Knauf Insulation lança nova solução de cobertura verde
A UrbanScape, aplicável tanto na construção nova como na reabilitação de edifícios
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Knauf Insulation tem uma nova solução de Cobertura Verde, a UrbanScape, aplicável tanto na construção nova como na reabilitação de edifícios. Segundo a empresa, trata-se de um “sistema inovador, leve e fácil de instalar, com alta capacidade de retenção de água, concebido especialmente para os telhados verdes em áreas urbanas residenciais, não-residenciais e industriais”.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, a Knauf Insulation explica que a UrbanScape foi criada para dar resposta aos principais problemas do rápido crescimento urbano, tais como a falta de espaços verdes, o aumento da temperatura urbana ou a redução da qualidade ambiental. A empresa sublinha ainda, justificando a sua aposta, que “as coberturas verdes são a melhor solução como nova medida de sustentabilidade, proporcionando benefícios económicos e ambientais e melhorando a performance energética dos edifícios”.
Saliente-se que a Cobertura Verde Urbanscape é um sistema completo, constituído por uma membrana anti-raízes, um sistema de drenagem com ou sem reservatório de água, um substrato de lã mineral de rocha original patenteada e uma camada de vegetação – tapete de relva. Relativamente ao sistema de irrigação, é fornecido de acordo com as condições climáticas da região.
A Knauf Insulation garante também que a solução de cobertura verde pode ser instalada em qualquer tipo de telhado, como estruturas de aço leve, betão ou coberturas invertidas. Os elementos das coberturas verdes são iguais em todos os casos, apenas mudam as necessidades de isolamento e a posição da membrana impermeável.
As vantagens, segundo a empresa, para além das de carácter urbanístico e construtivo, são o valor económico e ambiental. “Em termos ambientais reduz o calor produzido, uma vez que pode ser 40º mais fresco que uma cobertura tradicional, reduz e faz a depuração das águas pluviais, potencia a preservação dos habitats naturais, contribui para um ar mais puro e reduz o CO2 (1m² de cobertura verde pode absorver 5Kg de CO2 por ano)”. No plano económico, “o UrbanScape triplica a durabilidade esperada para uma cobertura, ajuda a reduzir o consumo energético ao potenciar a estabilidade térmica, para além de que reduz o ruído”.
A Knauf Insulation recorda ainda que a UrbanScape não é apenas uma solução construtiva, é também um projecto que promete potenciar a utilização das coberturas verdes para o lazer ou até para a agricultura urbana, sublinhando que “hoje as coberturas verdes vão muito para além do conceito de arquitectura contemporânea, atribuindo um novo papel aos edifícios no planeamento urbano, que são agora projectados não apenas para reintroduzir o elemento natural no meio urbano, mas também para fornecer soluções para questões importantes, tais como a gestão de águas pluviais e o controlo do efeito de estufa”.