InovaDomus irá “quebrar paradigmas da reabilitação
José Ribau Esteves indicou estar satisfeito “pelo projecto “ReabilitaDomus” ser desenvolvido naquele que é um edifício histórico da cidade de Ílhavo

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A InovaDomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, abriu aos cidadãos a casa, em Ílhavo, no âmbito de uma jornada dedicada à Reabilitação Urbana.
A iniciativa encerrou com um debate com António Oliveira, Presidente da InovaDomus, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e Jorge Alves, em representação da Universidade de Aveiro.
No evento, António Oliveira afirmou que o futuro laboratório do habitat será “a casa dos cidadãos”, onde as empresas associadas “estarão a trabalhar continuamente em novas soluções que permitam respeitar a herança dos antepassados, convertendo as casas do passado nas melhores casas do futuro, em termos de maior qualidade e de menor investimento”.
José Ribau Esteves indicou estar satisfeito “pelo projecto “ReabilitaDomus” ser desenvolvido naquele que é um edifício histórico da cidade de Ílhavo, talvez o único de Arte Nova no centro histórico” e de “transmitir aos cidadãos e empresas que vale a pena investir no património herdado”. O autarca acredita que a existência de um laboratório que demonstrará boas práticas de reabilitação será um estímulo à iniciativa individual e empresarial.
Jorge Alves centrou-se no percurso de 10 anos da Associação e considerou que o seu sucesso se deve “à complementaridade de associados e ao foco na inovação de um ‘cluster’ específico”. O antigo vice-reitor da Universidade de Aveiro acredita que a InovaDomus irá “quebrar paradigmas da reabilitação, experimentando soluções que não são tradicionais”, nomeadamente o desenvolvimento de soluções que respeitem os princípios da não intrusão, da reversibilidade, da flexibilidade de espaços e do faseamento.
O edifício que será o futuro laboratório da reabilitação foi visitado por cerca de 50 pessoas que participaram no Workshop de Criatividade “Pensar e fazer diferente” sobre a Reabilitação” e nas visitas guiadas ao espaço.