InovaDomus adquire casa em Ílhavo para projecto piloto
De acordo com a InovaDomus, o edifício “será um laboratório de práticas e montra de tendências inovadoras para o sector da reabilitação”
Ana Rita Sevilha
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
A InovaDomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, adquiriu uma casa em Ílhavo, onde irá aplicar um projecto piloto de reabilitação inovadora e replicável.
De acordo com a InovaDomus, o edifício “será um laboratório de práticas e montra de tendências inovadoras para o sector da reabilitação, desenvolvido em cooperação com os 11 associados da InovaDomus e empresas ou entidades que pretendam integrar a iniciativa”.
O projecto será designado por “ReabilitaDomus” e, avança a mesma fonte, “exemplificará práticas inovadoras capazes de diminuir os custos e melhorar a qualidade, o conforto e a sustentabilidade das casas reabilitadas para níveis superiores à construção nova de raiz”.
Este processo de reabilitação “pretende ainda eliminar ou diminuir as demolições e entulhos, permitir o faseamento temporal das intervenções e não perturbar a utilização normal da casa”, garante a InovaDomus.
Em comunicado de imprensa a Associação lembra que “num contexto económico em que a reabilitação urbana se constitui como uma oportunidade para o sector da construção em Portugal, a InovaDomus procura promover a cooperação entre empresas do ‘cluster’ da habitação, antecipar as suas tendências de mercado e estimular a inovação”.