação.
O workshop é orientado por João Carlos de Almeida e Silva, arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e doutorando na mesma instituição, onde prepara tese com o tema “Publicidade revista 1947-1988: Interferências entre Publicidade e Arquitectura”. João Carlos de Almeida e Silva , venceu em 2011 o concurso Tec-Empreende (ANJE/INESC) para o desenvolvimento de protótipo de “Publicidade habitável”. Foi bolseiro da Fundação Oriente com o projecto Futuro Doméstico Primitivo, que visa o estudo do doméstico japonês, através de estágio no ateliê do arquitecto japonês, Sou Fujimoto.